MARIANA DESIMONE
colaboração para a Folha de S.Paulo
Até 2008, eram fabricados no Brasil 12 tipos de plugue e 14 tipos de tomada. Mas, neste ano, esses dispositivos já saem de fábrica padronizados: os novos plugues com dois ou três pinos redondos e formato triangular, e as tomadas, com três furos e um recuo na parte central para evitar choques.
"As tomadas anteriores não ofereciam a devida segurança aos usuários", afirma Fabián Yaksic, gerente de tecnologia da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica). O pino a mais do novo plugue "possibilita a instalação do fio terra em todas as tomadas", esclarece.
Tomadas de três furos, que seguem nova norma, chegam às lojas de materiais, mas consumidor ainda prefere as anteriores |
mbora os fabricantes de eletrodomésticos tenham até 2010 para adequarem os plugues de seus aparelhos, o novo padrão já é comumente encontrado nos pontos-de-venda. "A maior parte dos aparelhos já vem com o novo formato de plugue", observa Yaksic. A reportagem da Folha percorreu algumas lojas de aparelhos eletrônicos em São Paulo e confirmou a tendência. Entre os fabricantes procurados pela reportagem, apenas a Bosch informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que 100% dos produtos importados já atendem às resoluções e, até o fim de 2009, todos os produtos feitos em Campinas (SP) serão adequados. |
Aparelho novo, tomada nova: o encaixe, nesse caso, não parece enfrentar grandes problemas. O conflito surge na hora de casar as novidades com os formatos anteriores.
Adaptações
Um recurso utilizado nessas situações é adotar um elemento que fará o meio-de-campo entre as duas pontas.
"Se o aparelho não encaixa na tomada, pode-se usar um adaptador", sugere Edson Martinho, presidente da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade).
Trocar as tomadas de casa para se adequar aos novos plugues, porém, pode demandar alterações na fiação elétrica, especialmente na hora de ligar aparelhos que pedem fio terra.
"Em casas já construídas, o tempo da instalação da nova tomada vai ser o da troca da fiação elétrica. Durante os próximos cinco anos teremos ainda muita venda de adaptadores", projeta Martim.
Para aparelhos que necessitam do fio terra, como geladeira, Microondas e máquina de lavar, a recomendação de Martim é que haja a troca da tomada: "A casa e seus habitantes vão ganhar com a segurança".
Mas por enquanto os consumidores ainda preferem adquirir tomadas não adaptadas às novas regras. A Leroy Merlin, por exemplo, informa que muitos compradores desconhecem a nova norma e compram produtos que não a obedecem.
Veja video Reportagem do Jornal Nacional sobre Plugues e Tomadas