Apesar das cozinhas terem um local determinado para o fogão...certifique-se de que haja circulação de ar em volta do fogão a gás. Uma escassa ventilação produz falta de oxigênio. Em caso de dúvida, peça orientação ao instalador.
1) Instale o fogão afastado de objetos combustíveis ou pouco resistentes a calor. Evite a instalação próxima a materiais inflamáveis (por exemplo, cortinas, panos de cozinha, etc.).
2) Mantenha o fogão com uma distancia mínima de 5 cm das paredes e móveis.
3) Armários , coifas e teto devem ficar no mínimo a 85 cm de distancia das bocas do fogão.
4) Não instale prateleiras acima do fogão
5) Não instale o fogão em frente a portas ou janelas, evitando assim a possibilidade do vento apagar a chama e o consequente escapamento do gás.
Antes de utilizar um fogão novo, é preciso remover com cuidado a película plástica que recobre e protege a mesa. Após retirá-la, utilize um removedor caseiro e um pano macio para eliminar totalmente a substância adesiva, evitando que a mesma manche o inox.
No forno autolimpante as paredes internas, são revestidas com um tipo de esmalte microporoso, que submetido a altas temperaturas, reage com a gordura, eliminando as manchas de óleo e gordura, normais após o uso de um forno.
Para não saturar o revestimento autolimpante os fabricantes recomendam intercalar alimentos gordurosos com outros sem gorduras;
Evite riscos nas paredes do forno, para não estragar a capacidade autolimpante.
Os orifícios na base do forno não devem jamais ser obstruídos.
Não revestir as paredes do forno com folhas de papel de alumínio, principalmente a parede inferior do interior do mesmo.
Ligue seu fogão a uma tomada exclusiva, não utilize extensões ou conectores tipo T (benjamim).
Caso sejam necessários reparos, não tente solucionar o problema.
Reparos feitos por pessoas não qualificadas podem provocar danos ao usuário/aparelho.
Ao comprar o regulador de pressão e a mangueira, verifique se possuem a identificação do INMETRO (NBR) gravada. Não use outro tipo de material.
Ao sair de casa, feche o registro de gás e nunca deixe panela no fogo aceso.
Não permita que as crianças tenham acesso ao fogão.
Não coloque cortinas, panos de prato ou outros materiais que possam pegar fogo junto ao fogão ou sobre o botijão.
Não tente eliminar vazamento de maneira improvisada (com sabão, cera, etc.).
Instale o fogão em um local protegido de correntes de ar.
Quando a água começar a ferver, reduza a chama. Continuar com o fogo alto não esquentará mais a água, apenas tornará mais rápida a sua evaporação.
Regule o fogão quando as chamas se tornarem amareladas e emitirem ruídos.
Tampe a panela para evitar perda de água e calor. Prefira as panelas de fundo largo. Elas aproveitam melhor o calor da chama.
Para acender o forno:
abra a porta do forno, acenda o fósforo e, por último, abra o gás.
Abrir o gás para o forno, sem o imediato acendimento, provoca acúmulo de gás em seu interior e o risco de explosão.
Caso não consiga acender de imediato , feche o registro, deixe o forno aberto e aguarde alguns minutos antes de tentar de novo.
Desligue o fogão da tomada e deixe-o esfriar sempre que fizer limpeza ou manutenção. Nunca desligue o fogão da tomada puxando pelo cabo elétrico. Use o plugue.
1- Use esponja ou pano fino com água e sabão neutro, enxaguando logo após com pano seco e macio;
2 - Não use ácidos, abrasivos, produtos tóxicos, bombril ou palha de aço.
Nunca use esponja de aço comum para limpar inox. Ela arranha as partes polidas e deixa minúscula partículas que podem vir a provocar manchas.
3 - Não jogue água enquanto o fogão ainda estiver quente, mudanças bruscas de temperatura são prejudiciais, podendo até rachar o esmalte;
4 - Nunca jogue água nos queimadores. Isto provoca o aparecimento de ferrugem. Limpe com esponja ou pano fino com água e sabão neutro, enxugando com pano macio logo após;
5 - Verifique se os furos dos queimadores não estão entupidos. Com um palito de madeira ou nylon.
1 - Com o forno ainda morno, remova o excesso de gordura, usando um pano úmido ou uma esponja macia... sem esfregar.
2 - Após esfriar passar um pano úmido no teto do forno, sem esfregar.
3 - Nunca utilize materiais como esponjas de aço, saponáceos, facas, raspadeira ou produtos de limpeza a base de silicone.
