Entenda a finalidade desse componente na qualidade de suas fotos!
Na hora de escolher uma câmera digital, é preciso prestar atenção em todos os componentes da máquina. Uma das partes mais importantes, segundo os mais renomados fotógrafos profissionais, é o processador de imagens - um chip encarregado do processamento da foto, do qual depende a qualidade final e a fidelidade ao que foi capturado pela lente e pelo sensor.
É o processador de imagens que irá definir os recursos da câmera, como reconhecimento de faces, redução de olhos vermelhos e efeitos especiais pré-programados. A qualidade deste componente, em conjunto com o estabilizador de imagens e a resolução da câmera, é fundamental para que você alcance bons resultados na hora de fotografar.
Existem diversas tecnologias de processamento de imagens usadas pela indústria atualmente. Neste quesito, as câmeras de celular, muito populares nos dias de hoje, não conseguem competir com câmeras tradicionais, e por isso os resultados são sensivelmente diferentes – não adianta ter uma alta resolução se o processamento não acompanha o desempenho do resto dos componentes.
Uma das principais características de uma câmera com bom processador de imagens é a velocidade: enquanto uma câmera profissional permite que se fotografe uma sequência sem prejuízos para a qualidade, uma câmera destinada a usos domésticos e com um processador comum costuma ter intervalos maiores entre uma foto e outra.
O processador de imagens pode ser encontrado em todos os tipos de máquinas amadoras ou profissionais. A diferença está na tecnologia empregada, muitas vezes desenvolvida especialmente para uma determinada linha de produtos. Embora tenham muitas semelhanças, as fabricantes buscam sempre oferecer diferenciais que variam de modelo para modelo, sendo essencial saber suas funções antes de uma nova aquisição.
Conheça alguns tipos de processadores de imagens: DIGIC IV (Canon): Tecnologia de processamento de imagens mais recente da Canon, o DIGIC IV permite uma velocidade de disparo maior que os modelos anteriores da fabricante. Trabalhando em conjunto com o sensor CMOS, melhora o processamento de imagens para obter gradações e cores mais naturais. A função Redução de Ruído pode ser ativada para fotografias com ISO elevado. BIONZ (Sony): Este chip da fabricante Sony filtra o ruídoantes da conversão de arquivos RAW e do processamento de imagens, com o objetivo de assegurar a fidelidade aos detalhes, cores e contrastes, mantendo a qualidade com alta velocidade de resposta após o disparo. TruePic™ III (Olympus): Desenvolvida pela Olympus desde 1999, a tecnologia TruePic utiliza todos os pixelsem qualquer resoluçãoque foram capturados pelo CCD para gerar a imagem. Este processador também ajusta a suavidade da imagem para gerar fotos uniformes e claras nas resoluções mais baixas, proporciona melhor qualidade e cores reais com uma transição precisa, diminuindo ruídos. Venus Engine IV (Panasonic Lumix): Com controle inteligente de ISO, este processador apresenta gastos de bateria inferiores ao modelo anterior, alto ajuste de sensibilidade, redução de ruído e inicialização rápida. A função de fotos em sequência permite disparos até o fim da capacidade do cartão de memória, sem prejuízo de qualidade e velocidade. Possui ainda detecção de movimentos. |
Resultados
As fotos tiradas com bons processadores de imagens aproveitam muito mais os recursos de resolução e estabilidade da câmera que as outras. Para fotógrafos profissionais, é indispensável a escolha de uma câmera com bom processamento, uma vez que, além da alta qualidade, a velocidade entre disparos depende exclusivamente deste dispositivo.
Os processadores de imagem também são muito importantes antes do disparo. Suas funções inteligentes permitem uma melhor escolha do momento, graças às funções de reconhecimento de faces e imagens, e realizam correções automáticas que se mostram muito úteis no dia-a-dia, tanto para fotógrafos profissionais quanto para amantes da fotografia que não possuam conhecimentos mais técnicos.
Escolha o melhor processador de imagens para captar o que há de belo em sua vida!
Fonte: https://www.magazineluiza.com.br