Guia de Compra - Fornos de Microondas

Noções básicas

Os fornos de microondas estão disponíveis em uma grande variedade de estilos, características e preços. Os modelos mais baratos oferecem muitos recursos convenientes que, há alguns anos, eram itens caros, incluindo a capacidade de cozinhar por tempo, temperatura, nível da potência ou rotina pré-definida, assim como prato giratório ou cozimento por raios refratados.

Os novos sensores de cozimento podem medir a umidade dos alimentos e/ou o ar em um microondas, um bom indicador do processo de cozimento, e são mais confiáveis do que as rotinas de cozimento antigas por peso/tempo.

Esses fornos de microondas oferecem a comodidade do cozimento tipo "ajuste e esqueça", sem que o custo total aumente muito. Os modelos que combinam cozimento por microondas com métodos de aquecimento alternado podem produzir resultados apetitosos que se igualam aos de um forno, de simples elementos douradores que dão um toque colorido aos pratos tradicionais de microondas, a sistemas de forno de convecção, que assam mais rápido e uniforme do que os fornos convencionais.

Outros fornos de microondas cozinham por luz ou, mais especificamente, pelo calor emitido por lâmpadas de halogênio de quartzo. O calor intenso que essas lâmpadas geram, junto com o cozimento por microondas, deixam os alimentos crocantes. Você pode usar até mesmo esses microondas para assar uma carne.

Não ignore o tamanho e a colocação de um forno de microondas. Os modelos de balcão ocupam o espaço que poderia ser mais bem aproveitado para a preparação de outros alimentos. Os fornos de microondas estão disponíveis em modelos de parede, sobre o forno e com o fogão, com gabinetes de ventilação para o fogão embaixo. Eles são mais caros que seus parentes de balcão, mas permitem um espaço precioso no balcão.

Como comprar

Na hora da compra talvez seja melhor você levar junto uma travessa ou um prato para ter certeza de que vai caber no forno que escolher. Alguns pratos giratórios em um forno desse tamanho são rebaixados ou suspensos para ajudar a acomodar pratos grandes.

Os fornos de microondas grandes possuem um cozimento maior e mais rápido. Sua capacidade é de 42 a 59 litros e são apropriados para famílias maiores, para uso embutido e para pessoas que realmente gostam de cozinhar no microondas.

Ao considerar o custo de embutir um forno de microondas, o ideal é comprar o maior tamanho disponível. Se pretende embuti-lo, verifique se você precisa de um kit de instalação. Pode ser que você queira também um sensor no forno especial para esse tamanho. Outra boa opção é adquirir um forno de microondas de convecção grande.

Os modelos tamanho família têm capacidade de 34 a 40 litros e são uma boa opção para famílias menores e para pessoas com orçamento apertado. Um forno de microondas médio tem capacidade de 28 a 34 litros e é uma boa opção para cozinhas, apartamentos e escritórios pequenos.

As unidades compactas são aquelas com capacidade de 25 litros ou menos e são apropriadas para lugares realmente muito pequenos, como barcos, trailers ou dormitórios. Unidades coloridas e compactas em forma de cubo estão na moda novamente e são populares por combinarem com a decoração de dormitórios.

Alguns modelos possuem os controles na porta, que permitem mais espaço interno em um aparelho pequeno. Os fornos de microondas menores podem ser embutidos em um espaço pequeno ou serem colocados em uma prateleira ou balcão. Se deseja embuti-lo ou montá-lo, certifique-se de que o fabricante fornece o kit de instalação apropriado.

O modelo embutido mais popular é o que fica sobre o fogão. Esse tipo não ocupa espaço na cozinha e tem dupla utilidade: como gabinete de ventilação e iluminação.

A inclusão de cozimento por convecção ao forno de microondas torna o aparelho muito mais versátil. Esses fornos permitem que você cozinhe por microondas, por convecção ou use a combinação dos dois.

As funções de cozinhar, dourar e assar que essas unidades oferecem são iguais ou superiores às do forno tradicional. O cozimento combinado diminui 1/3 do tempo de cozimento tradicional.

A única desvantagem de um aparelho sobre o fogão é seu tamanho pequeno. A parte interna pode ser comparada a de um forno médio. Ele consegue acomodar a maioria das travessas e pratos, com exceção de recipientes muito grandes.

Recomenda-se testar o forno com seu prato predileto para ter certeza de que caberá nele. A maioria dos ventiladores possui duas velocidades, e alguns podem ser barulhentos.

Esses ventiladores podem ter saída ou não ou também podem funcionar com os dois tipos de instalação. As unidades com saída precisam ser conectadas ao duto. Certifique-se de que o aparelho é compatível com o tipo de duto que você possui.

