A história de J. Ryal - "Fornos e Fogões Layr", tem como berço a então pequena e interiorana cidade de Jundiaí, no Estado de São Paulo, terra natal de seus sócios fundadores os irmãos Julio Roberto Ryal e Henrique Ryal, descendente de imigrantes espanhóis.
O inicio desta conceituada industria fundada em 18/abril/1941 se deu com a fabricação de ventuinhas que eram usadas nos motores a gasogênio utilizados durante a Segunda Guerra Mundial.
Após pesquisas, estudos e muito trabalho eles iniciaram a fabricação de fornos e fogões elétricos, sendo os pioneiros nesse setor no Brasil. Nesta mesma década o setor administrativo da empresa foi transferido para São Paulo– Capital mais precisamente no bairro do Canindé, permanecendo a unidade fabril em Jundiaí.
Os primeiros fornos e fogões elétricos eram dotados de resistências elétricas em espiral e em sistema de cabo com plugs controladores da intensidade de calor.
O 1º forno nacional de fabricação J. Ryal – Layr – foi denominado forno Standard. Como atualmente, era todo fabricado em aço inoxidável, sendo que até hoje, passados mais de 65 anos ainda existem unidades em funcionamento.
Com o decorrer dos anos, mudanças e avanços tecnológicos foram introduzidas nas linhas de montagem, onde os fornos foram dotados de termostato, chaves controladoras de calor, lâmpada interna, relógio, recebendo denominações diversas tais como: forno Semi-automático, Automático de Luxo, Super Automático e Brasília. Surgiu nesta ocasião a produção de fornos industriais, também totalmente am aço inoxidável, ainda em perfeito funcionamento atualmente.
Já no final do século XX o comando da empresa passou para as mãos da geração seguinte dando seqüência a filosofia de seus fundadores, onde o trabalho, a honestidade, a tecnologia e a qualidade dos produtos constituem a marca registrada da empresa.
Atualmente uma nova unidade fabril se encontra em pleno funcionamento na cidade de Mogi-Mirim, interior do Estado de São Paulo.
Seguidores de uma evolução constante, novos modelos de fornos, fogões elétricos de mesa com uma ou duas bocas, churrasqueiras elétricas, fogão semi-industrial, fornos e fogões à gás e churrasqueira à carvão foram lançados.
Os fogões elétricos são em aço inoxidável, assim como o tampo do fogão à gás e os fornos elétricos e à gás. No tocante aos fornos, temos também fornos brancos com pintura eletrostática e aos fogões à gás semi-industrial, com tampo esmaltado.
Nos produtos Layr a tradição e a qualidade fazem a diferença.
Fornos Elétricos
Os FORNOS ELÉTRICOS LAYR são providos de resistências tubulares, que geram raios infravermelhos, os quais não representam nenhum dano a saúde e assam os alimentos de forma similar ao fogo/carvão, ou seja da maneira mais natural. Sendo assim, os alimentos são sempre assados de fora para dentro, proporcionando assados perfeitos e não ressecados. Além desta vantagem, os FORNOS LAYR são dotados de controle independente do aquecimento superior e inferior, permitindo um controle total de qualidade do assado e dourando/tostando ou gratinando da maneira que mais convenha ao usuário.
Somente nos FORNOS ELÉTRICOS LAYR os pães, pizzas, pães de queijo e outras massas, são feitos crocantes e tostados. Outros alimentos, introduzidos à culinária brasileira por imigrantes árabes, italianos, portugueses, japoneses etc, tais como quibe assado, esfiha, bacalhoadas, lazanha, tomate seco etc, também são feitos de maneira incomparável no FORNO ELÉTRICO LAYR. Os FORNOS LAYR da linha LUXO, CRYSTAL, EXCLUSYVE e JADY estão dimensionados para assadeiras de tamanho nº 03 retangular ou de 35cm de diâmetro.
Fogões Elétricos
Os FOGÕES ELÉTRICOS LAYR, 01 e 02 bocas tem dimensões adequadas aos pequenos espaços, são leves, de fácil manuseio e de rápido aquecimento. No calor mínimo o alimento permanece aquecido pelo tempo desejado. Os FOGÕES ELÉTRICOS LAYR, foram projetados como uma solução segura e alternativa à outros tipos de fogões, e por suas dimensões técnicas é adequado para cozinhas, escritórios, apart-hotéis, flats, lojas, degustação em supermercados e locais onde se restringe a utilização do gás de cozinha.
Churrasqueiras Elétricas
AS CHURRASQUEIRAS ELÉTRICAS LAYR foram dimensionadas para utilização em apartamentos, escritórios e outros ambientes onde não é possível o preparo de um churrasco tradicional a base de carvão. Não produz fumaça e substitui as frituras no dia a dia de sua cozinha, tornando sua alimentação muito mais saudável, sendo ideal para grelhados de carnes e peixes. Por sua facilidade de limpeza e praticidade, mantém sua cozinha limpa durante o preparo dos alimentos.
