Os aparelhos de ar condicionado surgiram para trazer conforto e bem estar às pessoas, mas o mal uso de tais equipamentos pode gerar problemas respiratórios.
Confira a seguir as dicas que preparamos para entender mais sobre o assunto e saber o que se pode fazer para evitar os desagradáveis transtornos respiratórios.
O aparelho de ar condicionado, principalmente nas regiões mais quentes de nosso país, é um aliado e tanto para que as pessoas se sintam mais confortáveis seja no ambiente de trabalho ou mesmo em casa, mas uma má manutenção destes aparelhos pode gerar graves problemas respiratórios às pessoas que estão constantemente em ambientes climatizados.
As enfermidades mais comuns são as de fundo alérgico, quando a pessoa já tem alguma predisposição a elas, e isso acontece porque o ar frio paralisa os cílios (pelos) que revestem as paredes do sistema respiratório e são encarregados de eliminar as impurezas que entram junto com o ar que respiramos.
Assim, fungos, mofo, bactérias, vírus e ácaros permanecem no organismo livres para provocar doenças respiratórias de natureza alérgica.
Além de alergias, o uso inadequado de aparelhos de ar condicionado pode trazer desconforto quanto à umidade do ar porque seu funcionamento consiste em captar o ar e filtrá-lo antes de jogá-lo novamente no ambiente, no entanto como o resfriamento do ar é feito por serpentinas contendo gás refrigerante ou água gelada, nesse processo, o ar perde umidade.
Felizmente há como evitar todos os desconfortos que eventualmente o uso de aparelhos de ar condicionado pode causar, procurando modelos que possuem filtros bons e eficazes e sobre tudo realizando uma manutenção e limpeza adequadas dos mesmos.
Especialistas recomendam que os aparelhos que são ligados todos os dias tenham seus filtros limpos duas vezes por semana,.Para isso, limpe o filtro do aparelho pelo lado mais empoeirado com o aspirador de pó ou lave-o em água corrente pelo lado mais limpo. Lembre se de remover toda a poeira e os resíduos de sujeira acumulados e não recoloque o filtro até que o aparelho esteja completamente seco.
Também é bom lembrar que de nada adianta um aparelho limpo semanalmente se ele não estiver regulado e isso se pode conseguir com uma manutenção preventiva anual, principalmente em aparelhos de escritórios e ambientes com carpete.
Médicos e especialistas também alertam de que o ideal é manter a temperatura ambiente em torno dos 20 graus para evitar as gripes e resfriados e que lugares onde a presença de crianças é comum, os cuidados devem ser redobrados já que os pequenos são mais sensíveis aos inconvenientes que os aparelhos de ar condicionado podem causar.
Por último, é bom saber que os sistemas de ar condicionado central, muito comuns em escritórios, podem ser mais perigosos pela dificuldade em limpá-los, mas isso pode ser contornado, pois já existem empresas especializadas neste serviço.
Agora que você já sabe como evitar os problemas respiratórios que eventualmente os aparelhos de ar condicionado podem causar, basta pesquisar qual o modelo que mais te traga conforto e aproveitar um ambiente sano e fresco.
Todos os documentos foram obtidos na web ou enviados pelos nossos colaboradores. Caso algum material que esteja aqui viole direitos de terceiros, envie um email para podermos retirar. Não nos resposabilizamos por qualquer conteúdo ou violação a direitos de terceiros.