As unidades sem saída geralmente tem um filtro de carvão. Alguns filtros podem ser lavados, mas outros, ocasionalmente, precisam ser substituídos. Cheque a iluminação que o aparelho possui (serve para iluminar a parte de cima do seu fogão).

Verifique como pode ser usada a voltagem da lâmpada. Além disso, lembre-se de levar junto as medidas exatas do local. Em alguns casos, pode ser necessário um kit de instalação para preencher os espaços das laterais.

GLOSSÁRIO
Centro de mensagens/programação de compromissos

Oferece um lembrete de compromissos e permite que você programe uma mensagem para deixar para as outras pessoas da casa no mostrador de lembretes.

Convecção

Modo de cozinhar que envolve a circulação de ar quente ao redor dos alimentos. Pode ser usado sozinho ou combinado com o cozimento por microondas para aumentar a velocidade ao processo. Este método permite que os alimentos fiquem dourados e crocantes.

Descongelamento automático

O aparelho programa os níveis de potência e tempo para descongelar o alimento.

Fornos de microondas Inverter

Fornos de microondas com um maior espaço interno e menor peso. Também permitem cozinhar em vários níveis de potência, como se estivéssemos cozinhando em fogo alto, médio ou baixo.

Forno de microondas para cocção

Modelo que oferece tanto a energia das microondas quanto o cozimento com calor no mesmo forno. A energia das microondas e o calor podem ser usados separadamente ou em conjunto. Esse é o forno mais versátil e de melhor desempenho. Essas unidades podem tolerar com segurança alguns recipientes de cozimento metálicos.

Opção de idioma/peso

A opção de idioma/peso permite que alguns modelos lhe mostrem orientações de cozimento em outros idiomas, geralmente espanhol e francês. O peso dos alimentos também pode ser convertido por esses modelos em libras.

Pastilha de cozimento instantâneo

Esses fornos têm tempos de cozimento programados internamente pelo fabricante. São úteis somente para o preparo de porções recomendadas. Uma alternativa mais versátil é o método de sensor do cozimento automático que leva em consideração a quantidade de comida e não necessita cálculos da sua parte.


Pratos e bandejas douradoras

Os pratos e bandejas douradoras acompanham, às vezes, o forno de microondas para dar uma aparência mais bonita ao alimento. Os pratos douradores possuem uma peça metálica na parte inferior que ajuda os alimentos, como as batatas fritas, a ficarem crocantes. As bandejas douradoras funcionam da mesma maneira, embora os alimentos não fiquem tão crocantes como em um forno convencional. Sugerimos que você não use pratos e bandejas douradores. Hoje em dia, eles raramente são incluídos em fornos de microondas e, normalmente, não funcionam de maneira satisfatória.

Pratos giratórios

Os pratos giratórios geralmente são de vidro, ficam dentro de um forno de microondas, e giram automaticamente à medida que o alimento cozinha. Os pratos eliminam a necessidade de abrir o microondas e girar o alimento manualmente. Praticamente todos os fornos de microondas grandes e de balcão possuem pratos giratórios, e muitos modelos compactos e de fogão estão passando a tê-los. Alguns microondas têm pratos giratórios que deixam automaticamente o recipiente do alimento na frente do forno quando o tempo de cozimento termina.

Sensores automáticos

Os sensores automáticos determinam se o alimento foi cozido medindo os vapores no forno. A maioria dos fabricantes está instalando sensores em seus microondas. Quando o sensor toca, o forno é automaticamente desligado. Deve-se verificar ainda se o alimento está totalmente cozido. Os sensores também são utilizados por alguns fabricantes para determinar o tempo de descongelamento.

Sensor de combinação

Esse recurso está disponível somente em fornos de microondas/convecção. O alimento é cozido através da energia das microondas e o calor convencional. É bastante prático, já que acaba um pouco com o trabalho do cozimento combinado.

Sonda de temperatura

Essa sonda, quando colocada nos alimentos, permite seu cozimento a uma determinada temperatura. É mais útil no preparo de carnes para obter um cozimento interno específico. Também pode ser usada em líquidos e ensopados.


Teclas instantâneas / Botões de acionamento fácil

Esses recursos estão no teclado, que possuem tempos pré-definidos instalados pelo fabricante para determinar o tempo de cozimento de um prato. As teclas comuns instantâneas são para batatas, pipoca, pizza e bebidas quentes. Alguns fornos de microondas grandes e de balcão têm cerca de 15 teclas.

Timer duplo

Os timers duplos são na verdade dois timers que podem ser usados ao mesmo tempo: um para determinar o tempo de preparo do alimento e o outro para cozinhar.

Trava de criança

Requer um código para iniciar a operação da unidade.

Visores interativos

São lembretes que os fornos de microondas modernos utilizam para orientá-lo durante o processo de cozimento.

Fonte: www.howstuffworks.com  

Guia de Compra - Fornos de Microondas