Aparelhos Eletrônicos

 

Teste comparativo gravador de DVD - Parte 1

Parte 1        Parte 2 

Um substituto para o videocassete

Introdução

Apontamos as melhores opções de gravadores de DVD para quem sente falta de gravar seus programas favoritos da TV.

Se você não abre mão do velho videocassete ou vive no saudosismo desde que a assistência técnica desenganou o seu, saiba que existe alternativa mais moderna e até mais barata para gravar seus programas na TV: os gravadores de DVD de mesa.

Com estes aparelhos você pode, além de assistir a DVDs, gravar conteúdos de filmadoras, de outro disco, de uma fita VHS ou da própria TV. E com a nossa escolha certa você pode economizar até R$ 400 e levar para casa um bom aparelho.

Testamos os oito gravadores de DVD de maior presença no mercado brasileiro e descobrimos que há boas opções no mercado, que lêem diversos tipos de arquivo. Alguns são mais versáteis ou melhores na correções de erros dos discos (como sujeira ou arranhões). Um dos aparelhos apresentou problemas e não pôde ser avaliado.

Modelos não têm memória interna

Existem dois tipos de gravadores de DVD: com e sem HD (ou seja, memória interna). Os com HD interno têm a vantagem de não precisar queimar o DVD na hora – dá para gravar e depois editar as imagens antes de passar para o disco. Porém, eles custam muito caro (cerca de R$ 1,4 mil).

Por isso decidimos testar os gravadores sem HD interno, que têm preços bastante acessíveis, muitas vezes melhores até do que o das poucas opções de videocassete que ainda existem no mercado e compatíveis com o dos aparelhos que apenas lêem DVDs.

Modelos Testados

Panasonic DMR-ES15LB-S

LG DR-175

Philips DVD-R3380/78

Sony RDR-GX330

Samsung DVD-R130

Gradiente DR-850

Lenoxx DR-420

Semp Toshiba SD-RX33D

Há diferenças no tipo de DVD gravado

Existem diversos tipos de mídia para gravar nestes aparelhos. Embora todos sejam DVDs, há diferenças no modo de gravação e leitura. Isso não chega a ser um problema, uma vez que a qualidade não se altera em uma mídia ou outra. Mas você precisa prestar bastante atenção, na hora de comprar, se o seu aparelho aceita aquele formato – até porque os nomes diferem muito sutilmente (muitas vezes, apenas por um sinal de mais ou de menos).

As conexões de vídeo têm extrema importância na qualidade da imagem que será gravada ou transmitida para a TV. A conexão de vídeo composto só deve ser usada se não houver outra disponível, pois as informações de vídeo vêm misturadas em um mesmo cabo, resultando em uma redução da qualidade da imagem. Já a conexão de S-vídeo, separaessas informações, havendo uma melhora da imagem.

E a conexão de vídeo por componentes é a que transmite a melhor qualidade de imagem entre as analógicas (todas as já citadas). Já a entrada DV é a mais indicada para conectar uma filmadora ao aparelho. Nenhum dos produtos possui conexão digital (HDMI), nem USB (a do pen drive), nem para cartão de memória.

Recepção de TV deixa a desejar

Para avaliar a qualidade de imagem, verificamos os resultados em cada velocidade (HQ, SP, LP e EP) e fizemos ainda um teste com a visualização de fotos e a qualidade de recepção do sinal de TV. As gravações em HQ e SP e a visualização de fotos apresentaram bons resultados em todos os aparelhos.

O Sony tem a melhor imagem nas velocidades mais altas e a pior nos modos mais lentos (LP e EP). Na recepção de TV em VHF não houve problemas de grande relevância. Já no UHF o sinal ficou mais fraco em quase todos os produtos. O Lenoxx acabou mais bem classificado nesta etapa porque apresentou uma ótima recepção tanto em VHF como em UHF (onde seu sinal chega a ser 10 vezes maior que a média dos demais aparelhos).

Na avaliação da qualidade de áudio os resultados também foram bem satisfatórios, embora o som fique um pouco abafado ao assistir a shows em alguns aparelhos. A avaliação do Philips foi um pouco inferior à dos demais produtos, pois ele apresentou um som mais baixo e com um pouco de ruído ao exibir filmes.

Alguns estalam com qualquer arranhão

Analisamos também o tempo que os aparelhos levam para fazer a leitura. O mais lento de todos é o Sony , que demora muito para começar a tocar a primeira faixa de um CD e também para gravar um DVD. A habilidade dos aparelhos para corrigir erros, como manchas ou arranhões, nos discos também foi avaliada.

Os piores na leitura de discos com imperfeições são o Gradiente e o Samsung , que chegam a estalar mesmo com pequenos arranhões. Na praticidade, avaliamos a conveniência das conexões e do display, além da facilidade de uso como tocador, ajuste do timer, edição e a operação sem controle remoto.

As principais desvantagens do Gradiente nesse quesito são a ausência de um display e a pouca disponibilidade de botões úteis no aparelho, que torna praticamente inviável a operação sem o uso do controle remoto. Na versatilidade, levamos em conta a diversidade das conexões, das mídias gravadas e dos arquivos reproduzidos por cada gravador de DVD.

O menos versátil de todos é o Lenoxx , que não grava DVD-R e -RW, não lê WMA (formato de música com compreensão de áudio melhor que o MP3) nem DivX (formato de filme compactado), e não possui entrada para câmeras de vídeo.

 

Fonte: www.proteste.org.br

Teste comparativo gravador de DVD Parte 1