Casas Bahia

Fenômeno do varejo nacional, a Casas Bahia está presente em dez estados (SP, RJ, MG, PR, ES, SC, GO, MS, MT, BA), além do Distrito Federal, e emprega mais de 56 mil colaboradores.

A Casas Bahia multiplicou, em pouco mais de uma década, suas 250 filiais para as mais de 500 atuais e figura entre as 250 maiores empresas de varejo no mundo, segundo o estudo "Poderosos Globais do Varejo", conduzido pela consultoria Deloitte Touch que, há mais de 10 anos mapeia o ranking mundial do setor. A rede ocupa a 131ª posição.

No país há mais de meio século, a Casas Bahia é apontada por pesquisadores da Michigan Business School como benchmark no mercado da baixa renda. Trata-se de um caso sem similar no varejo mundial como descobriu a equipe do indiano C.K.Prahalad, um dos mais respeitados especialistas em termos de estratégia. Partiu dele a decisão de enviar a São Paulo, em 2003, dois pesquisadores de Michigan para estudar uma empresa especialista em lidar com a baixa renda no Brasil: a Casas Bahia.

A habilidade para entender as necessidades emocionais e os hábitos de compra dos clientes de baixa renda e a capacidade de viabilizar o sonho de consumo por meio do acesso ao crédito resultaram em um modelo de negócios único no que diz respeito ao varejo. Segundo Prahalad em seu livro "The Fortune at the Botton of the Pyramid"; "A Casas Bahia prova minha tese a respeito da importância e da rentável oportunidade de mercado existente na base da pirâmide de renda".

A rede segue a cartilha de seu fundador, Samuel Klein. Sua empresa não segue tendências e modismos. Está focada na arte de comprar e vender e se dedicar ao cliente proporcionando aos seus consumidores atuais qualidade de serviços, presteza na concessão de crédito e assistência contínua no pós venda.

Para dar suporte de expansão e atendimento ao cliente, a empresa mantém uma estrutura logística que abrange oito centros de distribuição (Jundiaí (SP), Duque de Caxias (RJ), Ribeirão Preto (SP), Betim (MG), São Bernardo do Campo (SP), Campo Grande (MS), São José dos Pinhais (PR) e Salvador (BA)), além de seis entrepostos em localidades distintas nos mercados em que se faz presente. A rede possui, também, frota própria de 3062 veículos pesados, de um total de mais de 3.500 veículos, que rodaram em 2009 mais de 120 milhões de quilômetros, em um ritmo de entregas que chega à marca de 1,2 milhão/mês.

Na Casas Bahia, o slogan "Dedicação Total a Você" se aplica aos dois lados: clientes e também colaboradores. A rede tem investido na implementação de Centros de Convivência voltados ao bem estar do colaborador que incluem refeitórios, academia de ginástica, lanchonetes, centro de reabilitação física, bibliotecas, entre outros espaços de relaxamento e convívio.

Em 2008 a rede foi pioneira no varejo ao inaugurar um centro de Capacitação e Reabilitação Profissional voltado a colaboradores com deficiência a fim de promover a inclusão desse público no mercado de trabalho. O CECREP - que tem parceria da AVAPE - Associação para a valorização e promoção de Excepcionais - atua, também, na recuperação e reintegração profissional de colaboradores em retorno de afastamento.
Já em 2007, a empresa investiu na construção do edifício Chana Klein, espaço exclusivamente dedicado ao bem-estar e saúde dos seus colaboradores, que inclui refeitório, academia esportiva, salas de massagem, acupuntura, ginecologia, centro de reabilitação física, salão de cabeleireiro, jardim de inverno, sala de estudos, sala ecumênica e lanchonete.

Em 2009 passou para controle do Pão de Açucar.

Fonte: http://www.casasbahia.com.br

Historia da loja Casas Bahia