Forno à Gás Gold
O FORNO LAYR A GÁS GOLD, é um forno projetado para atender ao consumidor que necessita em sua casa, sítio ou fazenda de um forno auxiliar em sua área de lazer, junto a sua churrasqueira. O forno a gás também é intensamente utilizado em "vans" que comercializam sanduiches e refeições rápidas.
DICAS
GARANTIA
Os fornos LAYR tem um ano de garantia. Em caso de qualquer problema técnico em nossos produtos, procure sempre um Posto de Assistência Técnica, mais próximo a sua localidade, contudo para que a garantia tenha validade é necessário:
a) Que o forno somente tenha sido usado segundo as instruções que constam no manual.
b) Que o forno não tenha sido aberto, violado ou reparado por pessoa ou firma NÃO AUTORIZADA PELA FÁBRICA.
c) Apresentar a NOTA FISCAL ou CÓPIA ao procurar a Assistência Técnica.
A INOBSERVÂNCIA DESTAS CONDIÇÕES, EXIME A FÁBRICA DE QUALQUER RESPONSABILIDADE.
Importante:
O transporte do produto até o Posto de Assistência Técnica, onde será efetuado o conserto, será por conta e risco do Consumidor, já que esta garantia não cobre consertos ou visitas técnicas ao local onde o produto será instalado. Eventuais visitas técnicas, desde que oferecidas pelos Postos Autorizados LAYR, serão pagas pelo consumidor.
Ficam excluídos desta garantia, os seguintes casos:
• Os eventuais defeitos decorrentes do desgaste natural do produto, negligência e/ou mau uso do produto por parte do consumidor.
• O produto que for ligado em voltagem diferente da especificada pela fábrica.
• O produto que não for utilizado em serviço doméstico regular.
• Danos ocasionados no transporte, quer por empresa transportadora ou por quem vier a fazê-lo.
• Utilização de peças, componentes e/ou acessórios não recomendados pela J. RYAL & CIA. LTDA.
Limpeza e Manutenção:
• Efetue a limpeza com o forno frio e desligado.
• Para a câmara inferior em aço inoxidável limpar com pano úmido ou esponja, com detergente e/ou Sapólio. No caso de manchas de gordura, recomenda-se a utilização de um "Limpa-Forno", a utilização deste produto não deve ser frequente, mas sim esporádica, quando a câmara interna estiver muito respingada de gordura.
A aplicação do "Limpa-Forno" deve obedecer os seguintes procedimentos:
• Utilizar sempre luvas de borracha, quando manusear produtos do tipo "Limpa-Forno".Instalações Elétricas:
Para o bom funcionamento dos produtos LAYR, sugerimos:
• Verificar na etiqueta de identificação, colada na parte traseira de seu forno, se a voltagem é 110 ou 220V. A voltagem também esta indicada por uma etiqueta amarela (110V) e vermelha (220V), colada ao cabo de energia próximo ao plug.
• Fio Terra - na parte traseira do forno encontra-se um terminal que deverá ser ligado ao terra, conforme as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.
• Disjuntor/fusível e fiação - para os fornos na voltagem 110V, usar disjuntor ou fusível de 30 ampéres, e para os fornos 220V usar disjuntor ou fusível de 20 ampéres. A fiação da rede elétrica, onde será instalado o forno deverá ser de fio 12 AWG ou 2,5mm².
• Não ligue simultaneamente outros eletrodomésticos na tomada na qual será ligado o Forno Elétrico LAYR. Não use adaptadores tipo "Benjamim".
Recomendações Gerais:
• Nunca coloque nada diretamente sobre as resistências inferiores e sim sobre a prateleira
• Evite abrir a porta constantemente, afim de reduzir as perdas de calor.
• Nunca limpe a porta com o forno quente e use somente limpa vidros ou alcóol.
OBS: Nunca colocar o forno em locais sujeitos a respíngos de água fria; se o vidro estiver quente poderá ocasionar o seu estilhaçamento
SEGREDOS DE COZINHA
1) Para saber se o pão ou rosca já estão devidamente crescidos, coloca-se uma bolinha da massa em um copo de água fria ao enrolar. Quando a bolinha subir à tona, está na hora de assar o pão ou rosca.
2) Para conservar a mandioca sempre fresca depois de apanhada, descascá-la e deixar numa vasilha inteiramente mergulhada em água.
3) Para amadurecer caquis, por numa caixa um pouco de carbureto enrolado em jornal e colocar os frutos por cima.
4) Para engrossar o caldo do feijão, basta adicionar uma xícara de água fria depois de seca a primeira água.
5) Para não encharcar o bolinho frito, por umas gotas de vinagre na massa.
6) Para o arroz ficar solto, por umas gotas de limão na água em que estiver cozinhando.
7) Para diminuir a baba do quiabo, pingar umas gotas de limão, ou adicionar-lhe uns pedacinhos de tomate.
