A medição e avaliação das grandezas de um circuito eléctrico é efectuada através de instrumentos de medida, seja na vertente de desenvolvimento, concepção ou reparação de circuitos electrónicos, a utilização de instrumentos de medida é fundamental para uma correcta análise do circuito. Podem existir equipamentos destinados a verificar componentes electrónicos ou circuitos dedicados, no entanto, existem alguns instrumentos de medição imprescindíveis na área da electrónica.
Multímetros são instrumentos de teste muito úteis. Ao rodar um comutador multi-posições no medidor, o multímetro pode rápida e facilmente ser configurado para voltímetro, amperímetro ou ohmímetro. Tem várias configurações (escalas) para cada tipo de medidor e escolha de CA(corrente alternada) ou CC(corrente contínua). Alguns multímetros têm recursos adicionais, teste para transístor, teste para condensadores(capacitores) e frequencímetro.
Um multímetro digital é a melhor escolha para o primeiro multímetro, mesmo o mais barato, é apropriado para projetos simples.
Se pretender comprar um multímetro analógico certifique-se que tem alta sensibilidade mais de 20kΩ/V para corrente contínua, uma sensibilidade inferior a este valor não é aconselhável para utilização em eletrónica.
A sensibilidade em AC (corrente alternada é menos importante).
Cuidado com os multímetros analógicos baratos concebidos para aplicações de electricidade onde não é necessário precisão, a sua sensibilidade é muito baixa criando erros de leitura em circuito eletrónicos comuns.
Todos os medidores digitais têm uma bateria(pilha) para os alimentar não usam praticamente nenhuma tensão ou corrente poder do circuito em teste. Isto
significa que, nas escalas de tensão DC(corrente contínua) têm uma resistência muito alta (impedância de entrada) 1MΩ ou mais, normalmente 10MΩ É improvável de afetar o circuito sob teste.
Multímetro digital
Escalas típicas para multímetros digitais, como o da ilustração:
(Os valores indicados são os de leitura máxima em cada escala)
* A escala de 10A tem geralmente uma ligação independente.
Alguns medidores digitais têm um especial teste para diodo uma vez que a escala de resistência não pode ser usado para testar diodos e outros semicondutores.
Os medidores analógicos usam alguma energia do circuito em teste.
Devem ter uma alta sensibilidade de pelo menos 20kΩ/V ou podem perturbar o circuito em teste dando leituras erradas.
Multímetro Analógico
Baterias dentro do instrumento fornecem energia para as escalas de resistência, deve-se evitar deixar o medidor em uma escala para medir resistência, a sua utilização directa num circuito com tensão pode danificar o aparelho, por sistema, sempre que utilizar o aparelho para medições em resistores(resistências) certifique-se que muda a escala para tensão. intervalos típicos de multímetros analógicos, tais como o da ilustração:
(Os valores de tensão e corrente são dadas a leitura máxima em cada intervalo)
É uma boa idéia para deixar um multímetro analógico, quando não está em uso, em escala de tensão DC o mais elevada possível.
O voltímetro é utilizado para verificar a tensão entre dois pontos no circuito, existem dois tipos básicos o digital e o analógico.
Utiliza-se colocando as pontas num circuito sujeito a tensão, pode ter escalas de medida em AC e DC, tem uma resistência elevada entre as pontas de medida, é usado em paralelo com o circuito que se vai medir.
É utilizado para medir a corrente que circula num circuito eléctrico, é colocado em série na linha do circuito, multímetros, a sua resistência é muito baixa, pode ser usado em AC ou DC, o uso indevido pode danificar o medidor é comum o utilizador após uma medição de correntes, usar o equipamento para medir tensões, é necessário um especial cuidado com este aspecto.
Mede a resistência de um componente ou circuito, diferencia-se especialmente nos analógicos, porque a escala é inversa. Utiliza-se para medir componentes ou circuitos sem tensão. A utilização em circuitos sujeitos a tensão pode danificar o medidor.
O wattímetro combina dois elementos de leitura, a tensão e a intensidade de corrente, é colocado por isso, em paralelo com o circuito e em série.
Verifica visualmente a forma de onda, a sua amplitude e tempo, em circuitos complexos, é uma ferramenta fundamental.
Este processo visual produz a forma de onda que circula em determinado condutor, criando uma amplitude B num determinado tempo A, as escalas do equipamento e as ponteiras de medição, permitem adequar o instrumento de medição à frequência e amplitude de tensão de modo a que se visualize a forma de onda em toda a sua amplitude.
O frequencímetro permite verificar a frequência gerada por um oscilador ou a frequência que uma linha condutora tem. A sua concepção é quase e apenas em formato digital. Alguns modelos de multímetros têm um frequencímetro incorporado.