(Mondial, Clean, Eletrônicas)
Todas as máquinas Brastemp das linhas Mondial, Clean, Eletrônica (todos os tipos) são praticamente iguais, por isso, desenvolverei um só documento e poderá ser posteriormente alterado por causa de algum detalhe especifico.
A primeira coisa a ser feita ao se trabalhar com essas máquinas é retirar totalmente a sua tampa fixa. Devem ser retirados os cabos e a mangueira do pressostato. Não dá nenhum trabalho e evita que se estrague a tampa que custa muito caro.
O chapéu do agitador sai facilmente com auxilio de uma espátula (ele é preso nas eletrônicas com muita pressão e quem não sabe exatamente como ele sai tem alguma dificuldade).
O agitador das eletrônicas sai muito facilmente (e preso por um parafuso
O agitador das máquinas Clean e Mondial, são bem difíceis de sair, devido ao fato de serem mais velhas e estarem expostas a mais tempo às agressões dos agentes químicos (sabão, água, amaciante). Há um parafuso por fora, no corpo do agitador (allen 5/32” ou sextavado 5/16” , que deve ser totalmente retirado.
A partir daí ele estará pronto para sair (teoricamente) bastando ser puxado para cima. Como ele estará muito agarrado, a sugestão e que seja enfiada uma cordinha fina através das aletas do agitador fazendo um laço que possa ser puxado por cima da máquina (dando “trancos”).
Deve ser jogado bastante água fervente dentro do agitador para que o plástico amoleça um pouco e facilite a retirada.
Para retirar o cesto é necessária a ferramenta chamada “sacacesto”. Sem ele é muito difícil se conseguir reterão (não é impossível...). Há um parafuso
O sacacesto tem, em sua parte cilíndrica, duas saliências que devem estar perfeitamente alinhadas com os dois rasgos que tem o suporte do cesto (às vezes é preciso limpar bem o suporte para ver os dois rasgos). Se não for bem colocado pode estragar o suporte do cesto. Os parafusos de freno (allen 5/32”) dever ser muito bem apertados, para que a ferramenta não escorregue.
Depois de retirado o cesto, deve se retirar tudo o que restou (o tanque com toda a parte mecânica por baixo) de dentro do gabinete. Na verdade, retira se as varas de suspensão das castanhas superiores e retira se o gabinete por cima (é mais fácil). Antes deve se retirar todos os pontos onde o chicote de cabos é preso ao gabinete, e os fios da bomba d'água e a mangueira da mesma.
Retirado o tanque do gabinete, todo o trabalho de desmontagem a partir de agora deve ser feito com o tanque de “cabeça para baixo”. Você estará vendo: o motor , a polia, o armador do freio, etc. Retire o motor para limpeza ou substituição de rolamento (se for o caso). Comece a desmontagem pela polia, seguindo para o came externo e seus componentes (é a peça de plástico que fica sob a polia) retire tudo, inclusive o anel elástico (trava).
Retire o suporte do motor da caixa de engrenagens com o auxilio de um saca polias, (a sugestão para quem não tem saca polias é que desmonte a caixa de engrenagens, retirando os oito parafusos que prendem a parte metálica da caixa à parte plástica. Não se enxerga os parafusos dessa posição, mas são facilmente retirados com uma chave de boca de ¼ “). Vai vazar o óleo mas isso tudo é sucata mesmo Você ficara com o suporte do motor e uma parte da caixa de engrenagens nas mãos daí é só bater que ela sai e o suporte fica somente com o rolamento antigo. Esse rolamento não sofre muita agressão mas não se deve perder a oportunidade de substituí-lo.
Ao se retirar o suporte do motor você estará vendo apenas o que restou da caixa de engrenagens (tubo de centrifugação), a banda de freio e o armador do freio. Agora vem a pior parte. A caixa de engrenagens já estará solta, pronta para sair e presa apenas pelo rolamentos pelo oxidação. Deve então ser retirado o suporte do tanque, que cairá facilmente trazendo o conjunto de engrenagens e o retentor velho. Tirando o suporte do tanque, o resto é sucata.
Você deve arrumar uma maneira de retirar as peças do suporte. A sugestão para quem não tem as ferramentas é que serre o tubo da caixa de engrenagens , bem abaixo do rolamento do suporte do tanque coloque o suporte do tranque sobre o tubo com o diâmetro um pouco maior que o do rolamento, e que se bata por cima com um eixo diretamente sobre o rolamento ou com uma marreta diretamente no tubo. Limpe as peças que vão ser reutilizadas e faça a montagem das mesmas.
Monte pela ordem:
1 Rolamento no suporte do tanque
2 Retentor no suporte do tanque
2.1 Ao se colocar o retentor novo, deve se tomar especial atenção ao lubrificante (graxa branca). O retentor já vem com uma quantidade de graxa, mas a quantidade não é suficiente até porque durante o manuseio às vezes perde se um pouco dela. Você não perde por colocar bastante graxa por dentro do retentor, e também no tubo (na hora de introduzi-lo no retentor. Use sem medo de cometer exagero. A graxa branca é usada porque ela é recomendada para aplicações onde o nível de exigência é maior que o usual. Ela resiste à água quente, soluções aquosas alcalinas, ácidas e seus vapores. Indicada para aplicações onde há presença de umidade,
3 Suporte do tanque no tanque
4 Banda de freio juntamente com o armador
5 Caixa de engrenagem
6 Suporte do motor já com rolamento novo
7 Anel elástico(trava)
8 Mola, anel deslizante, Came articulado, Came externo e polia
Só depois que tudo estiver completo na parte de baixo, o tanque devera ser recolocado no gabinete da maquina. Na hora de recolocar o cesto, deve se prender a cunha com seu parafuso sem se apertar, só depois que o cesto estiver em sua posição definitiva esse parafuso devera ser totalmente apertado.Esse documento devera receber modificações ao longo do tempo.
Obs.: não deixe de substituir a caixa de engrenagens completa. Não vale à pena a substituição de partes dela. Compre rolamentos da melhor qualidade que encontrar. Os rolamentos são especiais para resistir à umidade, não são rolamentos comuns. O retentor deve ser original.
Relação de peças Brastemp mondial, Baby mondial, Clean, e todos os modelos eletrônicas (com ressalvas)
1 Parafuso
2 Motor
3 Polia
4 Arruela
5 Mola
6 Came externo
7 Anel deslizante
8 Came articulado
9 Polia
10 Porca
11 Correia
12 Pino
13 Solenóide freio
14 Armador freio
15 Banda freio
16 Retentor do eixo
17 Parafuso
18 Tubo de centrifugação
19 Eixo do agitador
20 Engrenagem planetária
21 Eixo de entrada
22 Caixa de engrenagens
23 Suporte do motor
24 Arruela dentada
25 Parafuso
26 Anel elástico
27 Arruela
28 Parafuso
29 Anel do tanque
30 Anel hidro compensador
31 Parafuso
32 Parafuso
33 Cesto
34 Suporte
35 Parafuso
36 Retentor
37 Tanque
38 Suporte do tanque e do rolamento
39 Capacitor
40 Suporte do capacitor
41 Parafuso
42 Arruela prato
43 Vara de suspensão
44 Apoio superior (castanha superior)
45 Tirante
46 Apoio inferior
47 Suporte do filtro
48 Filtro
49 Agitador
50 Parafuso
51 mangueira de transbordamento
52 Mola do freio
53 Parafuso
54 Parafuso
55 Contrapeso
56 Mola
57 Tampa superior
58 Haste do filtro
59 Dispenser
60 Caixa de engrenagens completa
61 Cunha