4 - Não use produtos comerciais para limpeza de fornos, podem estragar o revestimento autolimpante.
5 - Aumente os períodos de limpeza caso o forno não seja usado constantemente.
Simplesmente esfregue com um pano úmido ou esponja de náilon depois de cada uso.
Para remover gorduras e manchas mais resistentes, faça a limpeza utilizando detergente comum.
Nunca utilize esponja de aço comum na limpeza dos componentes em inox do seu fogão: além de arranhar as partes polidas, ela deixa minúsculas partículas que podem vir a provocar manchas.
Periodicamente, faça a limpeza completa, inclusive no aparador de óleo, forno, grelha da coifa e outros componentes.
Para evitar o aparecimento de manchas, o procedimento correto é lavar sempre com esponja de náilon com água e sabão neutro após o uso.
Não. Às vezes, nas regiões próximas aos queimadores aparece uma coloração amarela.
São óxidos formados a uma temperatura elevada, que não devem aparecer quando há uma boa regulagem dos queimadores ou com uma distância adequada entre os queimadores e a mesa de inox, o que deve ser previsto no projeto do fogão.
Em cidades à beira-mar, devido à agressividade da maresia, caso o fogão fique um tempo prolongado sem utilização, o correto é cobri-lo com um plástico.
Fogão a Gás - Botijão ou Gás natural ?
Escolha fogão que gaste menos !
Você conhece o Selo Conpet? Ele é o selo de eficiência energética, desenvolvido pelo Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo.
Ele permite a escolha de produtos também com base em seu consumo de combustíveis fósseis. Ele pode ser encontrado em fogões domésticos a gás.
Se, por um lado, proporciona a melhor escolha do consumidor, por outro, incentiva a produção de produtos e serviços cada vez melhores, mais econômicos e mais amigos da natureza. O selo deve trazer o nome do fabricante, do modelo e o ano, porque tem validade de um ano.
GLP é a sigla para gás liqüefeito de petróleo, sendo um combustível formado pela mistura de dois gases extraídos do petróleo: propano e butano.
GN é a sigla para gás natural, sendo um combustível formado pela mistura de hidrocarbonetos gasosos leves com predominância acentuada do metano. Também conhecido como GNV - gás natural veicular.
Os aparelhos são fabricados especificamente para trabalharem com altas, médias e baixas pressões, tendo diferenças construtivas, o que impede que sejam utilizados em condições diferentes daquela indicada pelo fabricante.
Os aparelhos para Alta Pressão (AP) como lampiões, fogareiros, maçaricos, estufas, funcionam com registros ou torneiras de Alta Pressão (AP) diretos, sendo acoplados sem o uso do regulador de pressão.
Os aparelhos de Baixa Pressão (BP) como os fogãos normais de cozinha, necessitam de reguladores, para a redução de saída do gás.
Regulador de gás tipo doméstico
Pressão de saída 0,28kgf/cm2
Você fica sabendo que o produto é certificado pela presença do "Símbolo de Identificação do Sistema Brasileiro de Certificação" colocado no produto ou na sua embalagem, que poderá estar acompanhado do nome ou marca do Organismo de Certificação de Produto (OCP) credenciado pelo INMETRO.
Os componentes básicos para instalação do botijão de gás são:
- Deve ser de plástico PVC transparente, com tarja amarela, gravação do código NBR 8613 e do prazo de validade e comprimento máximo 80cm.
- Servem para fixar a mangueira no fogão e no regulador de pressão do botijão. Nunca use arame, esparadrapo ou outro material no lugar de braçadeiras.
- É a peça que regula a passagem do gás do botijão para a mangueira. No regulador deve constar a gravação do código NBR 8473 do INMETRO.
- Contém 13kg de gás de cozinha. É fabricado segundo norma da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - 8460.
Dicas de reparos
É sempre bom lembrar, que um fogão funcionando mal, pode até matar !
As dicas abaixo destinam-se somente aqueles pequenos defeitos que podem ser resolvidos por voce. Outros defeitos deve-se chamar um profissional habilitado para resolver, lembre-se que o gas pode matar.
