Calor Latente
Quando uma quantidade de calor é fornecida ou retirada de um corpo, não modifica a sua temperatura, mas produz mudança de seu estado de agregação ou mudança fase, é denominado calor latente.
Na transformação do gelo em água, embora o gelo esteja recebendo calor, sua temperatura não varia enquanto não se completa a mudança de fase.
Na transformação da água em vapor, embora a água esteja recebendo calor, sua temperatura não varia enquanto não se completa a mudança de fase.
Essa temperatura invariável denominamos de temperatura de mudança de fase. O calor específico latente L de um material informa a quantidade de calor que uma unidade de massa desse material precisa receber ou perder exclusivamente para mudar de estado de agregação. A quantidade de calor é determinada através da seguinte expressão: Q = m . L
Calor Sensível
Consideremos um corpo que recebeu ou perdeu uma determinada quantidade de calor Q. Esse calor é denominado calor sensível quando provoca apenas uma variação da temperatura do corpo, sem mudar seu estado de agregação (se o corpo é sólido, continua sólido, se é líquido continua líquido e, se é gasoso, continua gasoso).
Produção de calor
Há três maneiras principais de gerar calor. Em cada caso, uma outra forma de energia se torna calor.
A combustão, ou queima, produz calor. Quando um objeto queima, seus átomos combinam com átomos de oxigênio do ar numa reação química que libera energia na forma de calor.
Eletricidade
A corrente elétrica é o movimento de elétrons em circuito. Ao se moverem, eles se chocam com os átomos dos fios do circuito, transformando parte de sua energia cinética (energia do movimento) em calor.
Fricção
Fricção é quando objetos se friccionam as moléculas de ambos são forçadas a vibrar com a mais intensidade, gerando calor.
Fonte: www.cepa.if.usp.br