Que cuidados devem ser tomados com um disco de DVD vídeo?
Um disco de DVD requer os mesmos cuidados que são tipicamente dispensados a um CD de áudio: nunca tocar sua superfície diretamente com os dedos (segurar pelas bordas), manter sempre na própria embalagem e não submeter a calor excessivo ou umidade.
Abaixo algumas dicas para prolongar a durabilidade de qualquer disco seja ele um CD, um CD-Rom ou um DVD.
1 - Para retirar o disco da embalagem, pressione o centro dela.
2 - Segure-o sempre pelas bordas, para evitar sujeiras ou impressões digitais. Qualquer sujeira no disco pode prejudicar as lentes de leitura ou impedir que o aparelho de DVD leia o conteúdo com sucesso.
3 - Quando os discos não estiverem em uso, mantenha-os sempre em sua embalagem original, para evitar riscos ou danos que comprometam a reprodução perfeita.
4 - Quando limpar os discos, use um tecido limpo, macio, sem pó e limpe em linha reta do centro para as bordas. Nunca esfregue o disco em direção circular.
5 - Observe sempre as instruções presentes no manual que vem junto com o aparelho de DVD.
6 - Guarde seus discos de DVD sem empilhar e evite lugares muito quentes e úmidos.
7 - O conteúdo dos discos de DVD com mais de 135 minutos de duração são armazenados em duas camadas douradas de um só lado do disco. Nesse caso, haverá uma parada quase que imperceptível quando da passagem de uma camada para outra.
Um disco de DVD é muito frágil?
Um disco de DVD tem uma densidade de gravação muito maior do que a de um CD de áudio. Aparentemente a reprodução sofreria mais com sujeira e arranhões, porém, os circuitos de correções de erros presentes nos players são mais avançados do que aqueles existentes nos CD players. No caso de sujeira, o disco pode ser limpo com um pano de algodão macio e seco.
A durabilidade dos discos de DVD é infinitamente maior do que a de uma fita de VHS. Caso necessário, sempre que for fazer uma limpeza, faça movimento de dentro para fora (do furo central para a borda), nunca em movimento circular.
Qual a diferença de imagem entre o VHS e o DVD?
Desde a criação videocassete no final dos anos 70, nunca um sistema eletrônico de imagens, de uso doméstico, surgira até então. Veja a seguir a quantidade de linhas de resolução das
mídias domésticas.
LINHAS |
|
DVD | 500 |
LASER DISC | 420 |
VHS | 250 |
Quanto tempo de gravação comporta um DVD?
TIPO DE DVD |
DESCRIÇÃO |
MINUTOS |
DVD 5 |
Gravação em uma camada de um lado do disco |
133 |
DVD 9 |
Gravação em duas camadas de um lado do disco |
242 |
DVD 10 |
Gravação em uma camada nos dois lados do disco |
266 |
DVD 18 |
Gravação em duas camadas nos dois lados do disco |
484 |
Quando apareceu o DVD que grava?
O gravador de DVD para uso doméstico foi lançado no Japão e, está a venda nas lojas dos Estados Unidos desde julho de 2000. Segundos especialistas, quando chegar por aqui, serão necessários pelo menos dois ou três anos para que o aparelho inicie sua trajetória como produto.
Posso tocar meus CDs de música no aparelho de DVD?
Sim, todos DVD Players reproduzem CDs. Alguns reproduzem Videos CDs, um sistema muito popular nos países da Ásia mas com qualidade das fitas de VHS.
O que é DVD Áudio?
É mais uma das variantes da tecnologia DVD. Depois de mais de dois anos de negociações para sua formatação por parte dos fabricantes, o DVD Áudio finalmente está para chegar ao mercado e certamente suas inovações irão mudar o hábito de muitas pessoas em ouvir músicas.
Com o DVD Áudio você pode ouvir música em seis canais estéreo. Opcionalmente, poderá acessar menus, slides, partituras e textos sobre a obra musical. Também incorpora apurada qualidade de reprodução de som beirando a perfeição. Fazendo uma comparação simples podemos dizer que um disco de CD de música, para tocar todo aquele som nítido, trabalha com 44.1kHz e 16 bits. No DVD Áudio é de 192kHz com 24 bits.
O que é Anamórfico? (Anamorphic)
Na etapa de transposição do filme em película para vídeo o produtor pode optar pela digitalização do master widescreen já com as barras pretas ou sem as barras pretas. Quando as barras estiverem presentes no master, elas ocuparão aproximadamente 50% da resolução disponível de um filme 2,35:1.
