Compare as marcas de celulares e smartphones e saiba qual comprar
Estes aparelhos seriam extremamente úteis mesmo se funcionassem apenas como telefones, mas são os diferenciais de cada modelo que motivam a compra dos lançamentos e acirram a disputa entre as marcas. Conheça um breve histórico das empresas que lideram este fascinante mercado de celulares.
LG
Com vendas em torno de 101,2 bilhões de dólares e 160 mil funcionários distribuídos em mais de cinquenta países, o grupo LG está presente em diversas áreas de atuação, como, por exemplo, finanças, maquinaria, energia e telecomunicações.
Fundada em 1947, na Coreia do Sul, atualmente a marca engloba 32 companhias, tendo destaque a LG Eletronics, maior fabricante de celulares no mundo. No mercado brasileiro desde 1995, a LG Electronics comercializa cerca de 350 modelos de produtos como televisores, DVD, home theater, sons automotivos, monitores e refrigeradores, entre outros.
Motorola
Originalmente chamada de Galvin Manufacturing Corporation em sua fundação, no ano de 1928, ela recebeu o nome Motorola em 1947. A troca foi baseada numa inspiração de seu criador, Paul Wault Galvin, quando sua empresa começou a produzir rádios para carro. Na época, era comum incluir o sufixo ‘ola’ para equipamentos de áudio e vídeo como, por exemplo, vitrola e moviola.
Com 66.000 funcionários, a empresa americana é reconhecida mundialmente por sua característica inovadora, e somente no ano de 2007 movimentou mais de 36 bilhões de dólares. O grupo Motorola é composto por três divisões: Enterprise Mobility Solutions, Home & Networks Mobility e Mobile Devices. A primeira é destinada a área de governo, segurança pública e mobilidade corporativa, enquanto a segunda propicia a infraestrutura necessária para serviços de telefonia móvel e banda larga e o último braço é destinado aos produtos móveis.
Nokia
Fundada por Fredrik Idestam, em 1865, a filandesa Nokia Corporation era uma fábrica de papel. No final do século XIX passou a fabricar botas de borracha e armários de madeira.
Com a expansão da eletricidade e a propagação do telefone a empresa passou a produzir também cabos elétricos, em 1910. Nascia assim a marca líder no segmento de telecomunicações, que em 2007 dominava cerca de 40% do mercado.
Samsung
Considerada uma das vinte marcas mais valiosas do mundo, a Samsung foi fundada por Lee Byung-Chul na Coreia do Sul, em 1938, como uma pequena loja. Só em 1950 foram iniciadas as operações como Companhia de Comércio Samsung. Depois de fabricar açúcar e até jornal, entre outros produtos, a empresa tornou-se Samsung Electronics, em 1969.
A Samsung foi a primeira empresa a lançar uma TV LCD, em 1992, e sete anos depois desenvolveu o primeiro celular com MP3 player. No Brasil, a companhia desenvolveu em sua fábrica na cidade de Campinas, Sâo Paulo, o celular V820L, com tecnologia 3G e compatível com o sistema brasileiro de televisão digital.
Semp Toshiba
Semp Toshiba é resultado da junção de duas empresas: a brasileira SEMP (Sociedade Eletro Mercantil Paulista), fundada em 1942, e a japonesa Toshiba Corporation, instituída em 1939 e que desde 1977 tem participação acionária e tecnológica na instituição.
Com seus produtos inovadores ficou conhecida entre o público brasileiro pelo divertido slogan: "os nossos japoneses são mais criativos que os outros".
Sony Ericsson
É fruto de uma associação (joint venture), firmada em 2001, entre a japonesa Sony Corporation e a sueca Telefonaktiebolaget L. M. Ericsson para a produção de celulares, reunindo a qualidade da Sony na fabricação de aparelhos eletrônicos com a tecnologia da Ericsson na área de telecomunicações.
O objetivo da Sony Ericsson é liderar o mercado como a marca mais surpreendente da indústria de dispositivos móveis.
Venko
Única empresa brasileira fabricante de celulares no padrão GSM, a Venko foi fundada em 2004. O nome significa ‘vitória’, em esperanto, e traduz a intenção da companhia.
Inicialmente, havia uma sociedade entre a Venko e a indústria inglesa Sendo, mas em 2005 ocorreu o desvencilhamento das empresas e a Venko se uniu a produtora de componentes eletrônicos Icatel, parceria que terminou em 2006. Atualmente, a marca atua em companhia da JHT Industrial.
Fonte: https://www.magazineluiza.com.br