Consertos na válvula, no recipiente e no suporte de pratos
Verificar e fazer uma manutenção constante nas diversas válvulas, recipiente de detergente e suporte de pratos pode manter a quantidade correta de água e de sabão funcionando de forma efetiva em sua máquina de lavar louças.
Fazendo manutenção na válvula de admissão de água
A válvula de admissão de água controla a quantidade de água que entra na máquina de lavar louças. Ela pode ser ativada pelo timer ou por um solenóide. Se a máquina de lavar louças não encher de água:
1 - Certifique-se de que o fornecimento de água da unidade esteja ligado e de que não haja nenhum problema com o aquecedor de água. Uma parada do aquecedor de água provocaria uma interrupção da água para a máquina de lavar louças
2 - Verifique o timer para se certificar de que ele esteja funcionando de acordo com as seqüências programadas. Se o fornecimento de água e o timer estiverem funcionando direito, é provável que o problema seja na válvula de admissão.
3 - Verifique a válvula de admissão localizada sob o tubo da máquina de lavar louças. O mau funcionamento da válvula de admissão também pode ocorrer quando uma tela dentro da válvula fica obstruída com depósitos minerais. Para solucionar esse problema, retire a tela com uma chave de fenda e lave-a completamente com água corrente. Em seguida, troque as telas.
4 - Se a válvula é controlada por um solenóide, ele normalmente está conectado à lateral da máquina de lavar louças. Dê uma batidinha de leve no solenóide e na válvula com o cabo de uma chave de fenda para liberar qualquer obstrução. Em seguida, ligue novamente a máquina de lavar louças.
5 - Se a máquina de lavar louças ainda não encher, teste o solenóide com um multímetro ajustado para a escala RX1. Desconecte um fio de ligação elétrico do terminal do solenóide e prenda uma sonda do multímetro em cada terminal. Se o multímetro ler um número entre 100 ohms e 1.000 ohms, o solenóide está funcionando. Se a leitura é maior que 1 mil, o solenóide está com defeito e deve ser trocado.
6 - Se necessário, substitua o solenóide por um novo do mesmo tamanho e modelo. Conecte o novo solenóide da mesma forma que o antigo estava conectado.
Válvulas de admissão muito desgastadas ou deformadas não podem ser consertadas. Se a válvula está danificada, substitua-a por uma nova, indicada para máquinas de lavar louças. Normalmente a válvula é presa em um suporte de montagem com parafusos. Remova a conexão que liga a válvula ao fornecimento de água. Em seguida, retire os parafusos e remova a válvula. Instale a nova válvula fazendo as conexões na ordem inversa.
Fazendo manutenção em válvulas de drenagem
Algumas máquinas de lavar louças têm válvulas de drenagem. Essas válvulas são usadas somente em máquinas de lavar louças com motores não reversíveis. Quando a válvula de drenagem apresentar um problema, chame um técnico profissional de manutenção.
Fazendo manutenção no elemento de aquecimento
O elemento de aquecimento é usado para ajudar a secar os pratos. Na maioria das máquinas de lavar louças, o elemento de aquecimento encaixa-se em volta da tela, na parte inferior da carcaça do tubo. Ele tem a aparência de um forno. O elemento de aquecimento não apresenta problemas com freqüência, mas pode queimar. Se você suspeitar de um elemento defeituoso:
1 - Teste-o com um multímetro ajustado para a escala RX1. Remova o painel de acesso inferior da máquina de lavar louças e desconecte um dos cabos de energia do elemento. Prenda uma sonda do multímetro em cada terminal do elemento. Se o multímetro ler um número entre 15 e 30 ohms, o elemento está funcionando. Se a leitura for maior que 30 ohms, o elemento está com defeito e deve ser trocado.
2 - Se necessário, substitua o elemento de aquecimento por um novo, indicado para máquinas de lavar louças. Desconecte os fios elétricos dos parafusos do terminal do elemento e remova as porcas ou outros retentores que prendem o elemento aos terminais. De dentro do tubo, suspenda o elemento. Ele pode estar preso com grampos e blocos cerâmicos no tubo, mas você pode soltá-lo com facilidade usando esses espaçadores. Coloque o novo elemento de aquecimento no lugar, reconecte os cabos de energia e troque os retentores que prendem o elemento.
Fazendo manutenção no recipiente de detergente
O detergente acumulado de lavagens anteriores pode causar problemas no recipiente do sabão. O acúmulo pode se formar no recipiente de sabão e interferir no funcionamento da mola que aciona a bandeja de deslocamento ou reduzir a ação do pivô da bandeja. Se o recipiente não estiver abrindo, primeiro certifique-se de que não está carregando a máquina de forma que pratos, potes e panelas estejam encostando no recipiente e que os suportes dos pratos não estão bloqueando o recipiente. Também certifique-se de que a bandeja do recipiente não está rachada. Se o detergente deixado na bandeja estiver quase líquido, em vez de umedecer pode danificar a bandeja.
Se você não consegue solucionar o problema com facilidade, substitua toda a unidade do recipiente. Normalmente isso é mais fácil do que tentar desmontá-lo e trocar peças separadas. Use um novo recipiente indicado para máquinas de lavar louças. Os parafusos que seguram o recipiente podem estar na parte frontal da unidade ou pode ser que você tenha que remover o painel da porta frontal para alcançar os parafusos e fazer a substituição. Remova o recipiente antigo e instale um novo, conectando-o da mesma forma que a unidade antiga estava presa.
Solucionando problemas em suportes de pratos
Os problemas com suportes de prato normalmente ocorrem, já que os suportes ficaram presos na carcaça do tubo depois de serem completamente carregados. Um manuseio desatento pode exercer força suficiente para rachar ou quebrar as rodas do rolete e tirar os suportes dos trilhos. A solução é simples: pare de obstruir os suportes.
O conserto também é simples. Remova os suportes puxando os pinos minúsculos de metal que os mantêm nos trilhos, ou apenas suspenda os suportes e puxe-os para fora dos trilhos. Em seguida, recoloque os suportes nos trilhos para que eles deslizem suavemente. Se os roletes estiverem rachados ou quebrados, substitua-os por novos do mesmo tipo. Os roletes podem ser encaixados em seus eixos. Remova-os para fazer a troca ou, se estiverem presos por grampos de mola minúsculos, retire os grampos com um alicate ou puxe-os com a ponta de uma chave de fenda. Se você não conseguir remover os roletes para substituí-los, retire e troque o suporte todo.
Um ciclo de lavagem barulhento ou água que não é drenada são problemas que, na maior parte das vezes, você mesmo pode solucionar. Vamos abordar como você pode identificar esses problemas relacionados à água na próxima seção.