Para a DAKO, a década de '80 revelou-se como o início da
grande colheita dos frutos semeados nos anos anteriores. A empresa tornou-se a
maior indústria de fogões a gás do Brasil e da América Latina e, a partir de
então, a DAKO se deparou com a necessidade de uma nova mudança de rumo, caminhos
mais modernos e ágeis.
Começa o processo de modernização, onde,
gradativamente, a condução dos negócios passa para as mãos de profissionais
altamente qualificados e especializados em segmentos. Intrinsecamente
Todo esse processo de profissionalização foi imprescindível para ampliar
e consolidar a busca de um padrão de excelência da empresa junto a seus
funcionários, parceiros e consumidores.
No Brasil, a década de '80 foi
um período de grande instabilidade financeira, com diversas mudanças econômicas,
inflação galopante e oscilações que afetavam diretamente todos os segmentos de
mercado.
Porém, a DAKO soube driblar com sabedoria todos esses
obstáculos, e manteve-se fiel às necessidades de seus consumidores, mostrando ao
mercado uma marca cada vez mais sólida.
Com isso, novas metas e planos
foram traçados, e os compromissos da DAKO renovados, projetando a empresa para
um mercado futuro cada vez mais exigente e competitivo. Mesmo de olhos no
futuro, a DAKO se manteve firmemente comprometida diante das necessidades
diárias de seus clientes e funcionários.
Uma nova década, um novo Governo e novas mudanças
político-econômicas que exigiam do empresariado brasileiro um "jogo-de-cintura"
imediato para se adaptar ao mercado, além da criação de vantagens competitivas.
Dentre essas novidades, estava a abertura à importação concedida pelo Governo
Collor.
Devido a grandes transformações no mercado internacional e à
globalização acelerada, muitas empresas de capital estrangeiro depararam-se com
um novo rumo nas negociações. O Brasil começa a receber investimentos de
empresas do mundo todo.
Esse novo caminho proporcionaria grandes
conquistas mercadológicas; é nessa fase que muitas empresas começam então a
expandirem-se e fundirem-se pelo mundo a procura de novos mercados.
A
DAKO, passa a apostar no compromisso que envolve toda a sua cadeia produtiva. Em
1990, a empresa mudou-se para o seu novo parque fabril, ocupando uma área total
de 130.000m² (40.000m² de área coberta) no Distrito Industrial de
Campinas.
A nova fábrica possibilitou a unificação dos modernos processos
de produção, permitindo um considerável aumento na produtividade, dentro dos
mais exigentes padrões de qualidade e segurança.
Com investimentos
ininterruptos na modernização do parque fabril, no aperfeiçoamento da rede de
assistência técnica, atualizações dos produtos, e relacionamentos interpessoais
voltados a seus funcionários, fornecedores, e clientes, a DAKO se projeta para o
futuro conseguindo um novo marco.
Encabeçada por essa nova visão
administrativa, a DAKO, confiante no mercado internacional começou a alargar
suas fronteiras e resolve explorar outros continentes, começando assim a fase de
exportações, onde em menos de oito anos, a empresa passou a fornecer seus
produtos para mais de 50 países.
Dessa forma, a DAKO firmava, mais uma
vez, sua capacidade de competição no mercado externo, fixação de marca e
revelando excelência com relação aos padrões internacionais de qualidade.
2000 - Nova década, novo milênio e a DAKO atinge a marca de 2 milhões de fogões
produzidos ao ano :
Presente no dia-a-dia dos brasileiros desde 1935, os fogões
Dako sempre ofereceram qualidade, durabilidade, segurança e economia. Essa
receita, além de estar diretamente aos padrões de valores da empresa, logo foi
aprovada por clientes e consumidores e, hoje, faz parte da preferência nacional.
O sucesso da DAKO tem ainda outros ingredientes como: o parque
industrial com padrão internacional, rígido padrão de qualidade, ampla
distribuição dos produtos e excelência no pós-venda.
A empresa também
faz questão de estabelecer excelência no relacionamento com seus mais de 5.000
clientes, oferecendo uma política comercial adequada e altíssima confiabilidade
na entrega dos pedidos.
Em 2002, a DAKO surpreende o mercado com mais um
lançamento: o Depurador Dako com
Filtro Metálico. Extremamente econômico, prático e moderno, o produto é uma
inovação na categoria, unindo funcionalidade e beleza em um só produto.
O novo produto apresenta três velocidades, oferecendo maior poder de
sucção. Além disso, a novidade acaba de vez com o terrível cheiro de gordura,
reciclando o ar e tornando-o totalmente renovado e puro.
Com a
preocupação de manter clientes, consumidores e o mercado em geral sempre
informados sobre seu papel, enquanto líder latino-americana na produção de
fogões, a DAKO acertou na sua comunicação publicitária, posicionando a marca
como um dos segredos da culinária brasileira.
E ainda no ano de 2002, a
DAKO lança sua nova campanha publicitária tendo como garoto-propaganda, Rodrigo
Santoro. O ator foi selecionado após uma pesquisa realizada com diversas
mulheres, sendo apontado como o ideal para protagonizar o filme, tendo apelo
universal e unânime dentro do grupo.
O resultado desse trabalho é claro. Hoje, a DAKO é a marca de
fogões mais lembrada pelos consumidores, além de estar presente em 1 a cada três
lares brasileiros. A empresa também é sinônimo de confiança para seus clientes
que reconhecem a Dako não só como líder mas também como excelente parceira de
negócios.
Evolução da marca Dako
Mesmo
que todo esse crescimento seja motivo de muito orgulho e comemoração, esses
resultados são vistos pela DAKO apenas como parte de uma história de esforço e
trabalho digno, e que ainda está sendo escrita. Por isso, a empresa não se
limitou apenas à produção de fogões.
A grande novidade é a linha de geladeiras DAKO, uma
jogada inteligente que já começa com uma fábrica ampla e moderna, com os
ingredientes que somente a DAKO sabe combinar: praticidade, beleza e valor
justo.
A linha é composta por cinco modelos de geladeiras e um freezer com vários
diferenciais: puxadores externos, porta-latas inteligente, paredes mais lisas e
brilhantes, prateleiras personalizadas, nas geladeiras e reforçadas, botão de
congelamento rápido e gavetas com dispositivo anti-queda no freezer.
Sem dúvida, este lançamento é mais um sucesso nas
cozinhas brasileiras: um dueto perfeito - A única geladeira do
Brasil com congelador independente - uma inovação DAKO.
Este é o início de mais um capítulo na
história da empresa, além de muitas outras novidades que
ainda estão por vir.
Para a DAKO,
evoluir, é muito mais do que um objetivo, é um compromisso com a trajetória de
sucesso e com a essência genuinamente brasileira. Por isso a DAKO é "a marca do
gosto do Brasil"!