Defeitos do Fogão |
Possíveis Causas |
Como Fazer |
Vazamento de gás(verificar com espuma de sabão) |
Vazamento no botijão Vazamento no regulador de pressão Vazamento na mangueira |
Verifique se na válvula do botijão existe um anel de vedação. Caso não exista troque o botijão no vendedor da distribuidora. Verifique se o regulador do botijão está na posição adequada e bem apertado. Se não estiver troque o regulador por um aprovado pelo INMETRO. Se o vazamento for na área das braçadeiras, corte um pedaço de 3cm da mangueira recoloque-a com pressão. Caso não funcione substitua-a. |
Chamas baixas |
Gás do botijão terminando |
Troque o botijão |
Chamas soprando - Fuligem nas panelas |
Regulador de ar fechado ou quase fechado |
Regule até atingir uma chama azulada (embaixo dos queimadores). |
Chamas deslocando Chamas soprando |
Regulador aberto ou quase aberto Furação do queimador obstruída com resíduos de alimentos ou líquidos |
Regule até atingir uma chama azulada. Faça uma limpeza e enxugue o queimador antes de usar. |
Queimadores não acendem |
Falta gás Registro do gás fechado Conexão de gás entupida Mangueira dobrada |
Substituir o botijão Abra o registro do botijão Retire a mangueira e desentupa Deixe a mangueira de forma que não atrapalhe a passagem do gás. |
Queimador do forno não acende completamente ou demora para acender. |
Furação do queimador obstruída |
Faça uma limpeza no queimador e enxugue antes de recolocá-lo no lugar. |
a) Use somente mangueira de PVC transparente com a gravação NBR8613. Não pode ter dobras, e deve ter um comprimento mínimo de 40 cm e máximo de 80 cm.
b) Não passe a mangueira por trás do fogão. O botijão deve estar do mesmo lado do fogão que a saída deste para a mangueira.
Os fogões são fabricados geralmente com duas possibilidades de conexão da mangueira uma do lado direito e outra no esquerdo (se for necessário você deve mudar o lado), trocando as tampinhas rosqueadas do cano.
c) A mangueira deve ser presa com "braçadeiras" em ambas as pontas.
Braçadeiras - Servem para fixar a mangueira no fogão e no regulador de pressão do botijão. Nunca use arame, esparadrapo ou outro material no lugar de braçadeiras.
d) Verifique se há vazamento de gás, utilizando a espuma de sabão, passando-a sobre a tubulação e por todas as conexões aonde circula gás.
e) Nunca utilize qualquer tipo de chama (fósforo, jornal, isqueiro) para descobrir vazamentos de gás.
f) Veja se o Regulador de pressão está em bom estado - É a peça que regula a passagem do gás do botijão para a mangueira. No regulador deve constar a gravação do código NBR 8473 do INMETRO.
* Não deixe panelas ou frigideiras com os cabos virados para fora (frente) do fogão;
* Prefira utilizar os queimadores de trás para alimentos líquidos;
* Risque primeiro o fósforo e só depois abra o gás;
* Não abra ou feche a porta do forno com movimentos fortes, a chama pode se apagar, sem você ver;
* Não se esqueça que embalagens totalmente fechadas, levadas ao calor podem explodir.
* Não devem ser colocadas nas bocas, panelas instáveis ou deformadas, a fim de evitar acidentes em que estas se virem ou entornem;
* Depois de ter sido apagado o fogo, os queimadores, as grelhas e as panelas mantêm-se quentes durante muito tempo;
* Vigiar atentamente o cozimento com óleos e outras gorduras;
* Certifique-se de que os botões estejam sempre na posição desligado quando o fogão não estiver em funcionamento;
* Caso sejam necessários reparos, não tente adivinhar o problema. Reparos feitos por pessoas que não são competentes podem causar danos;
* Ligue seu fogão a uma tomada exclusiva, não utilize extensões ou conectores tipo T (benja- mim);
* Não permita que seu Fogão seja manuseado por crianças, mesmo estando desligado;
* Evite acidentes. É necessário vigiar as crianças durante todo o tempo de utilização e esfriamento, a fim de que não toquem nas superfícies do fogão, nas panelas e nem estejam por perto.
Fonte: Electrolux
Feche o registro de gás.
Afaste as pessoas de local.
Não acione interruptores de eletricidade.
Desligue a chave geral de eletricidade somente se ela estiver fora da residência.
Não fume nem acenda fósforos ou isqueiros.
Se ocorrer em ambiente fechado, abra portas e janelas.
Entre em contato com a empresa distribuidora de gás e, em casos mais graves, com o Corpo de Bombeiros.
Se possível, feche o registro de gás.
Afaste as pessoas do local.
Desligue a chave geral da eletricidade.
Retire do local os materiais combustíveis que puder.
Chame o Corpo de Bombeiros.