8) Para tirar o sal do bacalhau, juntar um pouco de fubá à água em que ficar de molho. Deixando-o de molho dois ou três dias, o bacalhau volta a seu estado natural reidratado.
9) Para as passas não descerem ao fundo dos bolos e pudins, passá-las em farinha de trigo, ou pô-las de molho em vinho.
10) Para amaciar a carne, banhá-la com caldo de abacaxi. O leite das folhas de mamoeiro fazem o mesmo efeito.
11) Para a clara em neve crescer mais depressa, acrescentar uma pitada de sal ao bater.
12) Para a omelete ficar mais leve, não bater muito, juntar aos ovos uma pitada de açúcar juntamente com uma colher de leite ou água morna.
13) Para reviver hortaliças murchas, mergulhá-las em água bicarbonatada, conservando-as depois em lugar escuro.
14) Para retirar de um bolo a parte queimada, passar-lhe levemente um ralo depois de esfriar.
15) Para que as nozes saiam inteiras da casca, deixá-las algum tempo de molho em água morna.
16) Para fritar toucinho, aproveitando-o ao máximo, adicionar-lhe uma colher (de chá), de bicarbonato.
DICAS PARA GASTAR MENOS GÁS NA HORA DE COZINHAR
• Sempre que for possível, mantenha as panelas tampadas durante o cozimento, para que o calor seja melhor aproveitado e o tempo de preparação menor.
• Não deixe que as chamas escapem pelas laterais das panelas. Reduza as chamas de modo a que fiquem inteiramente cobertas pelas bases das panelas.
• O diâmetro mínimo das panelas, recipientes em geral, que podem ser usados sobre as grades (trempes) deve ser de 120 mm. • Depois que a água começar a ferver abaixe o fogo do queimador.
• Substitua, se puder, a panela convencional pela de pressão.
• Use panelas de tamanho adequado para a quantidade de alimento que você for cozinhar.Quanto maior o tamanho da panela, maior será o tempo necessário para o seu aquecimento, e conseqüentemente, do alimento.
DICAS PARA OS CHURRASQUEIROS
• Antes de começar o churrasco, forre a cuba da churrasqueira à carvão com papel alumínio ou tijolo refratário, assim você protege a cuba, aumenta sua durabilidade e facilita na hora da limpeza.
• Não jogue água na churrasqueira ainda quente, pois provoca muita fumaça.
• Não deixe para outro dia a limpeza de sua churrasqueira, pois a gordura ficará mais difícil de sair.
• Quando retirar a carne do refrigerador, espere que perca todo o gelo e alcance a temperatura ambiente antes de levá-la ao fogo.
• Para temperar a picanha, o sal grosso é o ideal, porém, cortes suínos como: lombo e a costela o sal fino é o mais recomendado. Alguns churrasqueiros preferem usar sal fino para a alcatra e a maminha, pois acreditam que ressalta o sabor dessas carnes.
• Se o carvão que utilizar para o churrasco estiver úmido, demorará a pegar fogo, atrasando seu churrasco, para que isso não ocorra, dê-lhe um banho de sol, isto é, coloque-o para tomar um pouquinho de sol, o que o deixará sem umidade e prontinho para acender e assar seu churrasco.
• Para amolecer a carne, passe suco de abacaxi e deixe em descanso por uma hora. O leite das folhas do mamoeiro faz o mesmo efeito.
• Para acender a brasa com segurança, devemos evitar o uso do álcool líquido ou qualquer outro combustível líquido. Esses produtos se espalham com facilidade podendo provocar graves queimaduras. É sempre aconselhável a utilização somente de álcool em gel ou sólido, que são menos inflamáveis, mas eficientes, pois ficam concentrados no local onde estão sendo aplicados, diminuindo o risco de acidentes. Se preferir utilize um acendedor elétrico, que também oferece um bom resultado no acendimento do carvão.
• Contra filé, baby-beef, leitão e peixes ficam mais saborosos se assados na grelha da churrasqueira, os demais cortes, principalmente bovinos, o espeto é ótimo para deixá-los no sabor desejado.
• Substituir a "tábua de carne," de madeira ou plástico por uma de pedra bem lisa, é melhor, pois sua limpeza é mais fácil mantendo livre de contaminação.
• Para fatiar mais facilmente, deixe o assado descansar 10 a 15 minutos depois de retirado do fogo.
• Para saber se o filé está no ponto, pressione o centro da carne com o dedo indicador. Se não resistir à pressão, a carne está mal passada; se resistir um pouco é porque o filé está no ponto, mas, se a carne resistir muito à pressão, é sinal que está bem passada.
• Se você congelou a carne, ela vai soltar uma "água" vermelha ao ser descongelada. Não jogue fora esse líquido, pois ele contém proteínas importantes para o organismo. Aproveite-o no molho da própria carne.
Website: www.layr.com.br