Selo PROCEL para Ar Condicionado

Condicionadores de ar são sinônimos de conforto. O aparelho é utilizado em busca da temperatura ideal. Conheça os principais tipos:

Ar condicionado de janela

Os modelos variam de acordo com tamanho e capacidade e os mais comuns são os chamados “ar-condicionado de janela”, aqueles que você conhece pela caixa que fica exposta do lado de fora de casas e edifícios.

Os modelos de janela são os mais utilizados e que apresentam preço mais acessível. Funcionam fazendo uma renovação contínua do ar fresco e devem se instalados na parede. Com a evolução da tecnologia, esses modelos passaram a apresentar baixo nível de ruído e alguns possuem uma maior gama de funções e controle remoto.

Existem também os portáteis

Os modelos portáteis são práticos porque podem ser utilizados em qualquer ambiente sem que haja necessidade de instalação. Seu funcionamento ocorre através da expulsão do ar quente para o exterior ao mesmo tempo em que o ar frio é trazido para dentro.  

E os Split?

Os aparelhos de ar condicionado Split são aqueles dotados de duas partes. A primeira é instalada no interior do cômodo a ser refrigerado. A outra fica do lado de fora da residência. Como o condensador é externo, há um grande decréscimo do ruído em relação aos outros tipos. Esses modelos de design mais esguio também possuem sistema de filtragem de ar e vêm acompanhados de controle remoto.

Fique de olho no Selo PROCEL

O selo PROCEL foi desenvolvido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, e tem como objetivo indicar aos consumidores quais produtos apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, proporcionando assim economia na conta de energia elétrica.

Quando um fabricante de ar condicionado decide participar do programa PROCEL, envia seus produtos para análise do órgão. Então, cada modelo da linha é submetido a ensaios específicos em laboratório idôneo, indicado pelo próprio PROCEL, cujos parâmetros fazem parte dos critérios específicos relativos às categorias desse produto.

Caso aprovado, o aparelho receberá a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE). Em resumo, ela identificará o seu nível de eficiência energética. Sua classificação vai de A a G, em ordem decrescente de eficiência. Portanto, procure sempre ar condicionado com classificação A.

Isso porque só as empresas que receberem a classificação A da ENCE, podem ter o Selo Procel para ar condicionado. Os condicionadores de ar estão entre os equipamentos que possuem esse selo de economia de energia. Dica: os aparelhos dotados de compressor rotativo ou de compressor de velocidade variável estão entre os que consomem menos energia.

Saiba mais sobre as classes

O selo Procel é dividido em classes que variam de acordo com o seu Coeficiente de consumo de energia elétrica (W/W). Os aparelhos que apresentam níveis de consumo mais baixos são encaixados nas classes mais altas e vice-versa. No quadro abaixo é possível observar como essa divisão é feita:

Na classe A estão aqueles que apresentam o máximo de eficiência, com Coeficiente de eficiência de 62,5% na Categoria 1. Já na Categoria 2 é necessário apresentar Coeficiente de 55,6%, na Categoria 3 50% e na Categoria 4, 33,3%. Logo abaixo está a classe B, com seus respectivos Coeficientes. Nessas duas classes estão os modelos mais econômicos e vantajosos.

Portanto, procurar comprar aqueles produtos que possuem o selo PROCEL é garantir mais economia de energia na sua casa e menos danos ao meio-ambiente.

 

    Todos os documentos foram obtidos na web ou enviados pelos nossos colaboradores. Caso algum material que esteja aqui viole direitos de terceiros, envie um email para podermos retirar. Não nos resposabilizamos por qualquer conteúdo ou violação a direitos de terceiros.

Selo PROCEL para Ar Condicionado