A Latina tem como missão produzir e comercializar eletrodomésticos com qualidade nos produtos e serviços, a preços competitivos que garantam a satisfação dos clientes, e com lucratividade que garanta a satisfação dos acionistas, como também o desenvolvimento e o crescimento da Latina. A marca Latina é formada por dois elementos: a palavra Latina grafada em tipologia própria e característica, chamada tecnicamente de "logotipo". Ao lado do logotipo há um símbolo representando o mapa estilizado da América do Sul, dentro de uma elipse representando, de forma simbólica, o globo terrestre.
Instalações
A Latina conta com duas plantas industriais distribuídas estrategicamente pelo Brasil, fazendo com que os seus produtos cheguem mais rapidamente a qualquer ponto do país.
No ano de 2002, a Latina S.A. adquiriu nova sede, dobrando sua capacidade de produção. A nova unidade representa uma significativa expansão na operação da empresa, além de permitir a instalação de novas linhas de produtos, proporcionando crescimento no quadro de colaboradores na área industrial, novos laboratórios, maior flexibilidade logística, mais conforto ambiental e melhor organização gerencial, através de melhor distribuição das unidades de compõem a empresa.
A matriz da Latina conta com 17.000 m2 distribuídos em: Unidade de Manufatura, Centro Administrativo, Centro Tecnológico, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, Áreas de Apoio para RH, Área Social e as instalações da Latinatec.
Endereço GPS:
22 02`11.30"S
47 51`56.83"W
Filial Recife
Inaugurada em junho de 2004, a fábrica de Recife visa atender a demanda de todos os estados, desde a Bahia até o Ceará.
Comércio Exterior
A Latina, exporta hoje cerca de US$ 2 milhões por ano para mais de nove países, dentre eles: Venezuela, Paraguai, Uruguai, Argentina, Portugal, França, alguns países da África e Caribe. Nossos produtos atendem a todas as exigências internacionais para assegurar sua qualidade e a segurança do consumidor final.
Além de exportação, a Latina mantém relações comerciais com cerca de 16 países, através de importação e prestação de serviços. Para entrar em contato com a nossa área de Comércio Exterior, ligue para (16) 3375-9521 ou envie um e-mail (thais@latinanet.com.br)
Histórico
1994
Planejada para atender um segmento específico de mercado, a Latina sempre teve como objetivo produzir eletrodomésticos de alta qualidade a preços competitivos. Contando com uma equipe formada por técnicos e engenheiros com grande experiência no mercado de lavadoras de roupas, a Latina, após meses de sucessivos estudos e pesquisas, desenvolveu os projetos piloto Bianca e Single.
A estratégia de implementação destes produtos no mercado tinha como objetivos validar sua aceitação bem como conhecer profundamente o perfil e as necessidades do público dos produtos Latina.
1995
A partir de Janeiro de 1995, com um investimento de US$ 2 milhões e capacidade para produzir 300.000 peças, a Latina inicia a produção de lavadoras semi-automáticas da marca PLENNA, adequadas ao perfil do consumidor Latina.
1996
Diversificando a sua linha de produtos, a Latina lança a linha Plenna focando 2 segmentos distintos: lavadoras semi-automáticas e tanquinhos.
Apresentando crescimento contínuo, a empresa amplia seu mix de produtos, oferecendo ao mercado a secadora centrífuga Plenna 3200, resultado da primeira parceria internacional da empresa.
1997
Buscando seu espaço com visão de futuro, a Latina abre seu capital e passa a contar com o BNDESpar como um de seus acionistas, permitindo à empresa projetar a continuidade de seu crescimento de forma sustentável.
Mantendo sua postura agressiva, a Latina remodela sua linha de lavadoras semi-automáticas, agregando novas características e programas além de abrir novos mercados exportando diversos produtos. A Latina ainda amplia sua rede de assistência técnica prestando serviço para outros fabricantes e/ou importadores de eletrodomésticos.
Essa postura agressiva permitiu que a Latina em 1997 tivesse um crescimento de 12% em relação a um mercado que retraiu 10% no mesmo ano.
1998
Em 1998 o Grupo Latina começa a ser desenhado. A Latinatec (empresa especializada na prestação de serviços de assistência técnica de produtos fabricados pela Latina) passa a ser uma empresa independente da unidade industrial, permitindo que cada uma das empresas passasse a ter foco na sua operação.
Buscando ampliar ainda mais seu mix de produtos, a Latina lança a linha de bebedouros refrigerados Plenna Acqua desenvolvidos para atender os mercados residencial e comercial.
Como conseqüência de suas ações no ano de 1998, a empresa consegue um crescimento de 31% em relação a um mercado que retraiu 12%, apresentando um crescimento ainda mais expressivo durante o ano.
1999
Confiante na qualidade de seus produtos, a Latina passa a oferecer a maior garantia do mercado no segmento de lavadoras: 3 anos de garantia total.
Neste mesmo ano, a empresa lança sua nova centrífuga, totalmente nacional, com inovador e exclusivo sistema anti-vibração. A Secadora Centrífuga Plenna Secc Timer torna-se, em pouco tempo, um verdadeiro sucesso com vendas três vezes superiores ao projetado.
2000
Após inauguração da LatinaSul em 1999, a Latina passa também a atuar no nordeste através de parceria estabelecida com a Aerotec (www.aerotec.com.br), permitindo a Latina otimizar sua estrutura logística e operacional.
