A palavra que marcou a década passada foi sustentabilidade. Atitudes sustentáveis têm sido incentivadas e frequentemente tratadas como as principais medidas para tornar o planeta mais saudável, fazendo com que ele possa ser habitado ainda por muito tempo. Mas o que significa, falando em termos práticos, ter uma vida sustentável?
Além das medidas mais básicas, como trocar suas lâmpadas por outras mais econômicas, utilizar transportes coletivos, consumir apenas o necessário em relação a qualquer matéria prima e reciclar o lixo, que tal procurar ter mais cuidado ao comprar, escolhendo apenas os produtos que consomem menos energia, ou seja, mais corretos do ponto de vista ecológico?
Por serem utilizados durante curtas parcelas de tempo, os Microondas muitas vezes são esquecidos na equação de aparelhos que pesam na conta no fim do mês, diferente da geladeira, por exemplo, que precisa ficar ligada o tempo inteiro, e dos aparelhos de ar-condicionado, que são os vilões das contas de energia no verão. Mas o fato é que os fornos consomem cerca de 6% da energia de uma casa e seu uso, muitas vezes, é mais vantajoso do ponto de vista energético do que o do forno elétrico.
Quando for escolher o seu novo forno, atente-se à sua eficiência energética. É interessante pensar bem no custo-benefício: algumas vezes, gastar um pouco mais na hora da compra tem como resultado uma economia enorme, pois vários dos produtos criados para agredir menos o meio ambiente têm preços mais elevados, mas representam uma maior economia a longo prazo.
Fique atento também ao tamanho do forno escolhido. Existem Microondas grandes planejados para quem realmente precisa de fornos maiores, com capacidade de 42 a 59 litros, e que geralmente ficam embutidos. Os modelos família possuem capacidade de até 40 litros.
Os médios, com até 34 litros, são uma boa opção para cozinhas pequenas, e as unidades compactas têm capacidade de 25 litros no máximo, sendo apropriados para quem dispõe de ambientes pequenos e faz pouco uso do aparelho.
Quanto menor for o Microondas, menos potência ele precisará para funcionar. Em um modelo básico são necessários cerca de 700 watts, para as principais funções e programas, por exemplo. Fique atento também às configurações do seu aparelho, utilizando os níveis de potência de acordo com a dimensão do alimento que será descongelado ou aquecido.
Levar uma vida sustentável é o resultado de atitudes constantes, é preciso estar atento a tudo que acontece no dia-a-dia. Então, quais são as dicas para economizar na utilização do seu forno de Microondas?
Uma boa dica é tirar os alimentos da geladeira previamente e deixá-los descongelando algumas horas antes da refeição. Dessa forma, o uso do Microondas será minimizado, assim como os gastos com a energia.
Outra dica é aproveitar a forma de funcionamento do forno e adicionar uma pequena quantidade de água ao alimento para acelerar o aquecimento. Também vale cobrir os alimentos com uma tampa para aproveitar o vapor exalado no cozimento.
E nunca se esqueça: aparelhos em stand-by continuam consumindo energia e podem representar até cerca de 15% da sua conta. Você só precisa do seu forno por alguns minutos por dia, que tal aproveitar para desligá-lo da tomada sempre que ele não estiver sendo usado?
Que um forno de Microondas consome em média 1.200 w por mês? Isso gera um gasto de aproximadamente R$ 3,50 em sua conta de energia.
Todos os documentos foram obtidos na web ou enviados pelos nossos colaboradores. Caso algum material que esteja aqui viole direitos de terceiros, envie um email para podermos retirar. Não nos resposabilizamos por qualquer conteúdo ou violação a direitos de terceiros.