2 - MOTORES COM TORQUE NORMAL DE PARTIDA - PSC
Desconecte o capacitor de marcha dos terminais S e R. Usando um ohmímetro, cheque a continuidade/resistência ôhmica (com
a unidade não energizada e com circuito do motoventilador aberto, se utilizado) entre os pontos relacionados abaixo:
a) L1 e o terminal 3 do protetor e entre L2 e o terminal R do compressor :Deve haver continuidade. Se não houver continuidade, verifique a fiação do produto.
b) Terminais 3 e 1 do protetor: Deve haver continuidade. Se não houver continuidade, o protetor pode ter atuado e ainda não reconectou. Espere 5 minutos e cheque novamente. Se ainda assim não houver continuidade, então o protetor térmico está com defeito. Substitua-o por outro de mesma especificação.
c) Terminais C e R e entre C e S do compressor: Deve-se obter o valor da resistência conforme tabela de resistência ohmica do modelo do compressor. Se a resistência lida não estiver conforme o especificado, substitua o compressor. Faça esta medida sempre a 25oC de temperatura ambiente.
d) Terminal C e carcaça do compressor: Não deve haver continuidade. Se houver continuidade, o motor está em massa, o compressor deve ser substituído.
e) Com ohmímetro ajustado na menor escala, meça entre os terminais do capacitor: Se houver continuidade é porque o capacitor está em curto, substitua-o por outro de mesma especificação.
f) Com um ohmímetro “analógico” ajustado na maior escala, meça entre os terminais do capacitor: O
ponteiro do ohmímetro deve indicar momentaneamente uma resistência baixa e em seguida estabilizar em
resistência infinita. Este teste pode ser repetido invertendo-se a polaridade do capacitor. Se o ponteiro do
ohmímetro não se mexer, mesmo invertendo a polaridade do capacitor, é porque o capacitor está aberto e
deve ser substituído.
Se após realizar todos os testes acima, nenhum defeito for detectado, substitua o protetor térmico e o capacitor por outros novos e de mesmas especificações, pois estes testes não são capazes de detectar se suas características de funcionamento estão alteradas. Pode-se ainda mudar o esquema de ligação para CSR usando um relê e um capacitor de partida adequados, com a intenção de aumentar o torque de partida.
Se mesmo assim o resultado não for positivo, a falha pode ser na parte mecânica do compressor e este deve ser substituído.
3 - MOTORES COM TORQUE NORMAL DE PARTIDA - PTCSIR
Usando ohmímetro, cheque a continuidade/resistência ôhmica (com a unidade não energizada e com circuito do motoventilador
aberto, se utilizado) entre os pontos relacionados abaixo:
a) L1 e o terminal 3 do protetor e entre L2 e o terminal R do compressor: Deve haver continuidade. Se não
houver continuidade, verifique a fiação do produto.
b) Terminais 3 e 1 do protetor: Deve haver continuidade. Se não houver continuidade, o protetor pode ter
atuado e ainda não reconectou. Espere 5 minutos e cheque novamente. Se ainda assim não houver
continuidade, então o protetor térmico está com defeito. Substitua-o por outro de mesma especificação.
c) Retire o relê PTC do compressor, e meça a continuidade entre os terminais que estavam conectados aos terminais S e R do compressor: Se não houver continuidade, substitua-o por outro de mesma especificação. Este teste deve ser realizado com o PTC frio.
d) Terminais C e R e entre C e S do compressor: Deve-se obter o valor da resistência conforme tabela de resistência ohmica do modelo do compressor. Se a resistência lida não estiver conforme o especificado, substitua o compressor. Faça esta medida sempre a 25oC de temperatura ambiente.
e) Terminal C e carcaça do compressor: Não deve haver continuidade. Se houver continuidade, o motor está
em massa, o compressor deve ser substituído.
Se após realizar todos os testes acima, nenhum defeito for detectado, substitua o relê PTC e o protetor térmico por outros
novos e de mesmas especificações, pois estes testes não são capazes de detectar se suas características de funcionamento
estão alteradas.
Se mesmo assim o resultado não for positivo, a falha pode ser na parte mecânica do compressor e este deve ser substituído.
