Aparelhos Eletrônicos

 

Como Funcionam os DVRs - Parte 2

Parte 1        Parte 2        Parte 3

Pausar uma TV ao vivo?

Um dos principais recursos de um DVR, e o que mais se anuncia nos comerciais, é a sua capacidade de pausar a televisão ao vivo .

A frase "pausar a TV ao vivo" é um pouco equivocada. Quando você pressiona a tecla de pause no controle remoto de um DVR, o aparelho começa instantaneamente a gravar o programa. Ele também congela quadros da imagem atual, dando o aspecto de um vídeo pausado. Quando você pressiona o play (cancela a pausa), o programa gravado começa a passar.

Os DVRs alocam certa porção do disco rígido para um buffer de TV ao vivo. Eles são constantemente gravados e geralmente guardam a última hora no buffer. Isso significa que você pode sair da sala por 10 minutos durante um filme, depois retornar e pegar do começo - desde que o DVR esteja no canal desejado (o buffer é esvaziado cada vez que você troca de canal, e o DVR começa a gravar novamente).

Ferramentas de busca

Alguns dos recursos mais desejados dos DVRs são as ferramentas que ajudam a procurar programas que você deseja gravar.

Imagem cedida por Amazon.com
Instantâneo do TiVo

Todos os DVRs oferecem ferramentas de busca da mesma classe, normalmente pelo nome do programa, nome dos atores e, em alguns casos, sofisticadas opções de como buscar por palavras-chave.

Os serviços TiVo oferecem duas funções voltadas para pessoas que sabem o que desejam assistir: listas de pedidos e transmissões por temporadas. Listas de pedidos permitem que você digite nomes ou palavras-chave (usando um teclado na tela) sobre o que está procurando. Por exemplo, uma lista de pedidos pode buscar tudo estrelado por Frank Sinatra ou algum desenho animado com a palavra "dragão" no título.

Transmissões por temporadas permitem que você envie um comando para a máquina gravar todas as ocorrências de um único programa, com opções de algumas especificações avançadas. Por exemplo, você pode informar para gravar apenas episódios inéditos.

Qualidade e capacidade

Os DVRs informam capacidade de gravação entre 30 e 320 horas. Isso significa que essas unidades podem gravar programas de vários níveis de qualidade - e a capacidade normalmente anunciada refere-se ao número de horas que eles podem suportar na menor qualidade possível.

Como um exemplo, o TiVo pode gravar programas com quatro níveis diferentes de qualidade: básico, médio, alto ou ótima. Uma unidade de 30 horas TiVo pode suportar 30 horas com o nível de qualidade básico, mas apenas cerca de 9 horas no nível de qualidade ótima. O disco rígido de um TiVo de 30 horas tem aproximadamente 30 gigabytes de tamanho. Na qualidade básica, uma hora equivale a 1 gigabyte, enquanto na qualidade ótima, uma hora usa 4 gigabytes.

Então qual é a diferença? Se você já viu um vídeo em velocidade real na Internet, sabe como as imagens podem travar e distorcer. Isto acontece nas gravações de DVR feitas com níveis menores de qualidade, especialmente se existe muito movimento na imagem. Como resultado, diferentes níveis de qualidade são melhores para diferentes tipos de programas: enquanto um antigo filme preto e branco ou um programa de entrevistas ficam ótimos em nível básico, um programa de esportes com movimentos rápidos ou um filme de ação serão quase impossíveis de se assistir. Então lembre-se disso se você estiver planejando comprar um DVR primeiramente para atender a seus hábitos esportivos - é melhor procurar uma unidade de maior capacidade.

Na próxima página, iremos para os números específicos a respeito do relacionamento entre qualidade e capacidade.

Tamanhos de arquivos

No sistema Giga Pocket da Sony, os arquivos para cada programa gravado são armazenados em um disco rígido normal de computador. Se você tiver uma unidade com 60 gigabytes de espaço livre, então o Giga Pocket pode usar estes 60 gigabytes para armazenar programas de TV. A quantidade de espaço que estes programas consomem em um disco rígido depende da duração do programa e da qualidade de gravação. O Giga Pocket oferece três modos de qualidade:
  • LP - armazenando como um arquivo MPEG-1 de alta compressão
  • SP - armazenando como um arquivo MPEG-2 de compressão moderada
  • HQ - armazenando como um arquivo MPEG-2 de alta qualidade
No modo HQ , um programa de 1 hora consome cerca de 3,35 gigabytes. No modo SP , um programa de 1 hora consome cerca de 1,7 gigabytes. No modo LP , um programa de 1 hora consome cerca de 0,6 gigabytes.

Em outras palavras, você pode armazenar cerca de 18 horas de vídeo em 60 gigabytes de espaço no modo HQ. No modo SP, você pode armazenar cerca de 36 horas. No modo LP, você pode armazenar cerca de 100 horas.

Em termos de qualidade , o modo LP tem granulação perceptível, porém pode ser assistido. O modo SP é melhor. O modo HQ parece exagerado - não existe diferença notável entre SP e HQ quando você está assistindo programa gravado por cabo . Talvez se estiver gravando em sinal s-vídeo, vindo de um reprodutor de DVD ou filmadora , e se você deseja preservar todos os detalhes, o modo HQ seja o melhor para isto.

Exatamente como em um disco rígido de computador , apagar um programa de um DVR não apaga realmente o programa em si - ele simplesmente apaga a referência do arquivo no sistema onde foi gravado, fazendo com que ele desapareça. Os dados do programa permanecem na memória até que um novo programa seja gravado em cima deste.

Parte 1        Parte 2        Parte 3

Fonte: www.howstuffworks.com

Como Funcionam os DVRs - Parte 2