Fogão tradicional ou cooktop?

Os fogões atuais evoluíram muito e atualmente podem ser encontrados diversos tipos no mercado. Escolher o fogão ideal depende do perfil de cada consumidor, o espaço disponível em sua cozinha e o tamanho de sua família.

Para um casal apenas, sem filhos, um fogão simples de quatro bocas seria o mais conveniente. E mais econômico também. Para uma família maior, com crianças, o mais adequado seria um fogão de seis bocas. Existem inúmeros tipos e marcas disponíveis no mercado para todos os gostos e por bons preços.

Uma boa pesquisa o levará a encontrar o fogão de sua preferência.

Tipos de fogão

Fogão de chão – O mais comum encontrado no mercado. Funciona a gás, pode precisar ou não de um conversor caso necessite de um botijão de gás. Todos vêm com forno embutido. Encontram-se nos modelos de quatro bocas (o mais simples) e o de seis bocas. Estão disponíveis no mercado fogões de até oito bocas. Como citamos acima, cada tipo se encaixa as necessidades de cada consumidor.

Fogão de embutir – Apresentam as mesmas características do fogão convencional (ou de chão), mas precisam de uma base para serem fixados: bancadas, armários etc. Ideal para consumidores que não possuem muito espaço na cozinha.

Fogão de mesa - São pequenos. Possuem apenas duas bocas e podem ser colocados em qualquer superfície. Indicados para cozinhas de pequenos escritórios, onde se possam fazer refeições rápidas, apartamentos menores como quitinetes, onde não há espaço para um fogão convencional e para estudantes que residem em repúblicas.

E qual a diferença entre o fogão normal e o cooktop?

Os cooktops são fogões de mesa. É a nova tendência da cozinha moderna. São estilosos e conferem elegância e charme ao ambiente, agradando aos gourmets que apreciam o conforto e a praticidade. Por ocuparem pouco espaço são apropriados para apartamentos novos que já foram projetados para móveis compactos facilitando a circulação no ambiente. Geralmente os gourmets preferem adotar um forno elétrico de embutir.

Um cooktop e um forno de embutir juntos, não ficam devendo em nada a um fogão convencional. Fáceis de limpar, estes produtos variam no acabamento em aço inox, vidro e vitrocerâmico.

Encontram-se nas versões: gás, elétrico ou no moderno sistema de indução, onde o calor é gerado por correntes eletromagnéticas acionadas automaticamente pelo contato com panelas de metal. Com acendimento automático, possuem um ou até cinco acendedores.

Segurança dos cooktops

Os cooktops atingem altas temperaturas em pouco tempo acelerando o preparo dos alimentos. Possuem ajustes bastante precisos para diferentes tipos de cozimento.

Quando a panela é removida, o local esfria rapidamente. Isso aumenta a segurança do ambiente no caso de crianças se aproximarem do local. Mas se você optar por um modelo de indução precisa providenciar a instalação seguindo à risca todas as normas de segurança.

Dica: Durante o cozimento você pode tocar a superfície dos cooktops por indução sem preocupações: ela nunca aquece em demasia. Só a panela fica quente.

 

    Todos os documentos foram obtidos na web ou enviados pelos nossos colaboradores. Caso algum material que esteja aqui viole direitos de terceiros, envie um email para podermos retirar. Não nos resposabilizamos por qualquer conteúdo ou violação a direitos de terceiros.

Fogao tradicional ou cooktop