4 - MOTORES COM TORQUE NORMAL DE PARTIDA - PTCSCR
Desconecte o capacitor de marcha dos terminais do relê PTC. Usando um ohmímetro, cheque a continuidade/resistência ôhmica (com a unidade não energizada e com circuito do motoventilador aberto, se utilizado) entre os pontos relacionados a seguir:
a) L1 e o terminal 3 do protetor e entre L2 e o terminal R do compressor: Deve haver continuidade. Se não houver continuidade, verifique a fiação do produto
b) Terminais 3 e 1 do protetor: Deve haver continuidade. Se não houver continuidade, o protetor pode ter atuado e ainda não reconectou. Espere 5 minutos e cheque novamente. Se ainda assim não houver continuidade, então o protetor térmico está com defeito. Substitua-o por outro de mesma especificação.
c) Retire o relê PTC do compressor, e meça a continuidade entre os terminais que estavam conectados aos terminais S e R do compressor: Se não houver continuidade, substitua-o por outro de mesma especificação. Este teste deve ser realizado com o PTC frio.
d) Terminais C e R e entre C e S do compressor: Deve-se obter o valor da resistência conforme tabela de resistência ohmica do modelo do compressor. Se a resistência lida não estiver conforme o especificado, substitua o compressor. Faça esta medida sempre a 25oC de temperatura ambiente.
e) Terminal C e carcaça do compressor: Não deve haver continuidade. Se houver continuidade, o motor está em massa, o compressor deve ser substituído.
f) Com ohmímetro ajustado na menor escala, meça entre os terminais do capacitor: Se houver continuidade é porque o capacitor está em curto, substitua-o por outro de mesma especificação.
g) Com um ohmímetro “analógico” ajustado na maior escala, meça entre os terminais do capacitor: O
ponteiro do ohmímetro deve indicar momentaneamente uma resistência baixa e em seguida estabilizar em
resistência infinita. Este teste pode ser repetido invertendo-se a polaridade do capacitor. Se o ponteiro do
ohmímetro não se mexer, mesmo invertendo a polaridade do capacitor, é porque o capacitor está aberto e
deve ser substituído.
Se após realizar todos os testes acima, nenhum defeito for detectado, substitua o relê PTC, o protetor térmico e o capacitor por outros novos e de mesmas especificações, pois estes testes não são capazes de detectar se suas características de funcionamento estão alteradas.
Se mesmo assim o resultado não for positivo, a falha pode ser na parte mecânica do compressor e este deve ser substituído.
5 - MOTORES COM ALTO TORQUE DE PARTIDA - CSIR (relê amperométrico)
Desconecte o capacitor de partida do circuito. Usando um ohmímetro, cheque a continuidade/resistência ôhmica (com a unidade não energizada e com circuito do motoventilador aberto, se utilizado) entre os pontos relacionados abaixo:
a) L1 e o terminal 3 do protetor e entre L2 e o terminal 2 do relê: Deve haver continuidade. Se não houver continuidade, verifique a fiação do produto.
b) Terminais 3 e 1 do protetor: Deve haver continuidade. Se não houver continuidade, o protetor pode ter atuado e ainda não reconectou. Espere 5 minutos e cheque novamente. Se ainda assim não houver continuidade, então o protetor térmico está com defeito. Substitua-o por outro de mesma especificação.
c) Retire o relê do compressor, mantenha-o na posição de montagem (na vertical com a bobina para baixo) e meça a continuidade entre os terminais 1 e S: Não deve haver continuidade. Se houver continuidade, os contatos do relê estão fechados e este deve ser substituído por outro de mesma especificação.
d) Medindo ainda entre os terminais 1 e S do relê, vire-o de cabeça para baixo: Nesta posição deve haver continuidade. Se não houver continuidade, os contatos estão danificados e o relê deve ser substituído.
e) Terminais 2 e M do relê (bobina): Deve haver continuidade. Se não houver continuidade - substitua o relê por outro de mesma especificação.
f) Terminais C e R e entre C e S do compressor: Deve-se obter o valor da resistência conforme tabela de resistência ohmica do modelo do compressor. Se a resistência lida não estiver conforme o especificado, substitua o compressor. Faça esta medida sempre a 25oC de temperatura ambiente.
