Aparelhos Eletrônicos

 

Estabilizador de imagens das Câmeras Digitais

Aprenda a usar o estabilizador de imagens da sua câmera digital

Nada pior do que tirar fotos maravilhosas e descobrir, somente na hora da revelação ou ao baixar os arquivos para o computador, que a imagem saiu tremida. O estabilizador de imagens é um recurso essencial para fotógrafos, amadores ou profissionais: sua função é justamente minimizar o borrado nas fotos causado por superfícies instáveis ou por um tremor nas mãos do fotógrafo.

Presente em diversos modelos de câmeras digitais, o estabilizador de imagens pode ser encontrado em máquinas amadoras ou profissionais, de acordo com o fabricante. Existem três tipos: os digitais, os CCD Shift  e os ópticos. Os digitais corrigem o tremido da imagem após seu processamento, gerando fotos de boa qualidade doméstica. No óptico, mais comum em câmeras profissionais, o ajuste é feito diretamente na lente. Os CCD shiftatuam de forma semelhante ao óptico, porém corrigem o foco no próprio sensor da câmera.

 

Conheça melhor as tecnologias de estabilização de imagens

Estabilizador Óptico: foi o primeiro a ser criado, e é mais comum em câmeras profissionais. As máquinas com esse sistema realizam o ajuste nas lentes, mantendo a alta qualidade e corrigindo o foco e tremores antes mesmo da foto ser tirada. Essa tecnologia pode ser encontrada nas linhas de câmeras de marcas tradicionais como a Canon.

CMOS ou CCD shift: presente nas câmeras digitais mais modernas, nessa nova tecnologia, ao invés de haver uma movimentação do sistema óptico, é o sensor da câmera que se movimenta para evitar a trepidação, sem perder qualidade. A Sony é uma das marcas que utiliza este recurso, com a sua tecnologia Super Steady Shot, presente mesmo em máquinas mais voltadas para o uso doméstico. Já a Olympus utiliza uma combinação do desvio de sensor com a tecnologia eletrônica para uma dupla estabilização de imagem.

Estabilizadores eletrônicos ou digitais: muito comuns em câmeras domésticas, geralmente são confundidos com a tecnologia CMOS e CCD Shift, mas o ajuste ocorre no processador de imagem, após a foto ser batida. São perfeitas para o uso casual, corrigindo pequenas falhas causadas por movimento gerando um resultado satisfatório. Marcas como a Olympus incluem esta tecnologia em câmeras multifuncionais, ideais para registrarem os melhores momentos de festas e viagens.

Resultados

As fotos tiradas com estabilizadores de imagens têm um ganho significativo em nitidez em comparação a câmeras sem o dispositivo. Para fotógrafos que utilizam zoom com frequência, também há uma melhora considerável na profundidade, qualidade e quantidade de fotos aproveitáveis em uma sequência.

Fotógrafos profissionais não questionam a necessidade dos estabilizadores de imagens em seu dia-a-dia. Esses mecanismos literalmente salvam suas vidas: aquela foto do jogo de futebol tirada às pressas terá uma definição digna de capa de jornal. Para pessoas que apreciam a fotografia como hobby, o estabilizador de imagens também é muito útil, tornando o resultado de fotos espontâneas muito melhores e ajudando a captar momentos únicos.

Entretanto, ao escolher uma câmera digital, é preciso ter em mente as qualidades do produto como um todo. Os recursos e a resolução necessária podem mudar de acordo com o seu objetivo e as condições em que as fotos serão tiradas. Por outro lado, certos momentos da vida merecem toda a qualidade que a tecnologia fotográfica atual pode oferecer, especialmente quando o objetivo final é a impressão do álbum.

Fonte: https://www.magazineluiza.com.br

Estabilizador de imagens das Cameras Digitais