Quedas, mergulhos acidentais e má conservação são as principais causas de danos a câmeras fotográficas, sejam elas digitais ou não. E como todo fotógrafo amador e entusiasta deve saber, uma boa manutenção da câmera começa pela limpeza eficiente e segura das lentes. Por se tratar de uma das partes mais delicadas de qualquer equipamento fotográfico, informações desencontradas podem levar a muitas dúvidas entre os proprietários de máquinas. Veja abaixo alguns conselhos a serem seguidos antes de limpar as lentes de sua máquina fotográfica.
O procedimento inicial recomendado para qualquer tipo de lente é remover todas as partículas de pó. Isso pode ser feito utilizando-se um pincel macio (como aqueles usados pelos maquiadores) ou com o auxílio de um blower, uma lata de spray de ar comprimido. No caso do uso de um blower, mantenha a lata a uma distância de 10 centímetros ou mais da lente, para que a pressão do jato de ar não seja excessiva. Essa pré-limpeza é importante para remover todas as partículas sólidas, como grânulos de poeira e pequenas fibras, que podem causar riscos permanentes se friccionados na lente.
Para remover sujeiras mais persistentes como óleos ou gorduras causados principalmente por marcas de dedos, é recomendável fazer a limpeza em etapas.
Primeiro, tente remover a marca a seco, utilizando lenços de microfibra vendidos em lojas especializadas. Esfregue-o na lente de maneira bastante suave, com movimentos em espiral, depois de ter aplicado o pincel ou blower para retirar a poeira. Pode-se utilizar também cotonetes macios de algodão, com as pontas esticadas de modo a formar um pincel flexível. Se não funcionar, será necessário utilizar soluções de limpeza.
Em geral, não são aconselhados produtos de limpeza doméstica, como limpa-vidros, detergente, álcool hidratado e nem mesmo sachês para limpar lentes de óculos, já que alguns contêm silicone que podem danificar a cobertura das lentes fotográficas. Nunca utilize benzina, tiner de tintas, água ou qualquer mistura caseira. Elas podem causar mais danos que a mera sujeira da lente.
Em lojas especializadas em câmeras fotográficas e lentes, é possível encontrar soluções específicas para este tipo de limpeza, que variam de acordo com o material da lente (acrílico, vidro) e com o tipo de sujeira que se deseja remover. Verifique o manual de usuário da sua máquina para assegurar-se dos produtos que podem ser utilizados.
Existem kits de limpeza de lentes super práticos, que consistem em lenços de microfibra embalados individualmente e embebidos em solução limpadora, capaz de retirar qualquer tipo de sujeira – até mesmo as temidas marcas gordurosas de dedos. Uma vez usada uma unidade, ela deve ser descartada, já que a solução é altamente volátil e evapora por completo em poucos minutos.
É possível encontrar separadamente a solução limpadora em recipientes com conta-gotas. Entretanto, será necessário adquirir à parte também os lenços em microfibra, que são ideais para aplicar a solução nas lentes.
É recomendável, no entanto, que a assistência técnica do fabricante da câmera ou da lente seja consultada em caso de qualquer dúvida quanto à limpeza e se a sujeira ou marca persistirem.
Mofo na lente
Os cuidados que se deve tomar com as lentes em viagens para praia ou cachoeira.
Quem gosta de fotografar cenas variadas, especialmente durante as férias, pode acabar exposto a uma série de condições que danificam equipamentos eletrônicos – especialmente a câmera fotográfica. Não existem vilões piores que a maresia e a umidade para estes equipamentos, e é muito importante saber que cuidados tomar na hora de viajar, para não precisar fazer escala na assistência técnica na volta.
Planeje-se
Se a viagem inclui passeios “molhados”, um planejamento cuidadoso vai evitar que sua câmera fique exposta às intempéries e acidentes sem necessidade.
Com este cuidado, você poderá escolher a melhor capa para sua câmera – seja com tratamento especial anti-UV e anti-mofo, seja capa de chuva ou mesmo 100% impermeável.
Previna-se
Compre silica gel e espalhe em saquinhos no case da sua câmera. Você pode usar isso também no armário onde costuma guardar sua câmera. Mas lembre-se que ela não dura para sempre – quando a coloração da silica passar para rosa, é hora de trocar, ou o seu equipamento ficará desprotegido.
Guarde as lentes, a câmera e demais acessórios em locais arejados e separados, longe da luz. Evite deixá-los dentro do case, pois isso favorece a infiltração da umidade na câmera, mesmo com a proteção da silica.
Arrumando as malas
Veja como você deve transportar sua câmera:
- Coloque a câmera dentro de um saco plástico sem furos;
- Insira um ou mais sachês de silica gel;
- Faça o mesmo com lentes adicionais e outros acessórios;
- Lacre os sacos, tirando o ar de dentro o máximo possível e fechando com elásticos comuns;
- Certifique-se de que a silica utilizada está da cor azul, o que indica que ela está totalmente seca e pronta para uso;
- Acondicione as partes embaladas em sua mala, preferencialmente entre roupas, ou em um case específico.
Protegendo da maresia
Não tem jeito. Regiões litorâneas são bem mais danosas para equipamentos eletrônicos em geral, e isso inclui a sua câmera. Para protegê-la inteiramente, além dos cuidados acima, use sempre sacos estanque (stanching), que é 100% à prova de umidade.
Outros cuidados
Atenção extra com baterias: se a sua máquina usa pilhas, escolha sempre as do tipo alcalina, com maior autonomia e resistência. Após o uso, retire-as imediatamente do equipamento ou acessório, para evitar vazamentos, que podem danificar seriamente sua máquina.
Para proteger objetivas, use um filtro protetor. Componentes extremamente delicados e caros, as lentes precisam ser protegidas contra impactos ou danos causados por grãos de poeira. Utilize sempre um filtro.
Não se esqueça: quando se fala de proteção, economizar não é uma boa idéia. Compre capas, protetores e tudo o que precisar, em boa qualidade. Melhor gastar agora com uma boa capa do que perder a câmera em um acidente qualquer.
Fonte: https://www.magazineluiza.com.br