Aparelhos Eletrônicos

 

Perguntas e Respostas sobre Mídias - Parte 1

Parte 1    Parte 2

O que é um DVD virgem?

O DVD virgem é uma versão para ser gravado pelo usuário. O DVD virgem pode ser tanto DVD-R que se grava somente um vez, como DVD-RAM, DVD-RW ou DVD+RW que são os modelos para múltiplas gravações.

O que significa a sigla DVD?

A sigla DVD significa Disco Versátil Digital. Também conhecido como Disco Vídeo Digital. Os DVD's podem gravar também informações de dados e áudio.

Quais são as vantagens e os benefícios de um DVD virgem?

A vantagem de um DVD virgem é a sua capacidade de armazenamento de informações como gravar filmes, áudio e é uma alternativa para CD-Rom para leitura dedados.
O DVD, diferentemente da fita de vídeo, não se deteriora com o passar do tempo, os dados permanecem gravados. Os DVD's, conforme seu formato, podem ser regravados de 1.000 a 100.000 vezes sem perda de qualidade.

Como é a qualidade de DVD vídeo?

O DVD vídeo reproduz imagens com qualidade de estúdio. O DVD é superior a fita de vídeo e é melhor que um disco a laser.

Quais são os cuidados que devem ser tomados com o DVD?

O DVD deve ser tratado basicamente do mesmo modo que um CD. Mantenha seus discos livres de sujeira e poeira, bem como o interior de seu aparelho. Tenha o cuidado de não arranhar as superfícies do disco. Escreva somente com a caneta própria a base de água e com a ponta de feltro.

Posso colar etiquetas nos DVD's?

As etiquetas de DVD's não são recomendadas, podem afetar a movimentação circular prejudicando equilíbrio do DVD dentro do aparelho e podendo danificar a unidade se a etiqueta descolar.

Qual é a capacidade de um só lado de um disco de DVD de 4.7 polegadas?

Este disco pode armazenar 4.7 gb de dados ou 2 horas de vídeo (dependendo da quantidade e a velocidade dos dados gravados) no modo padrão de gravação. Pode ser armazenado até 6 horas de um CD áudio.

Formatos de DVD:

1. Quais são os diferentes tipos de DVD's?

Existe o DVD para vídeo (filme), DVD gravável uma só vez, DVD regrávavel, DVD-ROM (somente para leitura) e DVD de áudio (música).

2. Qual o tamanho do DVD?

O DVD tem o mesmo formato e semelhança de um CD com a devida identificação.

3. O que é um DVD de áudio?

O DVD de áudio foi lançado no mercado no ano de 2000. A Panasonic, Technics, Pioneer, JVC e Yamaha fabricam os aparelhos para a reprodução do DVD-Áudio. A principal vantagem do DVD de áudio é a reprodução pura do som, enriquecendo e realçando todos os outros recursos do conteúdo, dando uma perfeita qualidade na reprodução.

4. Quais são as versões de DVD's regraváveis?

Atualmente há 3 tipos autorizados pela fórum DVD que são DVD-R, somente para uma gravação e os DVD-RAM e DVD-RW para várias regravações..DVD+RW é um quarto formado, não autorizado pela´fórum DVD

5. Quais são as diferenças entre esses 03 tipos de DVD's regraváveis?


O DVD-RAM é um formato regravável, podendo ter seus dados apagados, tem somente um lado de gravação, aproximadamente 100.000 vezes. O DVD-RAM é o formato escolhido por fabricantes de aparelhos de gravação e reprodução como Hitachi, Toshiba e Panasonic. Pode ser reproduzido em computadores com drive par DVD e nos aparelhos dos fabricantes mencionados.

O DVD+RW é também um formato regravável, podendo seus dados serem apagados. Foi desenvolvido pela Pioneer e pode ser reproduzido em computadores com drive para DVD e em aparelhos domésticos. Tem a capacidade de 4.7 gb e pode ser regravado mais de 1.000 de vezes.

O DVD+RW é um outro formato regravável, podendo ter seus dados apagados, tem a capacidade de 4.7 gb e pode ser regravado mais de 1.000 vezes. Este modelo de DVD é produzido pela HP Phillips, Ricoh e outros, pode ser reproduzido em computadores com drive para DVD e em aparelhos domésticos.

6. Por que o DVD-RAM pode ser regravado aproximadamente 100.000 vezes?

O DVD_RAM tem 9 camadas internas de liga de metal, que o permite ter a capacidade de suportar uma quantidade maior de regravações. Os DVD-RW e DVD+RW possuem somente 03 camadas internas o que os deixam com uma capacidade menor de regravação.

