1. Começando
2. Consertos na porta, interruptor, termostato e timer
3. Como consertar mecanismos de aquecimento
4. Como consertar um tambor e um motor
O tambor de uma secadora é normalmente girado por uma união de motor e correia. Existem dois sinais claros de que a correia não está funcionando direito: você pode facilmente girar o tambor quando a secadora estiver desligada ou pode ouvir barulhos fortes de dentro da secadora enquanto ela estiver funcionando. Veja como testar e trocar a correia do tambor:
1º : Localize a correia removendo os painéis de trás ou da frente. Dependendo do tipo da secadora que possui, você pode ter que apoiar o tambor para impedi-lo de afundar. Não deixe o tambor pendurado; os ferrolhos que o prendem ao gabinete podem ficar danificados. Não retire mais partes que o necessário.
2º : Identifique a correia. A antiga pode estar enrolada em volta da polia intermediária e do cabo do motor. Desenhe um diagrama mostrando como a polia é instalada para que você seja capaz de recolocá-la devidamente. Se a correia velha está usada ou gasta, mas não está quebrada, deixe-a em volta do tambor como um modelo para colocar a nova; corte a correia velha e a retire quando a nova estiver colocada.
3º : Retire a correia velha das polias e estique a nova no lugar. A nova correia deve se estender em volta do tambor e das polias. O truque é alinhar a correia no tambor com as polias. As barras de suporte na nova correia vão na direção do tambor.
4º : Uma vez que a correia esteja alinhada, gire o tambor com a mão, se possível, para ter certeza que a correia está seguindo. Você talvez tenha que remontar parte do gabinete para fazer isso.
Algumas secadores antigas têm um mecanismo de tambor de polia com correia em V. Neste sistema, duas ou três polias de tamanhos diferentes ajustam a velocidade do tambor. Para trocar esse tipo de correia, diminua a tensão na polia intermediária e instale a nova correia nos encaixes em V de todas as polias. Depois coloque a polia intermediária de volta na posição.
Tenha certeza absoluta de que a correia substituída é a correta para aquele modelo de secadora. Qualquer diferença nas correias pode mudar a velocidade do tambor e causar problemas com outras peças da secadora.
Quando trocar uma correia do tambor, você pode ter que apoiar o tambor para impedi-lo
de afundar.
Não o deixe pendurado; os ferrolhos que o prendem podem ficar danificados.
Cuidando do suporte do tambor
Com o painel traseiro retirado, cheque o suporte em volta do cabo do tambor. Você terá que retirar a correia para alcançá-lo. Se o suporte parecer gasto, sujo ou solto, deve ser trocado por um novo feito exclusivamente para esse tipo de secadora.
Um parafuso no centro conecta o cabo ao tambor. Remova essa junção e depois retire a polia do tambor. Apóie o tambor para impedi-lo de afundar. O suporte cabe em volta do cabo do tambor e seu ajuste desliza. Puxe para fora o suporte antigo e instale um novo, tomando cuidado para que seja colocado do mesmo jeito que o antigo.
Em algumas secadoras, o suporte e o cabo são presos por um pino em U e há dois bloqueios estreitos apoiando o suporte e o cabo. Remova o suporte retirando o pino em U e os bloqueios primeiro.
Enquanto estiver remontando a unidade de suporte, certifique-se de que as partes se juntem da mesma maneira como foram separadas. Se a parte é montada com calços, eles devem ser colocados entre o suporte e os canais de apoio. Não aperte demais os parafusos que prendem as partes; fazer isso pode causar danos ao suporte. Se o suporte tem um fio para lubrificação, sature-o com óleo de transmissão de automóvel.
Cuidando dos cilindros do tambor
A frente do tambor de uma secadora é geralmente sustentada por dois cilindros. Essas rodas são de metal com borda de borracha ou de nylon comprimido. Se os cilindros guincharem mas parecerem estar em boas condições, aplique umas gotas de óleo de motor com viscosidade 20 sem detergente (não use qualquer óleo). Se os cilindros estiverem gastos, você pode trocá-los, a não ser que sejam rebitados. Para trocar os cilindros de tambor:
1º : Retire a frente do gabinete. Os cilindros geralmente são presos a um cabo de metal por uma presilha de mola.
