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Muitas vezes é na visita do técnico, seja para instalação ou reparo, que o cliente vai conhecer melhor o próprio aparelho. É a chance de você conquistar a confiança do cliente. Oriente-o sobre pequenos detalhes, como posicionamento adequado de cada aparelho, uso correto do fio terra e qualquer outra informação que você sentir que seu cliente não possui. Transmitir conhecimento é a melhor forma de conquistar confiança.
O atendimento faz a diferença
O atendimento é fundamental. Se o serviço realizado for bom mas o atendimento não for, o cliente não fecha novos negócios.
É como a seguinte situação: você vai a uma lanchonete e depois de 10 minutos sentado, o garçom parece ainda não ter notado sua presença. Quando enfim ele resolve ir a sua mesa, não demonstra conhecimento do cardápio e não parece estar de bom humor. Aí você pede um sanduíche que um colega havia recomendado.
Depois de 15 minutos o garçom volta a mesa e diz que falta um ingrediente por isso não poderá fazer o pedido ("por que não avisou antes?", você pensa). Você, já sem paciência parte para uma segunda opção.
Após meia hora, depois de algumas discussões com o tranquilo garçom, seu sanduíche chega. Agora responda: por mais que ele esteja bom, você vai repetir á experiência? Vai recomendar o local para seus amigos?
A simpatia, a presteza e o interesse de quem atende, nos dias hoje são fundamentais, grandes diferenciais competitivos!
Eis aqui uma palavra que não pode ser esquecida, pois transmite uma grande confiança. Só quem confia no próprio trabalho, pode garanti-lo. É como comprar um carro usado de uma loja que diz que não garante nada - você faria isso? Pois então, qualquer cliente tem medo de enfrentar problemas depois de finalizado o serviço. Por isso ficam bem mais tranquilos quando lembrados da garantia. Por isso, na hora de vender um produto ou serviço, fale da garantia e que, por trás dela há o respaldo de uma marca de peso - a sua empresa .
Sua conversa com o cliente está indo muito bem, você ouviu-o com paciência, compreendeu o problema, ele parece satisfeito. Mas, os clientes nem sempre agem de maneira a facilitar o seu trabalho - muitas vezes eles colocam obstáculos no caminho. Esses obstáculos podem ser dos mais variados: preço, condição de pagamento, prazo de entrega do serviço, etc. E para chegar à finalização, você precisa contornar cada uma das objeções. Por isso aqui vão algumas dicas para não deixar que estas objeções atrapalhem seu trabalho:
Prestando atenção você nota que alguns problemas acontecem com mais frequência. Portanto você pode ter respostas preparadas para estas situações. Listamos aqui algumas:
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