7 - MOTORES COM ALTO TORQUE DE PARTIDA - CSIR (relê voltimétrico)
Desconecte as ligações entre os terminais 2 e 4 do relê voltimétrico e os terminais R e S do compressor. Usando um ohmímetro, cheque a continuidade/resistência ôhmica (com a unidade não energizada e com circuito do motoventilador aberto, se utilizado) entre os pontos relacionados abaixo:
a) L1 e o terminal 5 do relê, entre L2 e o terminal 4 do relê e demais ligações entre relê, protetor e compressor: Deve haver continuidade. Se não houver continuidade, verifique a fiação do produto.
b) Terminais 3 e 1 do protetor: Deve haver continuidade. Se não houver continuidade, o protetor pode ter atuado e ainda não reconectou. Espere 5 minutos e cheque novamente. Se ainda assim não houver continuidade, então o protetor térmico está com defeito. Substitua-o por outro de mesma especificação.
c) Retire o relê voltimétrico do circuito e meça a continuidade entre os terminais 1 e 2: Deve haver continuidade. Se não houver continuidade, os contatos do relê estão danificados e este deve ser substituído por outro de mesma especificação.
d) Terminais 5 e 2 do relê (bobina): Deve haver continuidade. Se não houver continuidade - substitua o relê por outro de mesma especificação.
e) Terminais C e R e entre C e S do compressor: Deve-se obter o valor da resistência conforme tabela de resistência ohmica do modelo do compressor. Se a resistência lida não estiver conforme o especificado, substitua o compressor. Faça esta medida sempre a 25ºC de temperatura ambiente.
f) Terminal C e carcaça do compressor: Não deve haver continuidade. Se houver continuidade, o motor está em massa, o compressor deve ser substituído.
g) Com ohmímetro ajustado na menor escala, meça entre os terminais do capacitor de partida: Se houver continuidade é porque o capacitor está em curto, substitua-o por outro de mesma especificação.
h) Com um ohmímetro “analógico” ajustado na maior escala, meça entre os terminais do capacitor:
O ponteiro do ohmímetro deve indicar momentaneamente uma resistência baixa e em seguida estabilizar em resistência infinita. Este teste pode ser repetido invertendo-se a polaridade do capacitor.
Se o ponteiro do ohmímetro não se mexer, mesmo invertendo a polaridade do capacitor, é porque o capacitor está aberto e deve ser substituído.
Se após realizar todos os testes acima, nenhum defeito for detectado, substitua o relê, o protetor térmico e o capacitor por outros novos e de mesmas especificações, pois estes testes não são capazes de detectar se suas características de funcionamento estão alteradas.
Se mesmo assim o resultado não for positivo, a falha pode ser na parte mecânica do compressor e este deve ser substituído.
Disposição dos Terminais:
III - CODIGOS DE TENSÕES E FAIXAS DE OPERAÇÃO
A tensão e a frequência de operação de um compressor Tecumseh são identificadas através de uma letra que compõe o código da lista de materiais do compressor, por exemplo: AE 150 DS .
A Letra “D”, conforme tabela abaixo, indica que este compressor deve operar em 115-127V / 60 Hz.
Para códigos de tensão/freqüência não listados, entrar em contato com a Tecumseh do Brasil.
Fotos
Fonte: https://www.tecumseh.com/pt/south-america