Um entrave para o sucesso dos televisores 3D é a aversão que boa parte dos telespectadores tem ao uso dos óculos especiais.
Imprescindível para receber o conteúdo em três dimensões, o acessório quase sempre é recebido pelos usuários como um incomodo.
Na busca para encontrar uma solução plausível para a resolução do problema, empresas como Toshiba, LG e Philips investem no desenvolvimento de televisores capazes de exibir conteúdo em 3D sem o uso de óculos.
Nos últimos dois anos, a japonesa Toshiba foi a empresa que mais se destacou nesse campo. Em 2010, a empresa colocou à venda na Ásia o GL1, um televisor com tela de 20 polegadas com a inscrição "glassless 3D", ou seja, capaz de exibir imagens em 3D sem o uso de óculos.
O televisor Toshiba Regza 55X3, com tela de 55", exibe imagens em 3D sem exigir o uso de óculos especiais
O GL1 foi inclusive apresentado no Brasil, mas não chegou a ser comercializado oficialmente no país. A tela pequena e o valor exorbitante (aproximadamente R$ 20 mil) transformaram o aparelho em um sistema mais próximo do experimental do que voltado ao uso comercial.
Em janeiro de 2011, a mesma Toshiba apresentou o modelo ZL2, espécie de sucessor do GL1 e que acabou rebatizado como Regza 55X3. O novo aparelho possui tela de 55 polegadas capaz de exibir imagens com até 3.840x2.160 pixels --resolução conhecida como Quad Full HD.
A alta definição do display é imprescindível porque, durante a reprodução em 3D, a qualidade da imagem é reduzida para 1.280x720 pixels. Para processar as imagens exibidas pelo aparelho, a Toshiba equipou o Regza 55X3 com um processador de oito núcleos chamado Cevo.
A tela do Regza 55X3 é capaz de exibir imagens de ângulos ligeiramente diferentes. Com ajuda da tecnologia chamada barreira de paralaxe, cada imagem é enviada para um dos olhos do telespectador, que consegue ter a sensação de profundidade característica do 3D. O sistema possui um dispositivo que escaneia o ambiente para identificar a posição dos telespectadores e, a partir disso, direcionar as imagens em 3D.
As imagens em três dimensões exibidas pelos aparelhos "glassless 3D" não saltam para fora da tela como nas tecnologias 3D com óculos. Ao contrário, elas ganham profundidade, como se estivessem sendo observadas a partir de uma janela.
A tecnologia ainda não é capaz de oferecer um ângulo de visão muito amplo, mas já permite que o telespectador realize pequenos movimentos para os lados sem perder o efeito 3D.
A Toshiba anunciou que o Regza 55X3 com tela de 55 polegadas será lançado na Ásia e em alguns países da Europa por cerca de € 9 mil.
Fonte: https://www.folha.com.br