Como manter os negócios nos meses frios

A maior parte dos refrigeristas percebe uma forte redução no seu ritmo de trabalho no período do outono e do inverno. Afinal, os equipamentos em que fazem manutenção parecem ser mais essenciais no calor. Mas é possível driblar essa situação, preparando-se e oferecendo serviços diferenciados. Os meses de abril a agosto são tradicionalmente aqueles em que existe menos trabalho para os refrigeristas.

Afinal, pouca gente utiliza freezers e aparelhos de ar condicionado no outono e inverno. Além disso, há menos consumo de bebidas geladas e sorvetes, o que faz com que muitos estabelecimentos comerciais desliguem parte dos seus equipamentos.

Como as temperaturas estão mais baixas, a maioria das pessoas e empresas não se preocupam com a manutenção de seus aparelhos de refrigeração e condicionamento de ar. Como devem agir os refrigeristas diante dessa situação?

dinheiro

Uma recomendação muito importante é buscar convencer seus clientes sobre a importância da manutenção preventiva. Muitos estabelecimentos comerciais – como bares, restaurantes, sorveterias, hotéis e padarias – já contam com serviços desse tipo, recebendo periodicamente a visita de um técnico para verificar as condições dos equipamentos que são vitais para as suas atividades.

Essa manutenção preventiva inclui inspeções de máquinas e equipamentos, regulagem e ajustes simples no sistema. Caso necessário, após a aprovação do cliente, podem ser feitos reparos de maior porte e trocas de peças e componentes. As empresas contratam esses serviços principalmente para evitar paradas inesperadas nos seus equipamentos.

Além disso, podem ter como benefício a economia de energia elétrica: o funcionamento fora dos padrões do fabricante e a sujeira acumulada nos filtros, evaporadores e condensadores reduzem a eficiência dos aparelhos e aumentam o consumo energético. Outra vantagem é garantir maior tempo de vida útil para os equipamentos. Um bom argumento, na hora de oferecer serviços de revisão e de manutenção, é o cuidado com a saúde.

Muitos proprietários de condicionadores de ar, de todos os tipos, não sabem que a falta de uso pode levar ao aparecimento de microorganismos nos dutos desses aparelhos – que prejudicam a qualidade do ar que sai deles e podem provocar ou agravar doenças respiratórias, como rinite e asma. Os próprios manuais desses equipamentos indicam a necessidade de ligá-los regularmente, evitando esses e outros problemas, como o ressecamento de borrachas e o “engripamento” de engrenagens.

Como agir

Uma estratégia que dá resultado é montar um banco de dados dos clientes atendidos, registrando informações como nome, endereço, telefone, tipos de equipamentos, serviços realizados e datas. “Não é preciso um computador de última geração para isso. Basta um caderno ou fichário”, diz João Abdalla Neto, consultor de Marketing do Sebrae-SP.

Com essas informações organizadas, é possível pensar em formas de abordar esses clientes – sejam eles donas de casa ou estabelecimentos comerciais. Pode-se oferecer uma revisão sem custo, por exemplo, gerando dois tipos de resultados, ambos positivos: clientes satisfeitos por receberem um serviço de graça e orçamentos a elaborar no caso de problemas detectados nessa revisão. “Trata-se de um investimento muito baixo, envolvendo apenas o tempo e o custo das ligações. E o retorno é garantido, porque você reforça sua imagem diante dos clientes e se diferencia dos concorrentes”, explica Abdalla. “Quando o mercado está parado, muita gente acha que é melhor não fazer nada. Mas é justamente nesse momento que se deve fazer algo para reverter a situação e para manter- se na mente do cliente”.

Para clientes que são pessoas jurídicas, o consultor considera que não é difícil convencê-los da importância da prevenção, conseguindo contratos fixos de manutenção, desde que o custo mensal não seja alto.

Tempo aproveitado

Outra dica importante de Abdalla: usar a inteligência e a criatividade. “Normalmente, ao pensar em empresas que necessitam de serviços de assistência técnica de refrigeração e ar condicionado, as pessoas se lembram de padarias, supermercados, restaurantes, bares, hotéis, sorveterias”, afirma ele. “É preciso analisar também outros ramos de atividade em que esses equipamentos são vitais. Já imaginou fazer academia num local quente, sem ar condicionado e sem água gelada para beber? Ou uma festinha num buffet infantil com a geladeira quebrada?”.

Aliado a essas ações, é possível aproveitar o período para investir em você mesmo. Se aumentar o seu tempo disponível, uma recomendação muito útil é investir em aprimoramento e reciclagem de conhecimentos. Ler ou reler livros e revistas especializadas, procurar novas informações na Internet ou nos balcões das lojas (onde muitas vezes existem folhetos e catálogos de fabricantes de equipamentos, peças e componentes), trocar idéias com colegas de profissão são atividades com pouco ou nenhum custo, que trazem grandes benefícios para o seu trabalho.

Aprender a fazer melhor o que você já faz e aumentar seu conhecimento para poder oferecer novos serviços abrirão novas oportunidades para você crescer na profissão.

Fonte: Revista Bola Preta - www.embraco.com.br

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