g) Terminal C e carcaça do compressor: Não deve haver continuidade. Se houver continuidade, o motor está em massa, o compressor deve ser substituído.
h) Com ohmímetro ajustado na menor escala, meça entre os terminais do capacitor: Se houver continuidade é porque o capacitor está em curto, substitua-o por outro de mesma especificação.
i) Com um ohmímetro “analógico” ajustado na maior escala, meça entre os terminais do capacitor: O
ponteiro do ohmímetro deve indicar momentaneamente uma resistência baixa e em seguida estabilizar em
resistência infinita. Este teste pode ser repetido invertendo-se a polaridade do capacitor. Se o ponteiro do
ohmímetro não se mexer, mesmo invertendo a polaridade do capacitor, é porque o capacitor está aberto e
deve ser substituído.
Se após realizar todos os testes acima, nenhum defeito for detectado, substitua o relê, o protetor térmico e o capacitor por outros novos e de mesmas especificações, pois estes testes não são capazes de detectar se suas características de funcionamento estão alteradas.
Se mesmo assim o resultado não for positivo, a falha pode ser na parte mecânica do compressor e este deve ser substituído.
6 - MOTORES COM ALTO TORQUE DE PARTIDA - CSR
Desconecte as ligações entre os terminais 2 e 4 do relê voltimétrico e os terminais R e S do compressor. Usando um ohmímetro, cheque a continuidade/resistência ôhmica (com a unidade não energizada e com circuito do motoventilador aberto, se utilizado) entre os pontos relacionados a seguir:
a) L1 e o terminal 5 do relê, entre L2 e o terminal 4 do relê e demais ligações entre relê, protetor e compressor: Deve haver continuidade. Se não houver continuidade, verifique a fiação do produto.
b) Terminais 3 e 1 do protetor: Deve haver continuidade. Se não houver continuidade, o protetor pode ter atuado e ainda não reconectou. Espere 5 minutos e cheque novamente. Se ainda assim não houver continuidade, então o protetor térmico está com defeito. Substitua-o por outro de mesma especificação.
c) Retire o relê voltimétrico do circuito e meça a continuidade entre os terminais 1 e 2: Deve haver continuidade. Se não houver continuidade, os contatos do relê estão danificados e este deve ser substituído por outro de mesma especificação.
d) Terminais 5 e 2 do relê (bobina): Deve haver continuidade. Se não houver continuidade substitua o relê por outro de mesma especificação.
e) Terminais C e R e entre C e S do compressor: Deve-se obter o valor da resistência conforme tabela de resistência ohmica do modelo do compressor. Se a resistência lida não estiver conforme o especificado, substitua o compressor. Faça esta medida sempre a 25oC de temperatura ambiente.
f) Terminal C e carcaça do compressor: Não deve haver continuidade. Se houver continuidade, o motor está em massa, o compressor deve ser substituído.
g) Com ohmímetro ajustado na menor escala, meça entre os terminais do capacitor de marcha: Se houver continuidade é porque o capacitor está em curto, substitua-o por outro de mesma especificação.
h) Com um ohmímetro “analógico” ajustado na maior escala, meça entre os terminais do capacitor: O
ponteiro do ohmímetro deve indicar momentaneamente uma resistência baixa e em seguida estabilizar em
resistência infinita. Este teste pode ser repetido invertendo-se a polaridade do capacitor. Se o ponteiro do
ohmímetro não se mexer, mesmo invertendo a polaridade do capacitor, é porque o capacitor está aberto e
deve ser substituído.
i) Repita os itens “g” e “h” para o capacitor de partida.
Se após realizar todos os testes acima, nenhum defeito for detectado, substitua o relê, o protetor térmico e os capacitores por outros novos e de mesmas especificações, pois estes testes não são capazes de detectar se suas características de funcionamento estão alteradas.
Se mesmo assim o resultado não for positivo, a falha pode ser na parte mecânica do compressor e este deve ser substituído. Continua na Parte 3.
Fonte: https://www.tecumseh.com/pt/south-america