Marca: BRASTEMP e CONSUL
Modelo: BWL07A, CWL08A, CWL08B, CWL08C e CWL10A
Assunto: Procedimentos para ocorrência de “Não Centrifuga”
Quando ocorrer um chamado de problemas na centrifugação das lavadoras acima, antes de trocar qualquer componente, siga os passos abaixo:
1. INSTRUINDO O CONSUMIDOR EM RELAÇÃO:
A-) AO FUNCIONAMENTO DO TIMER
Instrua o consumidor e o informe que o Timer da CWL08 é diferente do Timer das lavadoras Mondial, pois possui mais programas e maior possibilidade de escolha, por isso ele requer um pouco mais de atenção a se selecionar uma determinada função.
B-) À ESCOLHA DE UMA PROGRAMAÇÃO
Para escolher uma determinada programação, o consumidor deve girar o seletor de programas no sentido horário até o mesmo se alinhar com um programa descrito no painel decorativo, neste momento, o consumidor sentirá que o timer “engatilha”, assim basta terminar de escolher o restante da programação como Nível de Água e Tipo de Centrifugação e apertar o botão Liga / Desliga.
C-) À DIFERENÇA ENTRE UM PROGRAMA NORMAL E O PROGRAMA MOLHO MÁGICO
A função molho mágico serve exclusivamente para deixar a roupa de molho, e não é um programa de lavagem comum, com final automático com enxágue e centrifugação. Ao selecionarmos esta função, o produto irá encher e agitar por 6 minutos, após isto, as roupas são agitadas por 5 segundos a cada 55 segundos, e continuará neste processo portempo indeterminado. O consumidor é que deverá selecionar a próxima etapa que é a Etapa de Centrifugação das roupas que estavam no molho e a partir daí, as mesmas estarão prontas para um processo de lavagem normal, com Agitação, Enxágue e Centrifugação.
D-) ÀS CARACTERÍSTICAS DO TIMER
Sempre que qualquer centrifugação for acionada a lavadora drena de 6 a 8 MINUTOS, independentemente se esta seja escolhida manualmente ou se o produto esteja em uma programação normal.
E-) À CHAVE DE CENTRIFUGAÇÃO
Na centrifugação, temos três opcões:
Normal: Onde o produto drena a água do enxágue e entra normalmente na centrifugação (750rpm);
Cancela: CancelaAPENASaÚLTIMAcentrifugação, no entanto, o produto ainda realiza ações nesta etapa, onde o cesto gira por poucos segundos para eliminar o excesso da água das roupas antes de terminar a lavagem. Esta opção é indicada para roupas difíceis de passar. Informações sobre a chave de centrifugação estão mais detalhadas no BTLV0069 de 21/07/2003;
Adia: Onde o produto, na hora da última centrifugação, não drena a água do último enxágüe e mantém as roupas imersas na água, até que o consumidor selecione centrifugação(veja foto a seguir)normal, oucancela,para que a roupa seja centrifugada.
IMPORTANTE
A Centrifugação só irá ocorrer quando o consumidor selecionar a função Centrifugação Normal. Na função ADIA Centrifugação, o produto irá manter as roupas de molho (imersas na água) por tempo indeterminado, para que o consumidor escolha quanto tempo quer que as roupas fiquem de molho, portanto, não é possível realizar a Centrifugação sem efetuar a drenagem, mesmo acionando manualmente. Estas informações também foram passadas no Quem SAB Assiste nº 66.
2.VERIFICANDO PROBLEMAS TÉCNICOS NO PRODUTO
A-) CHICOTE DE FIOS
-Verifique, utilizando um multímetro e observando visualmente se não há curto-circuito no Chicote de Fios;-Verifique se não há ligação errada no Chicote de Fios no Timer e nos Componentes Periféricos. Veja EsquemaElétrico nas páginas 3 e 4 deste Boletim;Observe abaixo como deve estar ligada a chave seletora de centrifugação.
Observando por trás do Painel de Controles, temos:
Detalhando a ligação da Chave de centrifugação:
B-) PRESSOSTATO
-Verifique se os três níveis do pressostato estão sendo acionados corretamente, utilizando os métodos cotidianos (enchendo nos três níveis ou soprando-se a mangueira do componente e verificando se existe continuidade nos terminais com o multímetro para cada nível de água). O MSLV0005 informa como podemos testar este componente;
Caso observe problemas como o pressostato não atingindo o nível, troque o componente.
C-) MOTOR
-Verifique se os fios do motor estão bem fixados no mesmo;-Verifique principalmente a resistência ôhmica do componente utilizando a tabela do BTLV0063;
Caso constate algum curto do conector do Motor ou a resistência ôhmica alterada, troque o Motor.
D-) ELETROBOMBA
-Verifique principalmente a resistência ôhmica do componente utilizando a tabela do BTLV0063; Caso constate a resistência ôhmica alterada, troque o Motor.
E-) ATUADOR
-Verifique a resistência ôhmica do atuador, que deve estar dentro da tabela abaixo:
Tensão |
Resistência ôhmica |
|
Haste Recolhida |
Haste Aberta |
|
127V |
600 a 1000 |
300 a 600
|
220V |
2000 a 3300 |
1000 a 2100 |
Caso constate a resistência ohmica alterada dos padrões acima, troque o Atuador.
F-) TIMER
-Verifique as ligações do chicote de fios no Timer;-Observe se não existe fios partidos ou queimados no chicote do Timer;
Caso todos os componentes anteriores estejam funcionando corretamente e o produto simplesmente pára defuncionar antes da centrifugação (ou qualquer outra etapa), deve-se fazer testes para constatar que realmente o timernão está girando como deveria e se constatado isso, deve-se trocar este componente.
A Resistência Ôhmica
Para todos os casos de orientação sobre medição de resistência ôhmica, todos os componentes devem estar com a temperatura de como se estivessem desligados (ou seja, na temperatura ambiente) pois a alta temperatura nas bobinas causam variações nos valores ôhmicos podendo comprometer a leitura.
ATENÇÃO
Para todos os serviços realizados em nossos produtos, DEVE-SE utilizar uma luva de proteção, que poderá evitar acidentes e irá também melhorar a percepção do consumidor com relação ao serviço prestado, dando mais segurança e credibilidade ao Técnico do Serviço Autorizado.
ESQUEMA ELÉTRICO TIMER PARA COMPONENTESESQUEMA ELÉTRICO CONTROLE DE REVERSÃO DO MOTOR
Colaboração:profpardhal
Fonte : www.reconfrio.com.br