Mas aí as TVs ficaram bem maiores.
Os DVDs ficam melhores quando exibidos em telas de 36 polegadas, ou seja, os DVDs nem sempre conseguem vencer o desafio dos televisores de alta definição (HDTV). Para armazenar e rodar filmes de alta definição, é necessário um disco que tenha capacidade de guardar mais informações, como o HD-DVD (High Density Digital Versatile Disc - Disco Digital Versátil de Alta Densidade ou High Definition Digital Video Disc - Disco Digital de Vídeo de Alta Definição). O HD-DVD armazena de 15 GB a 30 GB de dados. Neste artigo, falaremos sobre a diferença entre HD-DVDs e DVDs e sobre como anda a briga entre o HD-DVD e o Blu-Ray.
A idéia básica por trás do HD-DVD é bem simples - parece um DVD e funciona como tal, mas armazena muito mais informação. Um DVD é capaz de armazenar duas horas de vídeo em definição padrão, mas o HD-DVD tem capacidade para mais de 48 horas.
Se você sabe como funciona o DVD, então já conhece bastante do HD-DVD. Um DVD armazena informações em uma série de cavidades microscópicas organizadas em uma espiral bem comprida. Um laser vermelho lê estas cavidades do outro lado, enxergando-as portanto, como lombadas. As lombadas refletem a luz do laser para um sensor. Componentes eletrônicos dentro do aparelho lêem as informações do sensor como um sinal digital. Veja Como funcionam os DVDs para aprender mais sobre como o DVD faz isto.
Uma visão simplificada do que acontece dentro de um aparelho de DVD. O aparelho de HD-DVD é bem parecido com este, mas envia o sinal digitalmente ao invés de convertê-lo para analógico.
Um HD-DVD usa os mesmos princípios - tem uma camada de lombadas que refletem a luz de um laser para um sensor, criando um sinal digital. Os HD-DVDs têm também exatamente o mesmo tamanho dos DVDs (120 milímetros de diâmetro e 1,2 milímetros de espessura). Mas três diferenças fazem com que eles possam armazenar muito mais informações que os DVDs:
A diferença entre o laser vermelho e o azul é como a diferença entre uma caneta de ponta-fina e um marcador |
A outra grande diferença entre os DVDs e os HD-DVDs é o tipo de compressão da informação no disco. A maioria dos DVDs usa compressão MPEG-2. Os HD-DVDs podem usar o MPEG-2 também, mas geralmente usam o MPEG-4, mais eficiente, que permite uma qualidade de vídeo maior com tamanho de arquivo menor. Os HD-DVDs também podem usar a compressão VC-1 (ou Windows Media).
Por fim, os avanços da tecnologia fazem com que o aparelho de HD-DVD leia as informações do disco e envie para a TV cerca de três vezes mais rápido que os aparelhos de DVD. Ele também envia o sinal para a HDTV em formato digital, usando a Interface Multimídia de Alta Definição (HDMI), evitando a perda de qualidade causada pela conversão para o sinal analógico.
Para poder desfrutar de toda a resolução oferecida por um HD-DVD, será preciso ter uma TV de alta definição (HDTV). Em TVs comuns, o ganho de qualidade não é perceptível. As HDTVs já estão disponíveis no Brasil desde 2003. Para ter certeza de que o aparelho é compatível com o formato digital, o melhor é procurar pelo "HD Ready"
Uma das primeiras perguntas que as pessoas fazem sobre o HD-DVD (além de "ele é melhor que o Blu-Ray?") é se os antigos DVDs vão se tornar obsoletos. Vamos ver o que provavelmente vai acontecer com os aparelhos e os discos quando as pessoas migrarem para a nova tecnologia.