Curso de Refrigeração - Parte 6

Como preparar tubos de cobre para conexão, flanquear e soldar, se for caso. Para executar está tarefa é preciso conhecer um pouco sobre metais

Ferramentas para manuseio de tubulação

Nesse modulo mostraremos como preparar tubos de cobre para conexão, flanqueá-los e soldá-los, se for caso. Para executar esta tarefa e preciso conhecer um pouco sobre metais, régua graduada, paquímetro, cortador de tubos, conexões, flangeador e alargador.

Genericamente metal e definido como uma substancia que tem brilho próprio e conduz calor e corrente elétrica.

Cobre e um metal muito usado na industria. E um bom condutor de eletricidade e, por ser flexível, pode ser estirado e transformado em fios. Para uso industrial, o cobre se apresenta sob a forma de vergalhão, chapa, fio e tubo. Na Colortel, na parte da refrigeracao, só nos preocuparemos com o cobre em forma de tubo.

Comercialmente ele e vendido pelo diâmetro externo da parede, em polegadas e com espessura interna da parede de 1/32". As medidas que comumente são utilizadas são as seguintes:

Diâmetro externo

Espessura da parede

kg por metro

1/4"

1/32"

0,124

5/16"

1/32"

0,158

3/8"

1/32"

0,199

1/2"

1/32"

0,263

5/8"

1/32"

0,333

3/4"

1/32"

0,403

7/8"

1/32"

0,473

Paquímetro

E um instrumento de precisão usado para tomar medidas lineares, que apresentem comprimento, largura, altura e espessura de pecas. Permite a leitura de frações de milímetros e de polegadas por meio de uma escala chamada nonio ou vernier.

A precisão do paquímetro varia. Em geral e de 0,05 mm, 1/128" ou 0,001". E composto de duas partes principais: corpo fixo e corpo móvel. O corpo móvel, onde fica a escala de nonio e chamado de cursor (figura 1).

Paquímetro - descrição

A leitura do paquímetro em décimo de milímetro e feita na escala nonio, que tem comprimento total de 9 mm e esta dividida em 10 partes iguais: 9 mm: 10 = 0,09 mm. Cada divisão de nonio e 0,1 mm menor do que cada divisão da escala em milímetros. Depois, contar os traços de nonio ate encontrar um que coincida com um traço da escala de milímetros, para obter os décimos de milímetro.

Cortador de tubos

E uma ferramenta feita de alumínio e aço, que permite cortar tubos para a realização das operações de substituição dos componentes do ciclo de refrigeração ou emenda de tubos.

Alguns dispõem de roldanas e laminas de corte com diâmetro maior. Outros têm rebarbador para limpar a extremidade interna do tubo quando o corte e feito.

Cortador de Tubo

Rebarbador do Cortador

Conexões

São pecas utilizadas para unir dois ou mais tubos. Existem vários modelos, fabricados de acordo com o trabalho a ser executado.

Tipos de conexões

Flangeador

E a ferramenta usada para dar forma à extremidade do tubo. O flangeamento permite vedação completa quando se unem tubulações, válvulas e registros. E composto de base ou estampo e de um grampo que contem um parafuso em seu corpo.

Na extremidade do parafuso encontra uma ponta conica giratória que, ao ser encaixada no tubo, permite o giro do parafuso sem que haja atrito na parte a ser flanqueada.

O bom flangeamento depende das condições do tubo e do flangeador. Por isso e necessario que os dois estejam em bom estado.

Alargador

E a ferramenta usada para alargar a extremidade do tubo de maneira a permitir colocar um dentro de outro que tenha o mesmo diâmetro, através da parte alargada.

Existem três tipos: de impacto, de expansão e de repuxo. O alargador de impacto e o mais comum e possui outro modelo, chamado de alargador de apêndice, são para inserir o capilar no tubo de sucção.

Alargador de tubo

O alargador de expansão é o mais pratico e perfeito, porem o menos comum. E constituído de mandril, que deve ser encaixado no tubo a ser expandido, e de uma alavanca. O alargador de repuxo só e usado em casos especiais, pois depende de uma maquina de furar, de coluna.

Corte de tubos

Para cortar tubos o primeiro passo e posicionar o tubo no cortador. Depois gire o parafuso do cortador ate que o disco de corte encoste levemente no tubo. Gire o cortador em volta do tubo apertando gradativamente a cada volta. O cortador deve ser girado levemente em volta do tubo, a fim de obter um corte perfeito.

Evite pressão exagerada, pois ela pode provocar pressões exageradas no tubo.

Com o auxilio  do rebarbador, tire as rebarbas do tubo, com cuidado para não se ferir. Não aprofunde muito o rebarbador. À parte da rebarba deve ser voltada para baixo, para que os resíduos não deslizem para o interior do tubo.

 

Expansão de tubos com flangeador

Prenda o tubo na base do flangeador, no buraco correspondente à medida do tubo. Se for necessario faca uso do paquímento para medi-lo corretamente.

Prenda no lado da base que possui furos escareados, isso e chanfrados. O tubo deve ser preso de modo que a parte a flangear não fique muito saliente em relação à superfície.

Somente a pratica indicara qual altura da parte do tubo que ficara saliente para que uma boa vedação seja alcançada. A foto a seguir e um bom exemplo para tubos de 3/8 ““.

Em seguida coloque o grampo do flangeador na base, de modo a ficar na posição vertical.

Rosqueio o parafuso do grampo de modo que a parte cônica comprima completamente a extremidade do tubo. Se o flange ficar irregular, corte a parte flangeada do tubo, retire as rebarbas e faca novamente o flange.

 

Uso do alargador

Para alargar tubos com o alargador de impacto, o primeiro passo e fixar o tubo na base do flangeador. Em seguida posicione o alargador na extremidade do tubo. Alargue o tubo, batendo no alargador com o martelo.

Uso do alargador de tubo

A cada martelada, gire o alargador para evitar que fique preso no tubo e també



Veja mais:

Fontes:
www.emersonflowcontrols.com.br
www.refrigeracao.net
www.pt.wikipedia.org/wiki/Compressor