Com o objetivo de aumentar sua participação no segmento de bebedouros refrigerados, a Latina lança, em Dezembro, os bebedouros refrigerados 3.3, inteiramente desenvolvidos e produzidos pela empresa.
2001
Resultado da qualidade de seus produtos e excelência operacional, a Latina chega a marca de 1.000.000 de produtos vendidos. Durante o ano de 2001, em função do sucesso do Bebedouro Refrigerado 3.3, a Latina lança uma versão do produto com maior capacidade de refrigeração: o Bebedouro Refrigerado 5.5, contribuindo para a consolidação da Latina neste segmento.
Neste ano também é lançado o Renovador de Ar. Solução inovadora em ventilação de ambientes.
2002
Acompanhando o crescimento da empresa, a Latina inaugura sua nova unidade fabril em São Carlos/SP, com 17 mil m2 e capacidade inicial para produzir 600.000 produtos por ano.
O sucesso da Latina com seus bebedouros refrigerados direcionaram os esforços da empresa para o lançamento de linha de Purificadores de Água e da linha H&C (Hot & Cold), a única do mercado a oferecer água quente e fria no mesmo equipamento.
Neste ano também, a Latina atinge a marca de 400 mil produtos fabricados em um único ano.
2003
Buscando sempre se antecipar os movimentos do mercado e manter sua liderança de produtos, 2003 foi marcado pelo lançamento de vários produtos incluindo a remodelagem de toda a linha de lavadoras.
Lançamentos 2003:
Os novos modelos - LS 20AR; LS 20A; LS 5A; LS 5M – apresentam grandes diferenciais competitivos em relação à concorrência:
• Novo Design
• Filtro para fiapos em toda a linha
• Visor na tampa com vidro temperado(20AR, 20A, 5M e 5A)
• Pés reguláveis redimensionados
• Dispenser para sabão (modelos LS20A e LS20AR)
• Turbo Impeller e o novo agitador reversível Vortex Wash (modelo LS20AR)
• Centrífuga CX 13: com gabinete em inox e timer programável de até 15 minutos.
• Bebedouros e purificadores de água "Vitro".
2004
Evolução e adaptação as necessidades de mercado. Essas são características marcantes dentro da Latina que completa 10 anos de existência, sempre em busca da liderança de produto. Por esse motivo, o ano de 2004, foi marcado dentro da empresa por uma completa renovação de sua linha de produtos.
Oferecendo opções diferenciadas e a maior linha de lavadoras do mercado, com dez modelos distintos, a Latina apresenta aos seus consumidores três linhas de máquinas de lavar:
• Lavadoras Linha LX: Economia e praticidade na linha básica da Latina, com três modelos a sua disposição: LX 4.0, LX 4.5 e LX 4.5E.
• Lavadoras Linha LE: A linha Standard da Latina apresenta três modelos com o melhor custo/benefício do mercado: LE 4.6, LE 4.6M e LE 4.16A.
• Lavadoras Linha LS: Lançada em 2003, a linha luxo da de máquinas de lavar da Latina são as mais completas da categoria, com 4 diferentes modelos: LS5M, LS5A, LS20A, totalmente renovada, e a nova LS 32RE.
Para completar o crescimento da família de produtos para a sua área de serviços, a Latina lançou as Secadoras Centrífugas: SC 13 e a SC 13X. Produtos que representam uma evolução da antiga linha de centrifugas, testados e aprovados em pesquisas com consumidores.
A linha de bebedouros e purificadores também passou por uma reformulação visual e, dentro de sua linha de bebedouros, a Latina passou a oferecer produtos exclusivos para atender as necessidades de estabelecimentos comerciais, através da linha Office.
2005
O ano de 2005 iniciou-se com o lançamento da revolucionária linha de bebedouros e purificadores de água ELECTRONIC que rapidamente aumentaram a participação da empresa neste mercado em franco crescimento. No segmento de lavadoras, a Latina consolidou sua posição entre as melhores empresas do setor, através do Programa Brasileiro de Etiquetagem, em que obteve nota "A" em eficiência energética para todas as suas lavadoras, segundo critérios do INMETRO.
Como resultado, o ano se encerrou com recordes históricos de vendas, conquistas de novos clientes e com a Latina sendo agraciada no prêmio SESI de qualidade no trabalho.
2006
A Latina se aproxima da marca de 3 milhões de produtos vendidos.
Conquista o prêmio Procel para sua lavadora e passa a fornecer tecnologia também para outras marcas de eletrodomésticos. Lança a secadora centrífuga SEKA, com uma série de aperfeiçoamentos tecnológicos.
Neste ano, o purificador de água Latina Electronic é selecionado para a Bienal Brasileira de Design e indicado ao IF Design Awards, o maior prêmio de design do mundo.
Encerrando o ano com chave de ouro, a Latina inaugura um novo capítulo em sua história, com o lançamento de uma revolucionária linha de ventiladores de teto “Premium”, imediatamente indicada para o IF Design Awards.
2007
O ano foi marcado por um acentuado crescimento na participação da Latina Eletrodomésticos no mercado de bebedouros e purificadores de água, e para ampliá-lo ainda mais, a empresa lançou o primeiro purificador da categoria a oferecer 5 estágios de tratamento de água: PURIFIVE.
Além do crescimento em vendas e participação de mercado, a Latina também teve seu trabalho reconhecido através de inúmeros prêmios, com destaque para: Salão Design Casa Brasil 2007, IF Product Design Award 2007 / 2008 e Prêmio CNI.
Website: www.latinanet.com.br