Os condicionadores de ar estão entre aparelhos mais procurados nas estações mais quentes. Quando o verão se aproxima aqui no Brasil, a corrida por um exemplar é acirrada, esgotando estoques e aumentando a conta de energia de quem adquire mais um dispositivo.
De fato, permanecer num ambiente fechado cuja temperatura não está agradável aos padrões do corpo é uma tarefa bastante desconfortável. Mas esse desconforto pode ser facilmente evitado, basta saber como escolher o aparelho certo para deixar a temperatura ideal.
Quem pensa que basta escolher o aparelho com a maior potência do mercado e instalar em um cômodo qualquer, está enganado. No caso dos aparelhos de ar condicionado, o resultado seria um ambiente frio demais e, com isso, desconforto.
Primeiro é preciso saber qual é a unidade de medida usada para definir a capacidade térmica dos condicionadores de ar. Essa unidade é o BTU, abreviação para British Thermal Units, e equivale a cerca de 252 calorias ou 1055 joules.
A capacidade de cada aparelho deve ser observada no ato da compra, mas não é somente a ela que devemos prestar atenção. Existem inúmeras variáveis que influenciam no cálculo que define a potência correta do condicionador de ar para cada ambiente, como a iluminação, a incidência de sol, o número de janelas e a quantidade de pessoas que ficarão ali, por exemplo. A maioria dos cálculos que indicam a relação entre área e BTU considera duas pessoas no ambiente.
Para calcular a carga térmica de um ar condicionado a ser instalado numa casa com alta incidência de sol ou em um apartamento de cobertura, deve-se considerar 800 BTUs por metro quadrado. A cada pessoa a mais, deve-se acrescentar 600 BTU/h, assim como para cada equipamento eletroeletrônico.
Se considerarmos um sala onde trabalham 4 pessoas, em um escritório com insolação e cuja medida é de 20m², a carga térmica será calculada da seguinte forma:
(medida do cômodo) x 800 BTUs/h + (600 BTUs/h x número de pessoas extra) = carga térmica ideal.
Logo, 20m² x 800 BTUs + (600 BTUs x 2) = 17.200 BTU/h
Já numa construção sem insolação ou que não seja de cobertura, deve-se utilizar a medida de 600 BTU/h por metro quadrado, 600 BTU/h para cada pessoa adicional e também 600 BTU/h para cada equipamento eletrônico.
Ou seja, numa casa SEM insolação ou apartamento que não seja cobertura:
(medida do cômodo em metros quadrados) x 600 BTUs/h + (600 BTUs/h x número de pessoas extra) = carga térmica ideal.
Logo, num cômodo de 15m² utilizado por duas pessoas, como um quarto de casal por exemplo, o resultado é o seguinte:
10m² x 600 BTUs + (600 BTUs x 2) = 7.200 BTU/h
Aprendendo estes cálculos básicos fica mais fácil compra o seu ar-condicionado. Lembre-se: a escolha da potência correta significa um ambiente refrigerado na temperatura ideal, além da de uma boa economia na conta de energia.
Todos os documentos foram obtidos na web ou enviados pelos nossos colaboradores. Caso algum material que esteja aqui viole direitos de terceiros, envie um email para podermos retirar. Não nos resposabilizamos por qualquer conteúdo ou violação a direitos de terceiros.