Aparelhos Eletrônicos

 

Parte 1    Parte 2    Parte 3    Parte 4    Parte 5

A Mania das Câmeras Digitais - Parte 4

Sensor

O CCD
   É o dispositivo que registra a imagem na câmera digital (chip). CCD significa Charge Coupled Device, ou dispositivo de carregamento acoplado. Consiste em um sensor que contem milhões de células sensíveis à luz que captam os Pixels formadores da imagem. Ele é o responsável por transformar a informação visual em impulsos elétricos. Esses impulsos são convertidos em sinais digitais pelo circuito interno da câmera, que por sua vez, são gravados na memória.  

Um detalhe importante: O sensor CCD é padrão nas câmeras, mas existem algumas câmeras mais antigas e de baixo custo que usam um dispositivo chamado CMOS. Este dispositivo (chip) tem qualidade inferior ao CCD, o CCD consegue captar as cores com maior precisão ficando mais próximo do real

O CMOS também é muito usado em Webcams, a mesma dica vale para elas, procure sempre com CCD. Porém hoje em dia já estão sendo feitas pesquisas para melhorar a qualidade dos sensores CMOS, pois estes consomem muito menos energia comparados com os CCDs, já é possível encontrar sensores CMOS de qualidade igual, se não, maior que os CCDs, porém não nas câmeras mais baratas, normalmente nas profissionais).

   Quanto maior for o sensor melhor será a qualidade da foto e melhores serão as possibilidades de ajustes sem perda de qualidade, um Sensor CCD de 1/2,7” em uma câmera de 3.2MP consegue tirar fotos excelentes com  ISO 100, boas com ISO 200, porém a qualidade já fica depreciada em ISO 400 ou maiores começando a aparecer muitos ruídos na imagem.

   Outro detalhe fica em relação a quantidade de megapixels da câmera, pois um Sensor de 1/2,7” é o suficiente para câmeras de até 3.2MP  mas para câmeras com 4MP ele já começa a dever em qualidade e a quantidade de ruídos gerados também é maior. O ideal para um câmera de 4MP seria um sensor de 1/2,5” acima disso é recomendado o uso de sensores de 1/1,8” ou maiores.

A grande fama das câmeras Canon A510 e Canon A95 (substituída agora pela A610) deve-se em parte pela utilização de sensores maiores que o mínimo recomendado, a Canon A510 usa um sensor de 1/2,5” para seus 3,2MP e consegue com isso tirar fotos excelentes com até ISO 200 e a Canon A95/A610 usam sensores de 1/1,8” e conseguem capturar imagens muito boas inclusive com ISO 400.

   Preste muita atenção na hora de comprar uma câmera, a escolha de uma câmera boa deve partir diretamente pelo sensor, por que se ele for muito pequeno para a quantidade de MP ou for de baixa qualidade, não tem milagre que resolva, as fotos vão sair com uma qualidade inferior. Então quando for comprar a sua câmera sempre que possível pesquise ou se não de uma olhada no manual dela para saber o tamanho do sensor da mesma, se não vai acabar com fotos muito ruidosas.

- Flash

Externo
   As câmeras mais sofisticadas possuem um conector para encaixar o flash externo, que tem alcance bem maior do que o embutido, algo em torno de 10 metros de distancia. Inteligente, o conector dispara o flash na hora certa.

Embutido
   Praticamente todas as câmeras digitais possuem flash embutido, com alcance médio de 3 metros de distancia do assunto. Em distancias maiores, pode esquecer. É comum o flash embutido vir embutido do recurso redutor de olhos vermelhos. Deixe o redutor e o flash automático ligado em ambientes mal iluminados, a câmera é suficientemente inteligente para medir a luz e disparar o flash conforme for necessário. Mas sempre procure dar preferência a luz natural.

Luz Natural

Luz do Flash

Conclusão
   Bater fotos decentes (no mínimo) é muito mais do que muitos imaginam: “apertar o botão”, é toda uma estratégia contra a natureza, na qual você precisa escolher o melhor custo/beneficio para sua fotografia. Talvez, às vezes valha mais a pena sacrificar alguma qualidade a acabar com um monte de fotos tremidas, e é um jogo constante, que você precisa jogar para acabar com boas fotos.

Escritores: Future_Shock, Filipeutzig, Terror Inc
Revisão e Edição: Fparker
Fonte: https://www.adrenaline.com.br

 

Parte 1    Parte 2    Parte 3    Parte 4    Parte 5

 

A Mania das Cameras Digitais - Parte 4