2º : Retire os cilindros fazendo uma alavanca nas presilhas com uma chave de fenda. Debaixo da presilha estão uma argola e os cilindros seguidos de outra argola. Você talvez tenha que retirar uma pequena porca na parte de trás do cabo e retirá-lo para alcançar os cilindros. Retire os cilindros do cabo e limpe os resíduos acumulados antes de instalar o novo. Esses acúmulos podem fazer o tambor girar devagar, o que impede a secagem correta e deformam outros componentes da secadora.
3º : Instale os novos cilindros no cabo com as argolas na mesma posição.
Cuidando do motor
Defeitos do motor geralmente requerem serviços de profissionais. Existem três causas de falha do motor: falta de lubrificação, botão do motor defeituoso e suportes gastos ou defeituosos. Um barulho estranho pode estar relacionado a um motor queimado ou a um botão com defeito. Cheque-os antes de chamar um profissional ou levar o motor para o conserto. Veja como checar o motor de uma secadora:
1º : Retire o painel de acesso traseiro. Depois observe atrás do tambor, da polia do motor e polia esticadora. Se essas áreas estiverem entupidas com sujeira e fiapos, a tensão exagerada do motor pode estar causando o zumbido. Correias gastas ou quebradas também podem causar o zumbido. Cheque as correias para ver se há desgaste ou estrago. Se a correia parecer boa, você poderá acabar com o barulho colocando óleo para correia, vendido em lojas de carros, lojas de ferragens e de utilidades domésticas.
2º : Ligue a secadora. O barulho que você ouve pode ser o giro do tambor, não o motor. Um pouco de barulho é normal.
3º : Coloque um pouco de óleo de motor com densidade 20 sem detergente (não qualquer óleo) em volta das pontas do cabo do motor. Essa lubrificação pode acabar com o barulho. Se isso não resolver o problema, retire o motor e leve-o a um profissional.
O botão de centrifugação no motor da secadora pode estar localizado no topo do motor. Zumbidos, falta de energia do motor e falta de aquecimento podem ser causados por um botão de centrifugação com defeito. Se o botão for externo, cheque os terminais para ter certeza que estão apertados e funcionando perfeitamente. Se achar algum problema, retire o botão e leve-o para um profissional testar. Um botão com defeito precisa ser trocado. Alguns botões de centrifugação localizam-se onde fica o motor; não será possível retirar o botão nesse caso. Retire o motor todo e leve-o a um profissional para que ele o concerte.
Se o motor zumbe, mas não gira a polia no final do cabo do motor, tente girar a polia com a mão. Cuidado: a ntes de girar a polia, certifique-se que a secadora está desligada.
Se não conseguir girar a polia ou se ela for muito dura, os suportes no motor poderão estar gastos. Retire o motor e leve-o a um profissional para conserto ou troca. Em muitos casos é mais conveniente trocar do que consertar.
Alguns motores têm protetores de sobrecarga que o desligam quando há tensão excessiva. Muitas vezes, as secadoras são equipadas com um botão de reinício no painel de controle. Se o motor não funcionar, deixe-a esfriar por cerca de dez minutos. Então aperte o botão de reinício. Se a secadora ainda não funcionar, procure por um protetor de sobrecarga no motor.
Teste o protetor de sobrecarga com um multímetro-volt-ohm (MVO) ajustado para a escala RX1. Desconecte um fio do protetor e prenda uma ponta do MVO em cada terminal. Se o medidor ler zero, o protetor está funcionando. Se a agulha pular para uma leitura alta, o protetor de sobrecarga está com defeito e deve ser trocado. Retire o protetor com uma alavanca ou desparafuse-o. Troque-o por um novo do mesmo tamanho e modelo, ligando o novo do mesmo jeito que o antigo estava.
Manutenções de rotina vão manter sua secadora funcionando corretamente, principalmente quando mais precisar. Você pode dar conta sozinho da manutenção e de pequenos reparos seguindo as diretrizes desse artigo.
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Fonte: www.howstuffworks.com