Portanto, o DVD criado com este master será um DVD não anamórfico e, quando executado numa TV widescreen, terá qualidade bastante inferior de imagem, já que apenas 50% da resolução é utilizada pelo filme em si. Os DVDs anamórficos utilizam toda a resolução disponível. Quando executados em uma TV 4:3, o player remove linhas alternadas da imagem do filme e insere eletronicamente as barras pretas.
Quando executados numa TV widescreen são capazes de atingir a máxima resolução do formato. Portanto, os DVDs anamórficos são superiores aos não-anamórficos.
O que é Pan & Scan ou Full Screen?
É a técnica utilizada para transferir filmes widescreen para o formato de vídeo padrão, padrão 1.33:1 (full- screen, ou "tela cheia"). Com isso, evitam-se as barras pretas do formato letterbox, porém perde-se até 50% de imagem, muitas vezes prejudicando a fotografia do filme.
O que é Letterbox?
É o formato em que o filme é mostrado com barras pretas em abaixo e em acima da tela. A Imagem Letterbox é retangular, mais parecida com a de cinema. Quando se reproduz um filme letterbox num TV que não seja widescreen, pode-se perder muitos detalhes nas laterais da tela.
O que é 16 x 9 ?
A relação de aspecto dos televisores com tela larga (widescreen) é de aproximadamente 1,77:1 ou 16x9 unidades. DVDs otimizados para 16x9 usam um processo anamórfico para aumentar a resolução em televisores com tela larga, e muitos aparelhos de DVD tiram proveito desta informação "extra" também em televisores convencionais 4:3.
O que é open matte?
Open matte são realizados no formato 4 x 3 de uma televisão convencional e depois têm a imagem cortada em cima ou embaixo para se encaixar no formato tela de cinema – o que vai fazer com que a imagem tela cheia contenha mais informações do que o formato widescreen. Nesses casos, o formato de tela cheia não estará cortando nenhuma parte da cena, mas sim mostrando mais.
O que é MPEG e MPEG-2?
MPEG e MPEG-2 ou (Moving Picture Experts Group) são esquemas de codificação/decodificação de sinais digitais de vídeo nos quais a compressão é utilizada para aumentar a eficiência dos espaços disponíveis. O MPEG-2 é utilizado para o DVD, e na TV de alta definição (HDTV), que está surgindo nos Estados Unidos e Europa.
O que significa Macrovision?
O Macrovision é uma tecnologia desenvolvida para proteger analogicamente os direitos de copyright dos proprietários dos filmes, tentando inibir a pirataria. Quem pretende copiar de um disco de DVD um filme ou programa, o Macrovision entra em ação causando interferência, distorções e a luminância: variações entre claro e escuro na tela.
Existem discos ou aparelhos de DVD sem o Macrovision?
Sim. O sistema de proteção do Macrovison pode ser "desabilitado" em alguns aparelhos. Existem também aparelhos externos que "cortam" o efeito do macrovision. Este tipo de procedimento não só é ilegal como enfraquece o mercado e inibe o lançamento de bons títulos para aqueles que querem se divertir com a tecnologia de maneira legal. Pirataria no Brasil é crime e pode acabar em cadeia para os infratores.
O que é Saída Digital?
Todos os aparelhos de reprodução digital, assim como o DVD, possuem o conector digital, que. serve para passar o sinal a um gravador, processador ou conversor digital. Pode ser ótico ou coaxial.
O que é Sinal Analógico? (Analog Signal)
Sinal analógico ( Analog Signal) , é o sinal originalmente produzido por equipamento não-digital de gravação, mesmo que o produto acabado possa ser um disco digital de áudio ou um sinal de vídeo comprimido digitalmente.
O que é camada dupla?
Camada Dupla (Dual Layer) é a técnica de gravação em DVD que elimina a necessidade de utilização dos dois lados do disco para filmes ou programas superiores a 133 minutos de duração. Quando o feixe de laser do DVD Player toca o final da primeira camada, automaticamente foca a segunda camada e continua tocando praticamente ininterruptamente. Nesse caso cada disco pode vir com até 240 minutos de gravação.
O que é chapter ou capítulos?
São as divisões encontradas no Laser Disc e DVD, onde os capítulos geralmente são subdivididos em cenas que podem ser acessadas diretamente pelo usuário. No CD os capítulos são chamados de ‘tracks'.
O que é Close Caption?
É uma legendagem completa para ajudar os usuários deficientes auditivos. É codificado no vídeo e decodificado nos televisores. É obrigatório nos Estados Unidos. Nos aparelhos de DVD, apesar de não ser obrigatório, é normal encontrar o Close Caption, facilmente identificados como o logotipo do CC.