Parte 1 Parte 2
O que comprar
A transição para a TV digital é um grande avanço, mas não é a primeira mudança no sinal de TV. Em 1946, o Comitê Americano de Sistemas de Televisão (NTSC) começou a criar padrões para a transmissão nos Estados Unidos. Em 1953, os padrões NTSC foram alterados para aceitar a televisão em cores e em 1984 mudaram novamente para aceitar o som estéreo.
EDTV Quando for às compras, você provavelmente vai ver alguns aparelhos de TV de definição estendida (EDTV). A EDTV não é um dos formatos de transmissão digital - é a descrição do nível de qualidade de imagem que o aparelho pode produzir. Um aparelho EDTV pode produzir qualidade melhor do que o SDTV (definição padrão, televisores convencionais), mas não é um aparelho de HDTV. A maioria dos aparelhos de EDTV tem tela plana de cristal líquido (LCD) ou de plasma.
|
Mas foram mudanças diferentes das da TV digital porque eram retro-compatíveis - você podia assistir ao sinal novo na sua boa e velha TV. Com a TV digital, você vai precisar de equipamento novo, e o que você escolher vai afetar a forma como você recebe e assiste ao vídeo de alta definição. Você pode aprender como comprar um aparelho de TV digital em Como funciona a TV digital - mas aqui nós falaremos de HDTV. Quando você for às compras, tenha em mente que a HDTV requer três coisas:
Se você comprar um aparelho já pronto para HDTV, você vai precisar de um receptor antes de conseguir assistir às transmissões de alta definição |
A maioria das pessoas começa pelo aparelho de TV. Você pode escolher:
Projetar e construir uma HDTV que suportasse todos os formatos ATSC seria praticamente impossível. Por este motivo, as HDTVs têm uma ou duas resoluções nativas. Quando a TV recebe o sinal, ela transforma o sinal para coincidir com sua resolução nativa e desentrelaça o sinal se necessário. Uma boa dica é escolher um aparelho que tenha resolução nativa compatível com os sinais que você pretende usar com maior freqüência. Cinéfilos vão escolher as telas com a maior resolução possível. Fãs de esporte vão escolher as telas com a taxa de quadros progressiva mais alta possível.
Uma TV de plasma de 84" pronta para HDTV |
Se você receber um sinal de resolução muito mais baixa do que sua tela comporta, os pixels extras não vão ajudar a melhorá-la. É por isso que algumas pessoas que compraram HDTVs ficaram desanimadas com a qualidade da imagem - o sinal analógico não tem tantos detalhes e não fica bom quando exibido numa TV de alta definição. Conforme as emissoras forem passando para o sinal digital, este problema tende a diminuir. Quando você encontrar uma HDTV com o tamanho de tela, formato de tela e resolução nativa que você quer, assegure-se de que os outros equipamentos que você já possui vão funcionar com ela.
CableCARD Aparelhos de TV "prontos para cabo" ou "plug-and-play" são equipados para usar um CableCARD. O CableCARD é um cartão PCMCIA tipo II ou uma placa de computador, que substitui o decodificador da TV a cabo. Ele codifica e decodifica sinais de TV a cabo e reduz os "gatos" (ligações clandestinas).
O provedor de TV a cabo vai instalar o cartão, pelo qual você pagará uma pequena mensalidade, que pode custar menos do que o aluguel do decodificador. Você também terá um controle remoto a menos. No entanto, os atuais CableCARDs só permitem a comunicação unidirecional. Caso você opte por usar um cartão, não terá acesso a menus interativos e não poderá comprar video-on-demand nem programação Pay-per-View. Se você usa algum destes serviços, deve esperar até a próxima geração de CableCARDs chegar ao mercado. Confira Ars Technica (em inglês) para mais informações sobre a tecnologia CableCARD. |
Caso você já tenha um DVD player, um gravador de DVD (DVD-R), vídeo-games ou outro equipamento, veja se eles podem ser conectados à TV diretamente ou através de um receptor áudio-visual. Muitas HDTVs têm conexões de interface multimídia de alta definição (HDMI), que podem transmitir sinais áudio-visuais para a TV sem compressão.
Com uma antena, você recebe sinal digital de graça. Este modelo da Zenith funciona melhor para sinais analógicos UHF e sinais de TV digital. |
Em alguns casos, você pode usar adaptadores para fazer seu equipamento ser compatível com sua TV. Quando você comprar seu aparelho e instalá-lo em sua casa, será necessário obter sinal. Você pode usar:
Fonte: www.howstuffworks.com