Curso - Física na Refrigeração - Temperatura

Índice
Ar Condicionado Condução Produção de calor
Calor Corrente de Convecção Temperatura
Calor Latente Eletricidade Termostato
Calor Sensível Escalas termométricas Radiadores
Condensador Evaporador Refrigeradores domésticos
Combustão Fricção Refrigeração
Compressor Gás Freon Rendimento

Temperatura

É a medida do grau de agitação térmica das moléculas de um corpo, pois quanto maior sua agitação maior será a sua energia cinética das moléculas.

A temperatura será medida por termômetros, sendo os mais comuns os de mercúrio, que determinam a temperatura pela expansão (ou contração) do mercúrio após entrar em eqüilíbrio térmico com o corpo.

As escalas termométricas mais usadas são: Celsius, Fahrenheit e Kelvin.

Escalas termométricas

Escala Celsius (ºC)

Celsius arbitrou a temperatura de 0 ºC ao ponto de fusão do gelo sob pressão normal, e 100 ºC para a temperatura de ebulição da água em condições normais de pressão. Entre os limites citados, a escala foi dividida em cem partes iguais, cada uma das partes denominamos grau Celsius .

Escala Fahrenheit (ºF)

Nesta escala relativa, a temperatura de vaporização da água é de 212 ºC (pressão normal), e a temperatura de fusão do gelo (pressão normal) é definida como 32 ºF.
Entre esses dois pontos fixos, temos 180 partes iguais, cada uma delas correspondendo a 1 grau fahrenheit.

Escala Kelvin (K)

Escala absoluta, na qual a variação de um grau absoluto (1 Kelvin ou 1 K) corresponde à variação de 1 ºC na temperatura.
O zero kelvin (0 K) corresponde a - 273,156 ºC, aproximadamente. 

Pode-se demonstrar que a relação entre essas escalas é dada pela expressão ao lado onde:

tc : é a temperatura em Celsius;


tf : é a temperatura em Fahrenheit;

T : é a temperatura em kelvin.

Calor

Calor é a transferência de energia térmica de um corpo a outro quando entre eles há uma diferença de temperatura. Essa transferência ocorre naturalmente do mais quente para o mais frio.

Toda matéria é formada por átomos que se movem sem parar. Nós sentimos esse movimento como calor. Quanto mais depressa os átomos se agitam, mais quente será o objeto. O calor pode ser obtido de várias maneiras e ser transferido entre objetos de temperaturas diferentes.

O calor pode se transferir por condução, convecção e radiação.

Um exemplo de troca de calor produzido é o radiador que serve para retirar calorias do motor para a corrente de água que passa por ele.

Podemos medir a quantidade de calor trocada através das equações de trocas de calor, que dependerão se o calor foi utilizado somente para a alteração da temperatura com conservação do estado físico (calor sensível) ou se houve alteração do estado físico com conservação da temperatura (calor latente).

 

Fonte: www.cepa.if.usp.br

Curso - Fisica na Refrigeracao - Temperatura