Muita gente sabe que hoje em dia existe uma etiqueta em quase todos os eletrodomésticos que classifica a eficiência energética de cada aparelho, mas o que quase ninguém sabe é como ela surgiu, o que de fato ela significa e como pode ajudar na hora de escolher determinado eletrodoméstico.
Para você entender melhor e poder utilizar tal etiqueta como aliada na hora de comprar um novo refrigerador, desvendamos o verdadeiro significado do selo PROCEL.
PROCEL é um selo criado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica e nada mais é do que um certificado que indica os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria.
Instituído por decreto presidencial em 1993, esse selo além de ser uma arma eficaz para o consumidor na hora da compra, também estimula a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a redução de impactos ambientais.
Outorgado pela Eletrobrás, a concessão do Selo Procel conta com a parceria do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Inmetro, que por sua vez, é quem concede a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia - ENCE, e normalmente, os produtos contemplados com o Selo Procel são caracterizados pela faixa “A” da ENCE.
A adesão das empresas ao selo é voluntária e para um produto ser contemplado com o selo PROCEL, ele deve ser submetido a ensaios específicos em laboratório idôneo, indicado pelo órgão.
Sendo um dos eletrodomésticos que mais consome energia elétrica em uma casa, o refrigerador é um dos itens que mais vale a pena que tenham o selo PROCEL.
A eficiência energética de um refrigerador residencial é medida fundamentalmente em função de sua capacidade, mas existem diferenças de nível se o sistema possui freezer combinado ou é um sistema de uma porta somente com compartimento gelado.
É bom lembrar que, do ponto de vista energético, não vale a pena ter um refrigerador uma porta e um freezer como dois equipamentos separados quando é possível ter ambos em um único equipamento.
A classificação, para qualquer eletrodoméstico, vai de A a G, sendo o nível A o mais energeticamente eficiente e o G o de maior consumo da categoria. Observe a seguir um exemplo auto explicativo da etiqueta:
Todos os documentos foram obtidos na web ou enviados pelos nossos colaboradores. Caso algum material que esteja aqui viole direitos de terceiros, envie um email para podermos retirar. Não nos resposabilizamos por qualquer conteúdo ou violação a direitos de terceiros.