7. Qual á a vida útil do DVD?

O DVD de vídeo pré-gravado pode durar de 50 anos a 300 anos. O DVD-R (de uma única gravação) pode durar de 40 anos a 250 anos após sua gravação. Os DVD's regraváveis: DVD-RAM, DVD-RW e DVD+RW podem durar de 25 anos a 100 anos depois da sua 1ª gravação.

8. Por que o DVD-R só pode ser gravado somente uma vez e o DVD-RAM, DVD-RW e DVD+RW serem gravados mais vezes?

O DVD-R utiliza uma cobertura de tinta metálica similar ao CD-R, uma vez gravado sobre esta cobertura não será mais possível ser alterada, impedindo a regravação.
Os formatos regraváveis: DVD-RAM, DVD-RW e DVD+RW usam o material de liga metálica que altera fases permitindo as múltiplas gravações. Processo similar utilizado no CD-RW.

DVD SINGLE LAYER OU DVD-5:
Camada simples, leitura de 1 lado
Capacidade de armazenamento:
4,7 GB ou 133 minutos de vídeo
DVD-5 (SS-SL): É O tipo mais comum de DVD, simples-face e única camada (single-sided / single-layered), oferece aproximadamente duas horas de conteúdo. Perfeito para a maioria dos filmes.


DVD DUAL LAYER OU DVD-9:
Camada dupla, leitura de 2
camadas de um mesmo lado
Capacidade de armazenamento:
8,5 GB ou 240 minutos de vídeo


Sobre o Media ID:

Toda midia DVD virgem tem uma Identidade que já vem gravada de fábrica.

Recentemente muitos fabricantes alternativos de mídias, teóricamente proveniente da China/Korea tem produzido suas mídias com a mesma identidade de Mídias de marcas renomadas no mercado.

Ao adquirir mídias, prefira sempre as com Logotipo gravado, de preferência as mídias Box ou, no caso das printable todo cuidado é pouco, como todos esses produtos são passíveis de falsificação observe bem o acabamento da mídia, embalagem etc e evite adquirir aquelas printable até o eixo, dando preferência às mídias printable padrão com um anel prata em torno do eixo.

Nunca adquira grandes quantidades. Pesquise no site do frabricante, às vezes é informado que a mídia é produzida em sistema o&m ou bulkpack como no caso da Piodata/CMC Magnetics Embóra essas dicas não garantirão a aquisição de uma mídia original, pelo menos tenha o zêlo e o cuidado de adquirir uma mídia de qualidade.

1. Utilizar midias de boa procedência e de fabricantes conhecidos, em que a identificação interna da midia (media id) esteja presente na lista de midias suportadas pelo firmware do gravador de dvd.

2.Utilizar uma versão de firmware do gravador que tenha as melhores estratégias de gravação e que ofereça de preferência o recurso de gravar as midias DVD+R e DVD+R DL com o parâmetro booktype bitsetting em modo DVD-ROM para tornar essas midias o mais compatíveis possíveis com os dvd players, mesmo os modelos mais antigos, que não aceitam midias DVD+R ou nem mesmo nenhuma midia gravável, e que com o bitsetting em modo DVD-ROM, passam a aceitar essas midias.

3. Medir a qualidade das midias dvd gravadas, verificando os índices de erros PI/PIF e Jitter. Gravadores como NEC, Plextor, LiteON, e BenQ permitem esse tipo de verificação.

Intependente da marca estampada na midia, ela possui uma identificação interna que normalmente não coincide com o nome que aparece impresso na midia.

Na identificação constam por exemplo o fabricante e as velocidades de gravação suportadas.

Essa identificação interna é mais importante, pois é essa identificação que é a que aparece nas listas de midias suportadas pelos firmwares dos gravadores.

Para descobrir essa identificação interna podem ser utilizados utilitários como por exemplo o DVDIdentifier / DVDInfopro. Problemas (se houve, o que ocorreu):

Quem quiser detalhar mais a informação da mídia tem dois programas free muito legais aqui:
DVDIDENTIFIER em https://dvd.identifier.cdfreaks.com

O intuito deste tópico é encontrar a mídia que melhor se adapte aos leitores de mesa, definir a melhor velocidade de gravação para cada mídia x gravador e isolar os casos em que realmente o problema seja do gravador ou de uma determinada mídia identificando os piores e melhores modelos disponíveis hoje.

Solicito especial atenção destes usuários em mencionar qual o padrão de mídia é compativel com seu respectivo gravador, visto que estes equipamentos estão cada vez mais presentes no mercado e que nem todos seguem o mesmo padrão +R/W, -R/W e -RAM.

 

Perguntas e Respostas sobre Midias - Parte 1