Consumo consciente e economia de energia, estas são as palavras de ordem para o mundo atual. Enquanto alguns se preocupam com a preservação do meio ambiente, outros querem mesmo é reduzir os gastos financeiros. Seja qual for a sua motivação, o importante é saber que ter atenção a pequenos detalhes podem sim reduzir sua conta de energia elétrica e ainda contribuir para os cuidados com a natureza.
Um bom exemplo de atitude simples que reflete no seu bolso e no mundo é a escolha de aparelhos eletroeletrônicos com o Selo Procel.
O sistema de certificação do Selo Procel é similar às notas escolares: após uma série de avaliações pelos órgãos competentes o aparelho em questão recebe um conceito que varia da letra ‘E’ à letra ‘A’. Considerando a letra ‘E’ como pior colocação e a letra ‘A’ como primeiro lugar, ou seja, os aparelhos com Selo Procel ‘A’ são os que consomem menos energia.
Instituído pelo pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – coordenado pelo Ministério de Minas e Energia –, em 1993, o Selo Procel é concedido aos equipamentos com melhor índice de eficiência energética. Com isso, espera-se que o consumidor possa, no ato da compra, comparar o consumo de energia de diferentes marcas e modelos.
A escolha de um aparelho certificado com o Selo Procel na categoria ‘A’ pode representar uma redução de 15% no consumo de energia elétrica em relação a um modelo mais antigo. E essa diminuição é refletida no orçamento familiar.
Aprenda a calcular o consumo dos equipamentos que você tem em casa e compare. O primeiro passo é conhecer a potência do aparelho. Normalmente, esta informação está disponível no manual do produto, fornecido pelo fabricante. Efetue então, o seguinte cálculo:
Potência do Equipamento W x Número de horas utilizadas x Número de dias de uso mês ÷ 1000 = Consumo Médio Mensal
Multiplique o resultado obtido (Consumo Médio Mensal) pela tarifa cobrada pela concessionária de energia da sua região, e identifique o valor gasto em reais com este eletrodoméstico.
Exemplo: uma secadora de roupas de 3500 Watts de potência, funcionando 1 hora por dia, 12 dias no mês, terá um consumo médio mensal de 42,0 Kwh. Supondo que a concessionária da sua localidade cobre cinco centavos por Kwh, você pagará R$ 2,10 pela utilização mensal da secadora. Soma-se a este o valor dos impostos, taxas de transmissão de energia e o consumo médio mensal dos demais aparelhos presentes na sua residência – chuveiro, TV, ferro de passar, geladeira, som, computador... – e o gasto será bem mais alto do que o esperado.
Esteja atento na hora da compra e dê preferência aos produtos com boa avaliação pelo Selo Procel.
Todos os documentos foram obtidos na web ou enviados pelos nossos colaboradores. Caso algum material que esteja aqui viole direitos de terceiros, envie um email para podermos retirar. Não nos resposabilizamos por qualquer conteúdo ou violação a direitos de terceiros.