Descendente de alemães, Walter Mueller nunca deixou de perseguir um sonho: queria aprender a trabalhar com mecânica e mexer em tornos. Filho de agricultores, o que o obrigava a ajudar a família na lida da roça, esperou o irmão voltar da Segunda Guerra e aos 21 anos sentiu-se à vontade para correr atrás de seu objetivo.
Em pouco mais de três anos, trabalhou em três ferrarias e aprendeu a mexer com equipamentos mecânicos e com o ferro. De espírito empreendedor, partiu para o primeiro negócio depois de receber de herança dinheiro suficiente para a compra de um caminhão. O veículo era usado para carregar banana e papel, mas foi vendido depois de sete meses. Com o dinheiro obtido, “seu” Walter comprou uma ferraria, registrada em 13 de junho de 1949 sob o nome Walter Mueller Ferraria.
No início, o empresário e outros quatro empregados produziam implementos para a agricultura (carroças, arados, foices, facões e ferraduras). Como tinha de disputar espaço com outras 18 ferrarias instaladas na mesma região, o negócio avançava lentamente.
O grande salto da empresa ocorreu poucos anos depois. O empresário leu em uma revista trazida da Alemanha que o Brasil era um mercado de futuro promissor no segmento de máquinas de lavar roupas. Convicto de que aquele era um espaço a ocupar, aprendeu na prática – e em apenas uma semana – a montar uma lavadora. A primeira unidade fabricada por Mueller, batizada de Pioneira, foi entregue em junho de 1951. Naquele ano, foram encomendadas três unidades da novidade. No ano seguinte foram sete e em 1953, 35.
A expansão começou em 1958, quando a empresa passou a se dedicar apenas às máquinas de lavar, e ganhou fôlego redobrado dez anos depois, quando foi patenteada pela empresa a invenção do conjunto mecânico totalmente fechado. A novidade impedia os vazamentos de óleo, comuns até então, que manchavam as roupas e estragavam o humor das donas-de-casa.
Daí em diante, a empresa de seu Walter só fez crescer. A gestão foi aprimorada com a chegada de profissionais competentes selecionados dentro da família e novos produtos foram lançados. O sucesso das medidas adotadas foi tanto que em 1981 a empresa comprou um terreno com 75 mil metros quadrados onde foi construída uma nova unidade, ocupada desde 1988. Nesse espaço a companhia criou produtos e firmou-se como líder nacional no segmento de máquinas de lavar semi-automáticas.
A base sólida preparou a empresa para novos saltos. Nos últimos anos, ocorreram novas mudanças na gestão da Mueller, que diversificou ainda mais a linha de produtos e se destaca cada vez mais no mercado. Hoje, além de máquinas semi-automáticas, a fábrica produz lavadoras automáticas, secadoras e centrífugas. Os produtos da companhia também se destacam por novos diferenciais, como o design, que veio se somar às já tradicionais qualidade, eficiência e durabilidade Mueller para garantir ainda mais benefícios para a dona de casa brasileira.
Graças às inovações, nos últimos anos a empresa lançou produtos como a Diva, primeira máquina automática da catarinense, a SuperPop e a SuperPop Glass, única máquina transparente do mercado brasileiro. Elas ajudaram a consolidar a liderança de mercado da empresa e renderam à Mueller premiações importantes, como o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, o Top de Marketing da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) Santa Catarina, o Prêmio Mercado Design Top XXI e o Top de Marketing da ADVB paulista.
Fonte: www.mueller.ind.br