A refrigeração é todo processo de redução de temperatura de uma substância dentro de um espaço fechado. Em termos gerais, os princípios da refrigeração se baseiam em três tipos de efeitos físicos observados em fenômenos naturais: a transmissão termodinâmica que provoca o resfriamento de substâncias postas em contato com corpos a baixas temperaturas; o aumento de temperatura provocado pela evaporação de certas substâncias; e a queda de temperatura provocada pela rápida expansão dos gases.
Os sistemas de refrigeração são utilizados principalmente para armazenar alimentos a baixas temperaturas inibindo assim a ação de bactérias, fermentação e o aparecimento do bolor bem como manter uma temperatura estável em máquinas e equipamentos em geral para melhorar o rendimento dos mesmos.
Desde o final do século XVIII os cientistas procuravam construir uma máquina que produzisse "frio" ou seja retirasse calor. O processo histórico da refrigeração foi longo e somente no final do século XIX e que as técnicas de refrigeração foi longo e somente no final do século XIX é que as técnicas de refrigeração popularizaram o uso dos refrigeradores domésticos, entre eles a geladeira e o ar condicionado.
Fonte: www.cepa.if.usp.br