Se você decidisse comprar um aparelho de HD-DVD no primeiro dia do lançamento, ainda seria possível rodar seus DVDs nele. Por outro lado, se você comprasse um filme em HD-DVD, ele não tocaria no aparelho antigo de DVD. Como o HD-DVD é exatamente do mesmo tamanho e formato do DVD, é muito fácil criar novos aparelhos que possam ler os dois - basta ter um jogo de lasers que leia os dois formatos. O aparelho HD-DVD da Toshiba lançado em abril de 2006 pode ler DVDs, HD-DVDs e CDs.
Aparelho HD-DVD HD-A1 da Toshiba |
Se o HD-DVD pegar, você ainda vai poder comprar DVDs - a maioria das residências dos Estados Unidos não têm HDTVs, e não faz sentido mudar para o HD-DVD sem uma TV dessas. Além disso, os HD-DVDs podem armazenar conteúdo normal e de alta definição no mesmo disco. Os discos de formato twin têm duas camadas - uma camada de DVD na parte de cima usa o laser vermelho, e uma camada de HD-DVD por baixo usa o laser azul. A camada externa é transparente para o laser azul.
O laser azul lê através da camada externa, indo direto para o conteúdo de alta definição |
A outra opção para colocar conteúdo de DVD e de HD-DVD no mesmo disco é o formato combinado , que usa um disco de dois lados. O laser vermelho lê o lado do DVD e o laser azul lê o lado do HD-DVD.
Para acessar o conteúdo de DVD num HD-DVD combinado, basta virar o disco |
Em qualquer um dos casos, você pode comprar um disco que toca tanto em aparelhos de DVD como de HD-DVD. Se estes discos forem vendidos em lojas, serão uma boa opção se você planeja mudar para a alta definição um dia. Tanto o twin como o combinado serão úteis para bibliotecas e locadoras de vídeo, já que nem todos terão disponibilidade para trocar de aparelho.
Mas os HD-DVDs não são as únicas opções para reprodução de vídeo de alta definição. O outro provável candidato a sucessor do DVD é o Blu-Ray. Algumas pessoas pretendem adiar a mudança de aparelho até que se saiba quem vai vencer a "guerra de formatos".
Veja as principais diferenças entre DVD e Blu-Ray na próxima página.
Conversão para melhor Os DVDs comuns geralmente têm resolução suficiente para telas analógicas de 480 linhas, mas não para os aparelhos de tela grande. O aparelho HD-DVD da Toshiba automaticamente converte para melhor os DVDs comuns para um bom resultado em telas de 720 ou 1.080 linhas. A imagem convertida não terá a mesma resolução do HD-DVD, mas será melhor do que o sinal analógico do DVD. |
Fonte: https://www.hsw.com.br