Para saber se um compressor está danificado a ponto de estar inutilizado, é necessário fazer algumas verificações práticas ou testes de funcionamento. Basicamente, os testes necessários são de três tipos, descritos a seguir.
Condição elétrica geral do motor (estado das bobinas)
Como o motor elétrico é composto por 2 bobinas – principal e auxiliar –, é necessário verificar se alguma delas está interrompida ou queimada. Para isso, deve-se medir a
continuidade (ou resistência ôhmica) em cada bobina, sempre com o compressor
desconectado da rede elétrica. Depois disso, o próximo passo é verificar se as bobinas estão de acordo com as resistências ôhmicas informadas na folha técnica do compressor.
As medições devem ser de até aproximadamente ± 10% dos valores que constam da folha técnica. Se nessa medição aparecer um valor igual a 0 Ohm ou muito diferente do que é
informado na folha técnica, significa que o compressor está danifi cado e pode estar
inutilizado.
Condição elétrica dos componentes
É necessário verificar se os componentes elétricos (protetor térmico / relé ou
PTC / capacitores) estão em boas condições. Para isso, deve-se fazer uma medição
de continuidade, verificando com um multímetro se existe continuidade entre
os conectores de cada componente. Se não existir, são os componentes que
estão danificados e devem ser substituídos.
Compressibilidade
É útil fazer um teste para verificar o estado de compressibilidade do compressor. Ele permitirá saber se as peças relacionadas ao trabalho de compressão estão em boas
condições (principalmente as válvulas de sucção e descarga) e se o compressor
atinge o índice de compressibilidade projetado.
Para fazer esse teste, é preciso seguir alguns passos:
1) Conectar um dispositivo de verificação de pressão na descarga do compressor, por meio do engate rápido existente. Utilizar um manômetro com escala entre 0 e 50 bar.
2) Colocar em funcionamento o compressor com a v álvula do dispositivo aberta.
3) No momento em que a pressão atingir 15 bar, desligar o compressor (desconectar da rede) e fechar totalmente a válvula do dispositivo.
4) Aguardar a diminuição de pressão apresentada pelo manômetro. Com um cronômetro, verificar se o manômetro aponta uma diminuição de mais de 3 bar em um espaço de tempo de 2 minutos. Nesse caso, possivelmente o compressor apresenta falhas de retenção de refrigerante e pressurização.
Fonte: Revista Bola Preta - www.embraco.com.br