Quais estúdios e fabricantes desenvolveram a tecnologia do DVD?
Warner Bros. foi o grande
estúdio de cinema que assumiu a defesa de uma nova tecnologia a
ser criada para substituir o VHS. O presidente da Warner Home Video ,
Warren Liebenfarb, é conhecido como “o pai do DVD,”
pois foi ele quem enfrentou sozinho a resistência por parte dos
outros estúdios que, inicialmente, rejeitavam o DVD. Da parte
dos fabricantes de aparelhos, a Toshiba teve sua tecnologia e
argumentos reconhecidos pelas outras empresas.
Quem são os pioneiros do DVD no Brasil?
No Brasil a primeira empresa a lançar um aparelho de DVD foi a Gradiente, em 24 de agosto de 1997, poucos meses depois de ter sido lançado nos Estados Unidos.
O DVD-5000 era importado da Coréia e reproduzia discos de todas regiões. A Visom, do Rio de Janeiro, fez a primeira autoração para uso promocional da série A Vida Como Ela É , de Nelson Rodrigues, que a Rede Globo exibiu no programa Fantástico.
A Microservice foi a responsável pela replicação. O primeiro filme lançado foi Era Uma Vez na América, de Sérgio Leoni, pela FlashSTar. A CareWare Multimídia foi a responsável pela pré-masterização e autoração.
Por que no
processo de produção de DVD existem a
pré-masterização e a masterização?
Toda
cadeia de produção de DVD é extremamente complexa
e envolve sistemas de alta tecnologia. A
pré-masterização é o processo no qual
é gravada uma fita de dados com a imagem final do DVD gerada
pela empresa de autoração. Já a
masterização é um processo industrial feito pela
empresa que faz a replicação na qual são gerados
os stampers ou moldes onde são injetados os discos.
Sistemas de Vídeo (PAL, NTSC, SECAM)
O
DVD Video possui o mesmo problema NTSC x PAL, comuns nas fitas VHS e no
Laserdisc. O vídeo em MPEG é armazenado no DVD em formato
digital, mas ele é formatado para um dos 2 sistemas (que
são incompatíveis): 525/60 (NTSC) ou 625/50 (PAL/SECAM).
Há três diferenças entre esses formatos de
vídeo:
1 | Resolução da tela (720x480 vs. 720x576) |
2 | Quadros por segundos (29,97 vs. 25) |
3 | Áudio (Dolby Digital vs. MPEG) |
Os filmes de cinema são produzidos a 24 fotogramas por segundo, mas ele é pré-formatado para um dos dois formatos (29,97 ou 25). Filmes formatados para o sistema PAL, normalmente são 4% mais rápidos, por causa da alteração dos quadros por segundo, portanto, o áudio também deve ser alterado antes da codificação para não ficar fora de sincronismo. Alguns aparelhos podem tocar discos em NTSC, outros podem somente tocar em PAL e muitos poucos permitem ambos.
Todos os aparelhos DVDs vendidos nos países que usam o sistema PAL tocam ambos. Esses aparelhos multi-sistemas convertem parcialmente o NTSC para um sinal de 60hz PAL (4.43 NTSC), mas isso requer uma TV que possa trabalhar com esta freqüência.
Neste caso o aparelho usa a codificação de cor do PAL 4.43 mas mantêm a taxa de varredura de 525/60 NTSC. A maioria das TVs PAL modernas podem trabalhar com este tipo de sinal.
Alguns aparelhos PAL multi-sistemas possuem uma saída real 3.58 NTSC (525/60 NTSC), a qual irá requerer uma TV NTSC ou um transcoder NTSC-PAL. Em 1999 a Sansung e outras lançaram aparelhos que convertem de 525/60 NTSC para o padrão PAL.
Uma coisa que se deve ter em mente é que há uma perda na qualidade da imagem quando se muda de um sistema para outro. Apenas um pequeno número de aparelhos DVD NTSC podem tocar discos no formato PAL.
A maioria dos aparelhos DVDs para computador podem tocar ambos formatos de vídeo e de áudio, sendo chaveados via software. Às vezes consegue-se ver a imagem apenas na tela do micro, quando se chaveia para a TV, a imagem pode perder a cor ou ficar rodando.