Na hora da compra de frutas e verduras, geralmente, é a beleza dos produtos que define a escolha. Mas, engana-se quem acredita que quanto maior e mais bonita a hortaliça, melhor. Na maioria dos casos, artigos como frutas, legumes e verduras que saltam aos olhos pela aparência foram cultivados com agrotóxicos.
Os agrotóxicos são utilizados nas plantações para combater insetos, fungos e ervas daninhas que prejudicam o desenvolvimento da lavoura, mas estes produtos são absorvidos pelas plantas. Portanto, quando você come, por exemplo, uma maçã colhida numa plantação tratada com agrotóxicos está ingerindo o produto que pode causar alergia, asma e muitos outros problemas de saúde.
Os chamados produtos orgânicos são aqueles cultivados sem agrotóxico e com maior responsabilidade ambiental. Todo artigo certificado com o ‘selo orgânico’ é resultado de um árduo trabalho no qual existe uma maior preocupação com o meio ambiente. Neste processo, o cultivo é realizado de modo natural, respeitando a época de safras e a fertilidade do solo.
Por serem produzidos sem a utilização de agrotóxicos, os produtos orgânicos são bem mais saudáveis, apresentam, em média, 20% menos água; o que permite maior concentração de nutrientes em sua composição. Um tomate orgânico fresco, por exemplo, pode conter 23% mais vitamina A que um tomate comum.
Para saber se o produto que você está comprando é orgânico basta procurar pelo selo. Para receber esta certificação é necessário respeitar mais de 50 normas distintas sobre o processo de produção e comercialização dos artigos, incluindo: armazenamento, transporte e fiscalização.
O selo orgânico assegura que o produto em questão foi produzido de acordo com uma agricultura que se preocupa com o meio ambiente, com a qualidade dos alimentos e, acima de tudo, com a qualidade de vida dos consumidores.
Não se deixe enganar. Normalmente, os produtos orgânicos são menores e menos atraentes que os outros, mas representam muito mais saúde.
Açúcar, frango, café... A lista de produtos orgânicos cresce a cada estação. Mas, a rotina atribulada, nem sempre permite o consumo de uma refeição fresquinha. Resistir a facilidade dos congelados é praticamente uma missão impossível.
Então, aprenda a equilibrar suas refeições aliando a praticidade dos congelados aos nutrientes dos produtos orgânicos. Sua saúde agradece.
Todos os documentos foram obtidos na web ou enviados pelos nossos colaboradores. Caso algum material que esteja aqui viole direitos de terceiros, envie um email para podermos retirar. Não nos resposabilizamos por qualquer conteúdo ou violação a direitos de terceiros.