Ar-condicionado ou Condicionadores de ar são aparelhos eletrodomésticos, responsáveis pelo condicionamento do ar, ou seja, pelos processos de aquecimento, arrefecimento, umidificação, renovação, filtragem ou ventilação do ar.
O Brasil, por apresentar um clima tipicamente tropical, possui dias de intenso calor. Desta forma, se você quer dormir tranquilamente e sem acordar suando, nada melhor do que um ar-condicionado. Ele refresca o ambiente e ajuda a manter uma temperatura agradável no quarto, sala, dentre outros cômodos. Portanto, confira abaixo dicas e sugestões de compras de Ar-condicionado.
Os principais tipos de ar-condicionado são:
Geralmente, o ar-condicionado não possui apenas a função de diminuir a temperatura do ambiente. Assim, ele pode apresentar as seguintes funções em conjunto:
Primeiramente, você precisa ter em mente o tipo de ar-condicionado que irá ser mais útil para as suas necessidades: um ar-condicionado split? ou um ar-condicionado portátil? pode ser um ar-condicionado comum?. Após responder estas questões, se atente a detalhes, como:
Para saber qual o condicionador de ar ideal para cada ambiente, é necessário considerar o tamanho do ambiente e a potência do aparelho, pois de nada adianta um aparelho pequeno para um cômodo grande ou um aparelho grande para um cômodo pequeno. Se o aparelho for escolhido de maneira correta, é possível obter resultados satisfatórios, aliado à economia de energia.
A tabela abaixo pode orientá-lo quanto à relação ÁREA x POTÊNCIA:
British Thermal Units ou BTU é a unidade de medida usada para definir a capacidade térmica dos condicionadores de ar (unidade de energia). Veja abaixo, um exemplo de conversão desta medida:
1 BTU = 252,2 calorias
1 BTU = 1055 joules
A capacidade dos aparelhos deve ser observada no momento da compra, levando-se em conta a área do ambiente a ser resfriado. Além disso, a maioria dos indicadores (da relação Área x BTU) considera a presença de duas pessoas no ambiente. A cada pessoa a mais, deve-se acrescentar 600 BTU/h.
Os condicionadores de ar podem ser instalados em janelas ou paredes, de acordo com o tipo e número de janelas. Em um ambiente que possui apenas uma janela, costuma-se instalá-los na parede para que não se “perca” a abertura da janela. Outro fator que favorece a instalação em paredes é o fato das janelas de batente e de grade de madeira não sustentarem os aparelhos.
A instalação de parede requer uma pequena obra. É preciso fazer um buraco na parede e instalar um suporte. Vale a pena lembrar que a instalação em parede de casas de tijolo e alvenaria não é apropriada. Apesar de ser mais trabalhoso, instalar o condicionador de ar em uma parede é mais seguro e torna seu funcionamento mais silencioso e eficiente, pois desse modo haverá menos vazamento de ar.
Não. É recomendado que a instalação seja feita em lojas de confiança, concessionárias ou lojas especializadas em instalações de ar condicionado automotivo. Isso garante a qualidade do serviço e vida longa para o aparelho.
O local mais recomendado para a instalação de aparelhos de ar condicionado é na janela. Isso porque os aparelhos possuem painéis adequados que selam a passagem de ar e são desenvolvidos para serem colocados no peitoril da janela.
É recomendado lavar o filtro de espuma que fica na frente do aparelho pelo menos uma vez por mês. Basta retirá-lo, lavar em água corrente, deixar secar e recolocá-lo em seu lugar.
Fonte: https://www.wiki2buy.com.br
Todos os documentos foram obtidos na web ou enviados pelos nossos colaboradores. Caso algum material que esteja aqui viole direitos de terceiros, envie um email para podermos retirar. Não nos resposabilizamos por qualquer conteúdo ou violação a direitos de terceiros.