O que é saída componente ? (Component)
Quantas dublagens cabem num discos de DVD? |
O que é região 4 e região 1?
Odiada principalmente pelas pessoas que costumam comprar discos de DVD importados pela Internet, o Region Coding foi motivo de grande polêmica quando do lançamento da tecnologia do DVD, pois os fabricantes de aparelhos (DVD Player) se recusavam a aceitar as exigências dos estúdios cinematográficos, e estes, por outro lado, não queriam liberar seus filmes no novo formato se a Region Coding não fosse implantado na fabricação dos aparelhos e na replicação dos discos.
O grande temor dos estúdios americanos era que, devido a perfeição do DVD, a pirataria copiasse filmes de um DVD para master Betacam e daí para VHS, colocando no mercado de vídeo filmes que ainda não estivesse nos cinemas e home vídeo.
Outro fator prejudicial para os estúdios é a importação de filmes em DVD dos Estados Unidos, prejudicando acordo de distribuição local por empresa independente ou representada.
O Region Coding protege em parte os cronogramas de exibições cinematográficas internacionais. A distribuição do DVD sem autorização local pode prejudicar o lucro das salas de cinema, por isso os estúdios pediram que o mundo fosse dividido em regiões, e assim, títulos de uma região só reproduz discos de DVD em aparelhos fabricados para aquela região. A codificação regional protege ainda outros interesses econômicos.
A empresa que detém os direitos de comercialização de um filme nos EUA, pode não ter os direitos de comercialização no resto do mundo. O Titanic foi um bom exemplo dessa situação de co-produção entre a Paramount e a Fox, enquanto uma tem os direitos de exibição nos cinemas e comercialização em home vídeo nos EUA, a outra o comercializou o filme no resto do mundo.
É bom lembrar que muitos títulos, principalmente de empresas independentes, saem sem Region Coding, também chamados de "região 0" (zero) ou ainda ALL. Isto contraria totalmente as exigências dos estúdios. O Region Coding criou seis regiões, representadas no mapa abaixo. É importante lembrar que os discos com o Region Coding ALL podem ser reproduzidos em qualquer aparelho, seja ele da região 1 (Estados Unidos) ou 4 (América Latina, Austrália e Nova Zelândia).
Porque se usa o termo replicar DVD e não copiar?
Quando o o DVD foi desenvolvido, o homem conseguiu unir, num pequeno disco, a arte, a ciência e a tecnologia. Os discos de DVD, depois de prontos, possuem a mesma qualidade de som e imagem que a matriz usada para sua fabricação. Daí os especialistas afirmarem que no DVD não existem cópias e sim réplicas. Foi devido a essa perfeição que os estúdios de cinema ficaram preocupados com a pirataria. Está aqui a origem do Region Coding .
O que é Parental Guide ou Movie Rating System?
Esse é um guia criado pela MPAA – Motion Pictures Association of America, entidade que reúne os grandes estúdios de Hollywood. O símbolo do Parental Guide é facilmente reconhecido em todas as embalagens de DVD, principalmente dos grandes estúdios, onde orienta os pais sobre a faixa etária recomendada para se assistir aos filmes.
No Brasil, o ministério da Justiça pretende adotar um controle mais rígido, exigindo que as distribuidoras de cinema e vídeo sejam mais rigorosas na qualificação da faixa etária nos filmes. Com a chegada do DVD, a primeira distribuidora a adotar o Parental Guide da MPAA foi a Warner Home Vídeo (veja tabela).
A Versátil Home Vídeo adotou um modelo mais rígido, inspirado nos países conservadores da Europa, indicando na embalagem detalhes como, por exemplo, se o filme contém cenas de sexo, racismo e uso de drogas.
Parental Guide: É um sistema voluntário de ranqueamento de filmes para o mercado americano.
G - General Audiences | Filmes tipo sessão da tarde ou para a família. |
PG - Parental Guidance Suggested |
Algumas cenas podem não ser adequadas para crianças. |
PG -13 - Parents Strongly Cautioned |
Algumas cenas são impróprias para menores de 13 anos. |
R - Restricted | Menores de 17 anos requerem acompanhamento dos pais ou responsável. |
NC -17 - No One 17 and Under Admitted |
O filme contém cenas somente para público adulto. Os pais precisam ler a sinopses e saber mais sobre o conteúdo para não permitir que crianças assistam ao filme. Desaconselhável para menores de 17 anos mesmo acompanhado por adulto. |
Fonte: MPAA