Introduzidos no Brasil pelo Pão de Açúcar em 1971, seus hipermercados eram conhecidos pelo nome Jumbo, que eram grandes lojas, com amplo estacionamento, comercializando produtos alimentícios e não alimentícios, e vendiam de "alface a helicóptero".
Em 1989, ano do início da reestruturação da Companhia, é inaugurado em Campo Grande o hipermercado Extra - no mesmo local onde antes operava um Jumbo - numa experiência que se estenderia a todos os outros hipermercados.
Em 1990, antigos hipermercados Jumbo, em São Paulo, Paraná e Belo Horizonte, são adaptados à nova filosofia e passam a se denominar Extra. Em novembro deste mesmo ano é inaugurado o Extra Abolição em Campinas, que contruído especialmente para este fim marca uma 2ª geração de hipermercados.
A marca Extra passa a ser a única bandeira de hipermercados do Grupo, em 1993. A marca Jumbo é desativada.
Em 1997 o Extra João Dias, inaugurado no ano anterior, passa a funcionar 24 horas por dia, sendo o 1º hipermercado do Brasil a ter este horário de funcionamento. Ainda neste ano, com a aquisição do hipermercado Freeway no Rio de Janeiro, a bandeira Extra representou o primeiro passo do Grupo no setor de hipermercados no Rio de Janeiro.
É na bandeira Extra que, em 2000, pela primeira vez a companhia lança uma linha de produtos marcas próprias que leva o nome da loja. Esta linha contava com cerca 200 produtos, incluindo itens perecíveis, mercearia, bazar.
Em 2002 rede de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, Eletro, passa a operar sob a bandeira Extra Eletro, agregando a força do nome Extra Hipermercados. As farmácias próprias, Drogaria Extra, são implantadas neste mesmo ano, no interior de duas lojas dos hipermercados Extra, em Mauá e Taboão pretendem inovar o mercado farmacêutico.
No estacionamento do Extra de Mogi da Cruzes, na grande São Paulo, é inaugurado em 2004, o primeiro Posto Extra, com bombas eletrônicas de combustível e equipamentos de última geração - ecologicamente corretos - licenciados e certificados pela Cetesb.
Ligado a história do país, com o slogan "Orgulho de ser brasileiro", participa da preservação desta história em lojas como o Extra Boulevard no RJ, Extra Sorocaba em SP e Extra Mooca, instaladas em prédios tombados.
Em 2007, a marca Extra expandiu sua atuação. Além de responder pelo formato de hipermercados dentro do Grupo Pão de Açúcar e pelas lojas de eletroeletrônicos, com a rede Extra Eletro, o Extra passa a assinar um novo formato de supermercados com o Extra Super, que traz a proximidade de uma loja de bairro e um sortimento alimentar completo. O segmento de lojas de conveniência/proximidade passou a ser atendido com a marca Extra Fácil. Essas últimas disponíveis somente no Estado de São Paulo.
Atualmente, a rede Extra está em grande parte dos estados brasileiros e oferece tudo que a família precisa. Desde um sortimento completo de alimentos, até as maiores novidades de tecnologia, itens para casa e moda básica com estilo, garantindo sempre o melhor preço do mercado.
Website: www.extra.com.br